Portal SUGEP

Inova nº 42

“Insista em você até se tornar a sua maior inspiração.”

Autor desconhecido

FÓRUM DE GESTÃO DE PESSOAS

No próximo dia 30 de março ocorrerá, de forma virtual, das 14 às 16 horas, o 31° Fórum de Gestão de Pessoas do RS, organizado pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP) e coordenado pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DEGEP), ambos da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão – SPGG.

A programação do evento será a seguinte:

14h5: Feedback sobre o 30º Fórum, Inova RH .° 42 e Páscoa Solidária (Andrea Pasquini, DEGEP)

14h15: Lei Federal n.° 14.311/22 (Leonardo Justino, DVIDA, e Jéssica Gertz, DCCEE)

14h30: Lei Complementar Federal n.° 191/22 (Leonardo Justino, DVIDA)

14h45: Orientação para perícia, últimas nomeações de CCs (Carla Bravo, DMEST)

15h5: Fase 2 eSocial – Eventos não Periódicos (Silvia Mozzini (DNA/DVIDA)

15h20: XI Congresso de Gestão Pública do Consad (Andrea Pasquini, DEGEP, Paula Prux, DCOMP e Vinícius Piccini, DAE)

15h35: Implantação do Office 365 (André Benetti, SUAD)

15h50: Divulgação do curso: o profissional de RH como posição estratégica e humanizada (Daniel Cardoso, EGOV)

16h: Intervalo

16h15: Decreto n.° 56.436/22 – Institui Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública do Estado do Rio Grande do Sul e Rede de Gestão Estratégica de (Iracema Castelo Branco, SUGEP)

O link para acesso virtual ao evento será divulgado previamente nos grupos de wattsap.


Edição anterior:
No Fórum anterior (fevereiro/2022) foram abordadas as ações desenvolvidas ao longo de 2021 junto aos (às) gestores (as) e servidores (as) do governo estadual dentro do projeto Envolver foram destacadas na edição de fevereiro do Fórum de Gestão de Pessoas do RS, encontro de periodicidade mensal organizado pela subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), com apoio da Escola de Governo (Egov). O 30º encontro do Fórum contou com a participação de Vânia Café, sócia da consultoria Betania Tanure Associados (BTA), parceira técnica da administração no projeto, que em sua fala ressaltou a necessidade de mudanças na cultura organizacional para acompanhar as transformações do mundo e o papel das lideranças no processo.

O tópico foi complementado pela servidora da SPGG, Caroline Assmann, da subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, que apontou para a publicação próxima pelo governo estadual da Política de Gestão de Pessoas e para a Rede de Gestão Estratégica de Pessoas, que será a forma como a política será operacionalizada.

Comandada pela diretora de Gestão de Pessoas do Estado, Andrea Pasquini, a segunda edição do ano do Fórum tratou ainda do Decreto 56.392/22 e do Parecer PGE/RS 19.212/22, que abordam questões relativas a nomeações realizadas até o dia 27 de janeiro de 2022, da nova organização da subsecretaria de Gestão de Pessoas da SPGG, do Regime de Recuperação Fiscal e seus impactos na área de pessoal, além do fluxo para contratação de estagiários e de encaminhamentos do eSocial.

“Nesta edição, foi possível a inclusão de pauta extra referente ao Parecer da PGE 19.212/22 e ao Decreto 56.932/22. A inclusão é fruto do trabalho em rede, diante de uma visão sistêmica e integrada, sendo o Fórum uma importante ferramenta de gestão para facilitar a comunicação e tornar mais eficiente os fluxos e estratégias do nosso Estado”, afirma Andrea.

Iniciativa da SPGG, o Fórum de Gestão de Pessoas é realizado uma vez ao mês e busca o compartilhamento de informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual.

Os materiais alusivos a todas as edições do Fórum de GP estão compilados e podem ser consultados por meio do link: https://airtable.com/shreIAJkYW5vliBRp/tblin6UMfwcnsy7k2.

