Inova nº 33
“O que irá acontecer quando começarmos a pensar sobre o que está certo com as pessoas ao invés de nos fixarmos no que há de errado com elas?” Donald O. Clifton.
FÓRUM DE RH
Comandada pela Diretora do Departamento de Gestão de Pessoas do Rio Grande do Sul, Andrea Pasquini, a 21ª edição do Fórum de RHs do RS ocorrido em em 26 de maio abordou questões específicas destinadas aos profissionais de recursos humanos das secretarias e órgãos do governo estadual, entre elas o status da normativa do Teletrabalho e as novas vagas abertas para seleção no Qualifica RS.
Questões sobre a qualificação cadastral descentralizada nos RHs e as frequências e o módulo de Declaração de Bens e Rendas no portal RHE também ganharam espaço no encontro, além dos informativos do Departamento de Perícia Médica do Estado (Dmest) e as orientações sobre os processos de Certidão de Tempo de Contribuição (CTC). Os materiais completos dos assuntos abordados neste e nos demais fóruns estão disponíveis para consulta em https://airtable.com/shreIAJkYW5vliBRp/tblin6UMfwcnsy7k2.
O evento finalizou com a fala da consultora da Quinto Fator Gestão Estratégica de Pessoas, Carmen Piccini, convidada especial desta edição do evento virtual, e levou os cerca de 200 participantes a refletirem sobre os seus talentos únicos. Por cerca de uma hora, a profissional, que se define como “evangelizadora de talentos”, defendeu em sua fala uma mudança de paradigma. Consulte a íntegra da matéria em https://planejamento.rs.gov.br/reflexao-sobre-talentos-unicos-marca-21-edicao-do-forum-de-rhs-do-rs.
Os fóruns de RHs são organizados mensalmente e são uma iniciativa da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Direcionados aos departamentos de Recursos Humanos, têm como objetivo compartilhar informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual.
O próximo Fórum de RH ocorrerá em 30 de junho de 2021 de forma virtual, das 14:00 às 17:00 hs.
Texto adaptado de: https://planejamento.rs.gov.br/reflexao-sobre-talentos-unicos-marca-21-edicao-do-forum-de-rhs-do-rs
IPÊ SAÚDE – Usuários que ingressarem no IPE Saúde a partir de 01/07 terão que cumprir carências
Os servidores que ingressarem no serviço público a partir do dia 01/07/21 devem cumprir carências junto ao IPE Saúde.
A regra vale também para aqueles que forem desligados e retornarem ao plano de assistência à saúde a partir desta data e igualmente para inclusão de novos dependentes (que terão que cumprir carências, mesmo que o segurado principal não as tenha). Estas são algumas das modificações previstas na Resolução 01/2021, que estabelece novas diretrizes para o tema. Os períodos das carências a serem cumpridos estão descritos no quadro mais abaixo.
Existem exceções: não será preciso cumprir carências no caso de filho recém-nascido ou adotado incluído no Sistema IPE Saúde no prazo de até 90 dias da data do nascimento ou da data do Termo de Adoção; da mesma forma, para tutelado e menor sob guarda no prazo de até 90 dias da data do respectivo Termo; e para servidor que ingressar no serviço público por cota reservada às pessoas com deficiência – PCD, desde que devidamente comprovado.
Além disso, se o usuário estiver habilitado no Sistema IPE Saúde, mesmo que cumprindo carências, pode ter permissão excepcional para casos de urgência ou emergência. No entanto, estas hipóteses serão submetidas à auditoria médica do instituto e, no caso de não se enquadrar como urgência ou emergência, o usuário poderá ter que ressarcir como despesas correspondentes ou não efetuado o pagamento da cobrança feita pelo prestador solicitante.
Já os usuários que cumprem cumprido ou que cumprem as carências esperadas ficarão dispensados do cumprimento de novas carências ou precisar nelas deduzido o prazo já cumprido em caso de nova inscrição no IPE Saúde, no prazo de 30 dias, a contar dos dados do desligamento do vínculo anterior.
Os segurados que ingressarem no IPE Saúde a partir de julho também devem preencher e assinar no ato da inscrição no Sistema IPE Saúde um formulário de Declaração de Saúde, por si e seus dependentes, registrados como atuais de condições de saúde e condições ou doenças preexistentes ou congênitas.
