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Inova nº 32

“O sucesso não tem a ver com quanto dinheiro você ganha, mas com a diferença que você faz na vida de outras pessoas.” Michelle Obama

DESBUROCRATIZAÇÃO: Aprovado na Assembleia projeto de Lei que desburocratiza práticas administrativas

O Projeto de Lei 127/2020, que regulamenta os processos administrativos em todos os poderes do Estado, foi aprovado na Assembleia Legislativa por 51 votos favoráveis e nenhum contrário. A medida vai gerar a desburocratização de práticas administrativas – facilitando a tramitação e a realização de atos processuais por meio de ferramentas digitais – e, sobretudo, mais transparência ao cidadão e segurança jurídica a possíveis investidores.

O texto do PL, aprovado na terça-feira (13/4), teve origem no projeto estratégico “RS Uniforme”, lançado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) em abril de 2019. Na sequência, o texto foi desenvolvido por um grupo de trabalho que, ao longo do ano, avaliou as necessidades para elaborar a base, posteriormente acolhida pela gestão da PGE. A chancela da Assembleia Legislativa supre também uma lacuna legislativa, pois o Rio Grande do Sul não tem uma legislação própria, as aplicações são feitas por analogia à lei federal.

Na Assembleia, a temática relacionada ao processo administrativo teve início, em 2019, com o protocolo de projeto apresentado pelo deputado Ernani Polo. Após, a matéria seguiu com a proposição do deputado Gabriel Souza, atual presidente do parlamento estadual. Em articulação com o governo do Estado, substituiu a proposta inicial pela construída pela PGE, que, posteriormente, foi aprovada.

Texto: Ascom/PGE Edição: Secom.

Disponível em: https://www.estado.rs.gov.br/aprovado-na-assembleia-projeto-de-lei-que-desburocratiza-praticas-administrativas

FÓRUM DE RH

No 20º Fórum de RH ocorrido em 28 de abril, evento virtual que reuniu cerca de 200 (duzentos) servidores estaduais, incluindo destaque à participação da Divisão de Planejamento e Gestão de Pessoas (DIPLAN) que abordou temática inerente aos estágios.

O representante do agente de Integração Super Estágios, Gerson Mendes de Araújo, convidado para o evento, falou das atribuições das instituições de ensino, unidades concedentes e estagiários, entre outros assuntos. O estágio “é um ato de ensino, não de trabalho”, pontuou. Vigência e validade de contratos, documentos e bloqueios de pagamento por pendências também foram incluídos por Araújo, que destacou a importância das declarações atualizadas de estagiários a cada virada de semestre. “Quem não comprova, até que prove o contrário, não se matriculou”, disse.

Já a Chefe da DIPLAN, Renata Borba, orientou que, preferencialmente, as atividades de estágio no Executivo Estadual não sejam presenciais. Considerando a necessidade de preservação da saúde coletiva, recomendou aos gestores uma análise cuidadosa da necessidade de novas contratações de estagiários.

Ainda, foram pautas do Fórum: a) Parecer da PGE / RS nº 18.660 / 2021 (LC 173/2020, incorporação de FG e operação de servidor); b) PL 127/2020 (Processo Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul); c) programação de Maio da Escola de Governo (e-GOV); d) e-Social – Projeto e Qualificação Cadastral; f) avisos DMEST eg) Guia de Seleção de Lideranças – GT Gestão de Pessoas do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração.

Os materiais completos dos assuntos pertinentes a este e aos demais fóruns estão disponíveis para consulta em https://airtable.com/shreIAJkYW5vliBRp/tblin6UMfwcnsy7k2.

O próximo Fórum de RH será realizado de forma virtual em 26 de maio de 2021, das 14:00 às 17 hs.

Direcionados aos Departamentos de Recursos Humanos, os fóruns têm como objetivo compartilhar informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual.