Texto: Vagner Benites, Ascom/SPGG, adaptado
Fonte: https://planejamento.rs.gov.br/avanco-do-projeto-envolver-e-destaque-na-30-edicao-do-forum-de-gestao-de-pessoas

ESSE PAPO ME INTERESSA: Primeira edição de 2022 destaca ação das mulheres

Debate virtual foi realizado nesta terça, 8 de março, Dia Internacional da Mulher
“Aos 60 anos, luto como uma garota, sim”, afirmou a educadora social Beatriz Gonçalves Pereira, a Bia da Ilha, na primeira edição deste ano do ciclo de debates Esse papo me interessa, transmitido pelo YouTube e organizado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Com o tema “O olhar da mulher em ação”, o encontro foi realizado nesta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
Clique no link e assita o evento: https://www.youtube.com/watch?v=5J7LhebMPEs

Liderança política, cultural e espiritual da Ilha da Pintada, Beatriz, também conhecida como Mãe Bia de Yemanjá, inspirou o mural de 65 metros do prédio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), na região central de Porto Alegre. A obra apresenta a imagem de uma mulher negra segurando a planta nativa Justicia Gendarussa, popularizada como “quebra-demanda”, “quebra-tudo” ou “vence tudo”, e foi uma realização da artista suíça Mona Caron e de Mauro Neri, participantes do debate virtual.

O relato de Bia incluiu experiências de sofrimento e de superação. “Imaginem: mulher, negra e pobre da região das ilhas.” Ela e seus irmãos não podiam participar de festividades dos brancos e, até 1999, a escola de samba da qual participavam só podia tocar até determinada parte da rua. “Hoje temos duas escolas de samba e três blocos na região”, conta. Uma das escolas, a Afrosol, é presidida por Bia, também vocalista, coordenadora da Rede Integrada de Proteção à Criança e ao Adolescente – Região das Ilhas de Porto Alegre e delegada do Orçamento Participativo.

Há 24 anos trabalhando com arte em espaço público, Mona tem feito uma série pictórica sobre ervas urbanas, criada como “um tributo à resiliência a todos que não têm um lugar e seguem abrindo caminhos, abrindo fissuras no cimento, no asfalto.” A artista suíça reconhece seus privilégios: “verdade que sou mulher, mas também sou pessoa branca e, com isso, muitas portas são abertas para mim.” Por isso, sente-se no dever de abri-las a pessoas negras.

Convidado por Mona a se somar ao projeto, o educador e artista plástico negro Mauro Neri, por sua vez, também admite os seus privilégios de homem. Após pedir licença para se manifestar em um encontro do Dia da Mulher, em sua breve fala contou sobre o entendimento comum dos artistas quanto ao mural: “sabíamos que seria a representação de uma mulher negra”.

O encontro contou ainda com as presenças da servidora pública federal Mariana Oliveira, da secretária adjunta Izabel Matte e da subsecretária de Gestão de Pessoas da SPGG Iracema Castelo Branco. Na abertura e no encerramento, participação especial da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), representada por quatro mulheres: a sua diretora de produção artística, Sofia Cortese; a regente Priscila Bomfim; a violinista Brigitta Calloni e a oboísta Viktoria Tatour. A Ospa apresentou o terceiro movimento do Concerto Duplo para Violino e Oboé de Bach.
Fonte: https://planejamento.rs.gov.br/primeira-edicao-do-esse-papo-me-interessa-de-2022-destaca-acao-da-mulheres

PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSO SOBRE TELETRABALHO

Na última quarta-feira, dia 16 de março de 2022, o servidor do Departamento Central de Gestão de Pessoas (DEGEP/SUGEP/SPGG) Diônifer Alan da Silveira, participou como debatedor no 15º Congresso de Gestão Público do Rio Grande do Norte, evento que ocorreu durante a semana (de 14 a 18 de março).

A mesa-redonda abordou o tema: Teletrabalho: impactos e perspectivas na Gestão de Pessoas na Administração Pública.

Com a participação da servidora da Fundação João Pinheiro-MG, Kamila Pagel de Oliveira, que trouxe os resultados da Pesquisa sobre o teletrabalho aplicada no Governo mineiro e com o Dr. Denilton Silveira de Oliveira (do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy-RN) que trouxe a perspectiva dos estudos e dos potenciais do Teletrabalho na educação e na vida dos servidores públicos.