Vale destacar que não será aceita a portabilidade de carências de planos privados para fins de cumprimento dos prazos.
A Resolução segue anexa nesta matéria e também pode ser acessada neste link:
http://ipesaude-admin.rs.gov.br/upload/arquivos/202105/20101345-resolucao-ipe-saude-n-01-de-19-05-21-dispoe-sobre-os-prazos-de- carencia.pdf.
Períodos de carência – Sistema IPE Saúde:
– consultas e exames simples – 60 dias
– procedimentos ambulatoriais – 90 dias
– internações clínicas e cirúrgicas, exames de alto custo e – procedimentos de alta qualidade borradas no Anexo I da Resolução – 180 dias
– assistência relaiva à gravidez – 300 dias
– cobertura de doenças ou agravos, congênitas ou preexistentes, declaradas ou não em procedimento específico e preliminar à inclusão- 24 meses
A contagem dos períodos de carência acontece da seguinte forma:
1. para entidades contratantes com o IPE Saúde: da data da adesão dos usuários adequados do contrato firmado entre a Entidade e o IPE Saúde;
2. para servidores estaduais: da data de entrada em efetivo exercício;
3. para dependentes: da data do protocolo do pedido regular deferido;
4. para pensionistas: da data da efetiva habilitação ao percebimento do benefício de pensão por morte;
5. para servidores reingressantes: da data do protocolo do pedido administrativo regularmente deferido.
Raquel Schneider / Ascom IPE Saúde
CONCURSO PÚBLICO
A obrigatoriedade de garantir a renovação dos vencimentos o governo do Estado a elaborar um planejamento de longo prazo para os servidores civis relacionados aos serviços essenciais e às áreas meio. Em 14 de janeiro de 2021, o governador Eduardo Leite anunciou a autorização para 3.429 vagas em concursos públicos (lista no quadro anexo) em frentes fundamentais para a administração pública que não pode interromper a interrupção.
Desde março / 2021 a Divisão de Planejamento de Gestão de Pessoas – DIPLAN – está responsável pela gestão do processo, conduzindo reuniões mensais com os representantes das comissões de concurso, com o objetivo de orientar quanto ao planejamento adequado da fase preparatória de publicação do edital, informar a respeito das normas vigentes por ocasião da realização do concurso público, alinhar as entregas das comissões, oportunizar a troca de experiências e conhecimentos, além de debater melhores práticas nas realizações de concursos e garantir que todos os procedimentos de biossegurança sejam respeitados quanto a dos certames em um período de pandemia.
As comissões são compostas por servidores das Secretarias de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, IpePrev e Ipe Saúde, Procuradoria Geral do Estado, Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Ceasa.
A condução das comissões é mais uma ação para oportunizar a aderência da política de gestão de pessoas em buscapor melhores resultados, obtendo em consonância com o propósito ea visão da Subsecretaria de Gestão de Pessoas: servir de coração, gerando valor público por meio das pessoas e ser reconhecida até 2022 como área estratégica e transformadora do serviço público.
A previsão é de aplicação das provas até o fim deste ano.
Mais detalhes em https://planejamento.rs.gov.br/para-aprimorar-servicos-governo-anuncia-plano-de-reposicoes-de-servidores-em-areas-estrategicas
MANUAL DE BOAS PRÁTICAS NA REALIZAÇÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PÚBLICOS
Em cumprimento à missão constitucional de controle de legalidade dos atos de admissão, o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) tem verificado que parcela significativa das negativas de registro de atos admissionais poderia ser evitada com planejamento adequado da fase preparatória de publicação do edital, bem como pelo respeito às normas vigentes por ocasião da realização do concurso público ou processo seletivo público.
Com base nesse cenário, o TCE-RS entendeu oportuno disseminar boas práticas na realização de concursos públicos e processos seletivos públicos, de forma a contribuir para um recrutamento mais eficiente, eficaz e efetivo.