AÇÃO SOCIAL INTEGRADA

Em um momento tão difícil, em que a pandemia do coronavírus afeta a vida dos soldados de pessoas no nosso Estado, é hora de multiplicar a solidariedade. Em uma iniciativa vinculada à Campanha do Agasalho 2021, servidores de diversas secretarias e órgãos do governo estadual novamente se reuniram para auxiliar com a doação de cestas básicas às famílias de crianças e adolescentes de três instituições de Porto Alegre, esgotado nas localidades do Campo da Tuca , Restinga e Jardim Marabá, além de funcionários terceirizados (vigilância, manutenção e limpeza) que atuam na Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS), no prédio do DAER, secretaria sorteada para ser contemplada nesta edição.

A ação Solidariedade Integrada é fruto de uma parceria entre as secretarias de Planejamento, Governança e Gestão, Cultura, Esporte e Lazer, Meio Ambiente e Infraestrutura, Fazenda, Relações Federativas e Internacionais, Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, da PGE-RS, da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados, da Superintendência dos Serviços Penitenciários e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.

Para os servidores interessados ​​em participar da ação, uma equipe organizadora indica um mercado que se disponibilizou para fazer as entregas, sem custo, diretamente no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). Para mais informações sobre as doações e sobre o responsável pela iniciativa em cada secretaria e órgão participante, basta acessar: https://planejamento.rs.gov.br/solidariedade-integrada

“Esta ação solidária já vem sendo realizada há seis anos no período de Natal pela PGE, mas com o agravamento dos impactos do coronavírus na sociedade vamos ampliar essa corrente de solidariedade, agora vinculada à Campanha do Agasalho 2021. Ficamos muito contentes com as diversas secretarias e órgãos apresentados em colaborar, pois juntos somos mais fortes para distribuir muito amor aos lares dos beneficiados ”, explica Andrea Pasquini, diretora do Departamento de Gestão de Pessoas do Rio Grande do Sul.


Texto: Vagner Benites, Ascom / SPGG

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO DEPARTAMENTO À SUBSECRETÁRIA DE GESTÃO DE PESSOAS

No dia 05 de maio, a Diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DEGEP), Andrea Pasquini, apresentou à Subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SUGEP), Iracema Castelo Branco, os resultados alcançados pelo Departamento no primeiro trimestre de 2021.

Subsidiaram a fala de Pasquini, os resultados apresentados pelos líderes das Divisões que compõe o DEGEP e consolidados no Relatório Trimestral de Gestão do Departamento, anexo.

A apresentação feita à Subsecretária e demais membros da equipe da SUGEP, contou também com a presença das lideranças do DEGEP e será levada pela Subsecretária ao Secretário Gastal, para conhecimento dos trabalhos e projetos desenvolvidos no primeiro trimestre de 2021. Confira os resultados do Departamento no anexo do material.

REUNIÃO DE DEPARTAMENTO – Resultados do TESTE de perfil HBDI

Na última reunião geral do Departamento de Gestão de Pessoas, ocorrido em 29/04, foi apresentado aos servidores o infográfico com os resultados do Teste de Perfil HBDI aplicado. O mapa contemplou os resultados individuais e por equipa das Divisões do time do DEGEP.

O Herrmann Brain Dominance Instrument – HBDI (teste de dominância cerebral)
auxilia no autoconhecimento e propicia o desenvolvimento, uma vez que permite conhecer distintos modos e estilos de pensamento de uma pessoa e seus “diamantes internos” que são muito importantes ao nosso Departamento, destacou a Diretora do Departamento de Gestão de Pessoas.

A metodologia, que já vem sendo utilizado para mapear os perfis dos inscritos nos processos de seleção de lideranças por competência (Qualifica RS), está sendo estendida aos demais Departamentos da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão – SPGG – sob demanda, sendo que no primeiro trimestre de 2021 foi aplicado os novos Analistas de Planejamento, Orçamento e Gestão que ingressaram via concurso público (edital 01/2018) e também aos servidores do DAE.