A mediação da mesa foi por conta da Profa. Dra. Raquel Maria da Costa Silveira (da Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Diônifer, que foi o terceiro a falar, trouxe a ideia de que 3 pontos são fundamentais na perspectiva do teletrabalho: 1. Qualidade de Vida; 2. Geração de Valor Público; e 3. Rede de Transformação (Exponencial), além de apresentar brevemente o histórico do que foi construído no RS e o protótipo de solução tecnológica em desenvolvimento no Estado. O link para a palestra está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=isVVl_rDTCku

REDE DE GESTÃO DE PESSOAS: Profissionais da área conhecem a nova Rede

A Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas lançou nesta quinta-feira (17), para as lideranças do setor, a Rede de Gestão Estratégica de Pessoas, chamada Rede-Pessoas. O trabalho tem o objetivo de proporcionar a especialização dos agentes públicos que atuam na área, para promover o empoderamento e a qualificação desses profissionais para uma atuação estratégica na área de Gestão de Pessoas.
A Rede deve ser implementada com visão orientada para resultados e reconhecendo tendências e desafios de longo prazo. A afirmação é da subsecretária Iracema Castelo Branco. “A área de gestão de pessoas foi historicamente negligenciada, e o RS está inovando ao promover a integração das Lideranças de Gestão de Pessoas para uma atuação sistêmica, com foco na melhoria dos serviços públicos”, destacou.
A rede está organizada em três eixos: o órgão central (Sugep) realiza as orientações e estabelece diretrizes para as políticas relacionadas ao tema. O conteúdo é repercutido na administração estadual através dos órgãos setoriais de gestão de pessoas. E a terceira ponta são as lideranças “que, na prática, realizam gestão de pessoas ao liderar suas equipes para entregas relevantes à sociedade”, afirma Iracema.
O desenvolvimento da Rede vai contar também com uma série de capacitações para seus integrantes. Os cursos ocorrerão ao longo do ano de 2022. O primeiro está sendo ofertado pela Escola de Governo com duração de 40 horas e tem como título “O profissional de RH como posição estratégica e humanizada”.


Texto: Thais D’Avila, Ascom/SPGG
Fonte: https://planejamento.rs.gov.br/profissionais-da-area-de-gestao-de-pessoas-conhecem-a-nova-rede

CONSAD – Delegação do governo estadual é destaque em Congresso de Secretários de Estado da Administração

Servidores(as) do SPGG apresentaram eventos ligados à inovação e modernização administrativa

Os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) estiveram entre os destaques do XI Congresso Consad de Gestão Pública, em Brasília, realizado entre os dias 22 e 24 de março. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), o encontro é um dos maiores eventos nacionais voltados para a gestão pública no país, direcionado a servidores públicos no âmbito federal, distrital, estadual e municipal, bem como autoridades, gestores e acadêmicos interessados na área. Em 2022, o Congresso teve como tema “Inovação e Modernização Administrativa para os Estados”.

A delegação do governo estadual foi composta por integrantes das subsecretarias de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Planejamento e da Central de Licitações, todas da SPGG, e do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), autarquia também vinculada à SPGG.

Da delegação gaúcha, foram selecionados dois artigos para apresentação no encontro. Na área de Liderança e Gestão de Pessoas, o trabalho “Seleção de lideranças no Serviço Público pela Matriz de Competência: o guia de seleção de lideranças no Serviço Público e a experiência de internalização prática do Qualifica RS e do Transforma Minas”, de autoria da diretora de Gestão de Pessoas do Estado, Andrea Pasquini, com coautoria de Luciana Custódio, Maria Muniz Jorge e da servidora da SPGG Paula Prux, esteve na programação do dia 24, enquanto na área de Transição de Governo o artigo “Sistema de Governança e Gestão com Foco em Resultados”, de autoria da secretária adjunta da SPGG, Izabel Matte, e coautoria de Daniela Cánepa, foi apresentado no congresso pelos também coautores Antonio Cargnin e Vinícius Piccini.

“Eventos como o Consad são fundamentais para registrar e discutir práticas e metodologias na área da gestão pública. Nesse sentido, no âmbito da Subsecretaria do Planejamento da SPGG, enfatizamos a importância do Sistema de Governança e da sua articulação com o planejamento governamental para a continuidade e qualificação das políticas públicas”, destacou Cargnin, titular da subsecretaria de Planejamento da SPGG.