Dessa forma, com o intuito de contribuir para o aprimoramento da organização e da execução de concursos e processos seletivos públicos, este Tribunal de Contas lançou o Manual de Boas Práticas em Concursos Públicos, o qual está disponível no portal do TCE-RS, em Orientações aos Gestores, ou diretamente no seguinte endereço: https://portal.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/tcers/publicacoes/orientacoes_gestores.
Cópia do aludido manual segue anexo nesta matéria.
AÇÃO SOCIAL INTEGRADA
A ação social conjunta das Secretarias e órgãos * rendeu solidariedade além do esperado.
Com o propósito de contemplar quase 500 famílias com cestas básicas e um kit de guloseimas para as crianças, sob a coordenação do Departamento de Gestão de Pessoas – DEGEP / SPGG e com pontos focais centralizados nas Secretarias e órgãos * que aderiram, foram arrecadas, na campanha que perdurou de 12/05 à 11/06, 546 cestas básicas, 63 acima do esperado.
As doações direcionadas às três instituições abaixo e também aos funcionários terceirizados (manutenção, limpeza e segurança) da PGE, que foi a instituição sorteada nesta edição, entre as participantes do projeto, para contemplar os terceirizados.
Casa Madre Giovanna: Campo da Tuca: (https://www.facebook.com/madre.giovanna)
Cantinho Vó Georgina: (http://cantinhovogeorgina.org/site/sobre)
Centro Infanto-juvenil Monteiro Lobato: Restinga (VilaBita) Murialdo (https://www.cijmonteirolobato.org.br/contato)
As entregas ocorridas nas seguintes datas:
17/06 – quinta-feira – Terceirizados da PGE do prédio do DAER – 15h30 min – 85 cestas;
21/06 – segunda-feira – Cantinho Vó Georgina – Jd Marabá – 16h – 150 cestas + as 63 excedentes;
24/06 – quinta-feira – Casa Madre Giovanna – Campo da Tuca – 13h30 min – 70 cestas; e
28/06 – segunda-feira – Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato – Restinga – 15h – 178 cestas.
Maiores information of the action was organizada is available in: https://planejamento.rs.gov.br/solidariedade-integrada.
* Secretarias e órgãos que participaram da campanha: SPGG, PGE, Sefaz, Sedac, Agergs, Susepe, BRDE, FGTAS, Serfi, Sema, Seapdr, Sel, Casa Civil e Casa Militar.
A história:
Solidariedade Integrada: um caminho de amor
Por Andrea Pasquini – Diretora de Gestão de Pessoas do RS
Tudo começou no fim de 2015, quando um grupo de estagiários (as), servidores (as) e procuradores (as) da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) acolheu 80 cartinhas do “Papai Noel” escritas e desenhadas pelas crianças e adolescentes da Casa Madre Giovanna (Campo da Tuca), em Porto Alegre.
Ali continham desejos, sonhos e presentes de vários corações. Era a primeira vez em uma campanha de solidariedade que todos recebiam presentes individualizados, pois normalmente realizavam sorteio com as doações recebidas e não era possível contemplar a todos.
Em 2016, o movimento na PGE cresceu e foi possível acolher 94 cartinhas ao “Papai Noel” da mesma instituição. Em 2017, começamos na Páscoa e se confeccionou artesanalmente 102 ovos de chocolates e kits de guloseimas. Ao final do ano, a ação social já tocava toda a PGE e conseguimos acolher 150 cartinhas ao “Papai Noel”, agora tanto da Casa Madre Giovanna como do Centro Integrado Monteiro Lobato (Restinga).
Em 2018, no Dia das Crianças, apoiamos a Associação de Famílias em Solidariedade da Vila Bom Jesus (Afaso) quando levamos material escolar, itens de higiene, lanchinhos e 98 kits de guloseimas. Para a Casa Madre Giovanna, contratamos cinco recreacionistas de Empresa do ramo infantil para uma tarde de muita alegria. Para o fim do ano, acolhemos 278 cartinhas ao “Papai Noel” da Afaso, da Monteiro Lobato, da Escolinha Construindo Amanhã (Vila Jardim) e também da Casa Madre Giovanna.