O resultado do teste gera um perfil de modelo mental em formato de gráfico com quatro quadrantes: intelectual, intuitivo, instintivo e racional, identificando como preferimos aprender, entender e expressar alguma coisa. Ele demonstra a tendência mental (ou tendências), que influencia o modo como pensamos, trabalhamos, reagimos, tomamos decisões, sentimos e nos comunicamos. Nesse sentido, é uma excelente ferramenta de auxílio ao autoconhecimento bem como à gestão de equipes, já que permite uma alocação das competências identificadas no teste de acordo com as necessidades das funções e tarefas, podendo complementar os times com as características identificadas em cada indivíduo.

TREINAMENTO SOBRE UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

No dia 07 de abril, foi propiciada aos servidores do Departamento de Gestão de Pessoas, de forma virtual, uma explicação sobre os meios e a forma mais eficaz de requerer os serviços da Divisão de Tecnologia da Informação (DINFO).

A equipe da DINFO apresentou aos servidores do DEGEP a estruturação da divisão, permitindo assim uma melhor compreensão do funcionamento da área, bem como as ferramentas disponibilizadas para o encaminhamento de demandas e a forma de utilização das mesmas.

Foi ressaltada a importância da utilização do “chat” como sendo a melhor ferramenta para atendimento aos servidores que precisam de suporte tecnológico, pois, segundo explicado, há uma equipe de prontidão para atender aos chamados, permitindo resposta e solução rápidas, mesmo aos servidores que estão em teletrabalho, por meio do acesso remoto ao computador do servidor que está demandando o atendimento. O chat com DINFO pode ser acessado em https://planejamento.rs.gov.br/teletrabalho/DINFO e escolher uma opção DINFO – Chat Online ou diretamente em https://tawk.to/chat/5db99441e4c2fa4b6bd92c53/default.

Ainda, foram explicitadas sobre as funcionalidades “CAU” e “Formulário” com simulação em tempo real das formas de preenchimento e envio.

Com a dinâmica proposta, espera-se facilitar as rotinas dos servidores em teletrabalho bem como o fluxo de demandas junto à Divisão de Tecnologia de Informação.

GESTÃO DE PESSOAS: LIDERANÇA E COMPETÊNCIAS PARA O SETOR PÚBLICO

Como sugestão de leitura, disponibilizamos anexo o e-book de Sandro Trescastro Bergue. O texto aborda aspectos do amplo, fértil e ainda pouco explorado campo da gestão de pessoas no setor público essencialmente a partir da perspectiva da liderança. Tão necessário na prática da administração pública contemporânea, quanto desbordada no plano das pesquisas científicas, tem-se relegado o tema da liderança ao empirismo, repercutindo em alguns eventos de sucesso e outros tantos de desperdícios, tanto de recursos quanto de potencialidades.

O autor acumula os títulos de Doutor em Administração (PPGA / UFRGS); Mestre em Administração Pública (PPGA / UFRGS); Bacharel em Administração; Bacharel em Ciências Econômicas, além de experiência nas funções de Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Administração Pública – SBAP, Auditor Público Externo do TCE RS; Ex-Secretário de Transparência e Controladoria do Município de Porto Alegre e atualmente Diretor da Escola Superior de Gestão e Controle do TCE RS.

TOQUE DE INSPIRAÇÃO

Escritora americana explica como a Teoria do Encantamento pode fortalecer lideranças.

A Teoria do Encantamento é uma estrutura inovadora que combina educação socioemocional, desenvolvimento do caráter e crescimento interpessoal como ferramenta para o desenvolvimento de lideranças. No bate-papo com Diogo Costa, presidente da Enap, a escritora que já capacitou alunos, escolas, empresas e governos em vários países, incluindo Estados Unidos, África do Sul, Holanda, Alemanha e Israel, ressaltou a importância da aplicação dos três princípios fundamentos da teoria no desenvolvimento do ser humano.

Confira a íntegra deste interessante artigo em: https://enap.gov.br/pt/acontece/noticias/escritora-americana-explica-como-a-teoria-do-encantamento-pode-fortalecer-liderancas.