Além dos artigos selecionados, os (as) servidores (as) ligados (as) à secretaria também participaram como debatedores (as) em painéis de apresentação de outros trabalhos.

“Discutir gestão pública é fundamental para a melhoria dos serviços prestados à sociedade e foi uma grande satisfação saber que o RS tem sido referência em boas práticas de gestão nas mais diferentes áreas de atuação da SPGG”, ressaltou a subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SPGG, Iracema Castelo Branco.

Texto: Vagner Benites, Ascom/SPGG
Fonte: https://planejamento.rs.gov.br/delegacao-do-governo-estadual-e-destaque-em-congresso-de-secretarios-de-estado-da-administracao- 623ca8233b408

PÍLULAS DE CONHECIMENTO

Compartilhamos em anexo os artigos apresentados pelas equipes da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão no CONSAD.

link-slot-gacorhttps://scic.iss.it/slot-pulsa-tanpa-potonganhttps://printerpayment.colchester.ac.uk/slot-gacor-terbaru/https://oc-stg-api.westjet.com/slot-pulsa-tanpa-potongan/https://spapps.betfred.com/slot-deposit-dana/https://insight.christianaid.org.uk/situs-slot-hoki/slot hokislot gacorSlot gacor 2022situs Slot Hokihttps://api.sport.fcb.ch/judi-bola-piala-dunia-2022/https://dev01.orthoindy.com/judi bola onlinesitus judi bola piala duniahttps://mynaitdev.nait.ca/slot-deposit-pulsa/relax gamingdepo 25 bonus 25depo 20 bonus 20deposit 20 bonus 20https://alpha-auth.puregym.com/Piala-Dunia/depo 25 bonus 25depo 20 bonus 20http://stage.push.aeroflot.ru/https://cd2.boxtops4education.com/depo 25 bonus 25depo 20 bonus 20https://akappmanager.gsk.com/https://dev.content.occupier.knightfrank.com/Slot-Hoki-Gampang-Menang/slot gacor 2022https://jq-redev-qa-cm-staging.jetstar.com/Slot-gacor-terbaru-2022/http://stage.schedule.aeroflot.ru/Bocoran-RTP-live-slot-gacor/deposit pulsa 10 rb tanpa potonganhttps://dematfacture.bureauveritas.fr/judi-bola-mix-parlay/https://hrkay-stage.gsk.com/sbobet-agen-mix-parlay/https://onlinesignup.anytimefitness.com/https://ecloud-uat.shkp.com/https://fhir-service-dev.optum.com/https://iccontracts-q.swisslife.ch/depo-20-bonus-20/https://secondary.officespace.knightfrank.com/https://pulse.hannonarmstrong.com/https://helpdesk.cps.sp.gov.br/slot-gacor-terbaru/https://identity2.sbasite.com/data-hk/https://walkyoursocksoff.guidedogs.org.uk/bonus-deposit-100/https://courses.ashm.org.au/slotpulsa-tanpa-potongan/https://templink.redcross.ch/depo-25-bonus-25/https://crmauthinfra.southwales.ac.uk/https://secondary.content.officespace.knightfrank.com/ https://helpdesk.cps.sp.gov.br/slot-gacor-terbaru/https://on0373.iss.it/slot-terbaru-bonus/https://backgroundworkerservice-pre.uat.bcas.theaa.com/slot-bonus/https://umb-test.beds.ac.uk/slot-joker/https://m-api.ioi.dk/arena-slot-hoki/https://depo50bonus50.koding.com/https://assista-emu2.fujifilm.co.jp/situs-sbobet-piala-dunia/https://dotdev-az.massey.ac.nz/slot-gacor/https://in-umb-test.beds.ac.uk/rtp-slot-gacor/https://necolico-consent-dev.chuden.co.jp/https://paymentcore.localiza.com/slot-bonus-depo/http://share.mec.uniroma2.it/slot-bonus-dana/https://assista-emu2.fujifilm.co.jp/situs-sbobet-piala-dunia/depo 20 bonus 20http://ace.jupyterhub.bath.ac.uk/slot5000/http://share.mec.uniroma2.it/slot-bonus-dana/http://slotdeposit5000.koding.com/http://ace.jupyterhub.bath.ac.uk/slot5000/https://pulsatanpapotongan.koding.com/