Em 2019, ocorreu um arraial solidário na PGE, que arrecadou materiais escolares e agasalhos às crianças da Afaso e da Casa Madre Giovanna. Ainda em 2019, com uma parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e a PGE, acolhemos 440 cartinhas ao “Papai Noel” da Casa Madre Giovanna, Escola Nossa Senhora de Fátima (Vila Bom Jesus) e Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato.
As ações sociais sempre representaram um momento de união não só dos servidores, como de amigos, das famílias e de todos aqueles que se identificavam com a causa. Assim mantivemos ao longo dos anos com belas confraternizações, exceto quando fomos limitados pela pandemia, a partir de março de 2020, e as festinhas deixaram de ser permitidas.
No ano de 2020, não sabíamos se iríamos conseguir madrinhas e padrinhos em meio à pandemia, mas a adesão nos surpreendeu. Os servidores agora faziam parte de sete órgãos estaduais (SPGG, PGE, Sefaz, Stas, Sedac, Agergs e Susepe) e viabilizaram 285 cestas básicas com panetone aos funcionários terceirizados da limpeza, manutenção e vigilância do prédio do Centro Administrativo do Estado (Caff), além de contemplar 159 cartinhas ao “Papai Noel” da Casa Madre Giovanna e do Centro Integrado Infanto Juvenil Monteiro Lobato. Não teve abraço em todas as crianças, mas teve um Papai Noel feliz para tirar fotos individuais.
Aprendemos que os olhares também comunicam sorrisos e alegrias e, por vezes, transbordam em lágrimas de felicidade. No ano passado, tivemos uma cena especialmente emocionante: em uma das entregas, uma menina sorridente (que conhecemos de muletas em 2017, vítima de bala perdida) entrou devagar, equilibrando-se, num ato lindo de reaprender a caminhar, agora sem as muletas. O sorriso permanecia o mesmo, mas a emoção tomou conta de todos, já que os abraços não eram possíveis, o olhar marejado representava todo o amor e admiração transmitidos naquele momento. Ela ganhou uma caixa grande com uma boneca quase do tamanho dela. Ela agarrava aquela caixa com tanta felicidade que só de lembrar me emociono…
Em 2021, nos unimos (SPGG, PGE, Sefaz, Sedac, Agergs, Susepe, BRDE, FGTAS, Serfi, Sema, Seapdr, Sel, Casa Civil e Casa Militar) no propósito da Campanha do Agasalho do Estado e o objetivo é contemplar quase 500 famílias com cestas básicas à Casa Madre Giovanna, Centro Infanto-juvenil Monteiro Lobato e ao Cantinho da Vó Georgina (Jardim Marabá), além de um grupo de funcionários terceirizados sorteados (manutenção, vigilância e limpeza). Cada pacote terá ainda um kit de guloseimas com dizeres escrito pelo grupo de voluntários para levar um pouco de amor, alegria e carinho.
Texto adaptado de: https://www.estado.rs.gov.br/solidariedade-integrada-um-caminho-de-amor
TOQUE DE INSPIRAÇÃO
O poder do olhar apreciativo do líder
No artigo Refletindo sobre a contribuição dos líderes em nossa vida diária, com a ajuda de pesquisas e dos leitores, a autora Carmen Piccini explora a liderança do ponto de vista dos seguidores. O objetivo era entender melhor as necessidades básicas dos seguidores e identificar os valores fundamentais para nortear relações saudáveis e inspiradoras entre líderes e liderados, mesmo em tempos de grandes e aceleradas mudanças. Da pesquisa, deprendeu-se que quando perguntados sobre como as pessoas sabem o que se espera delas, muitos respondem que é óbvio.
Pode ser óbvio para o líder, mas será que é óbvio para o liderado? Quando perguntados se as pessoas sabem fazer o que precisa ser feito, muitos dizem que elas deveriam saber. Mas que tal perguntar se elas sabem? E ensinar, se necessário? Ou proporcionar experiências que as ajudem a aprender? Afinal, esta é uma parte do papel do líder. Ah! E falando sobre engajamento, o pior que podemos fazer é ignorar alguém. O ser humano precisa do olhar e atenção de outros seres humanos para viver e, principalmente, florescer.
A íntegra do artigo está disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/o-poder-do-olhar-apreciativo-l%C3%ADder-carmen-piccini.