Portal SUGEP

Inova nº 25

“Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeição doçura. Sem esta virtude, tudo será perdido”. Charles Chaplin.

Oficina de co-criação desenvolverá protótipo de sistema para gestão do teletrabalho

No período de 19 até 22 de outubro de 2020, acontece uma oficina de co-criação para desenvolvimento do protótipo do sistema que irá gerir o Teletrabalho no Estado do RS. A metodologia aplicada (Design Sprint) demanda a utilização de ferramentas específicas e tempo cronometrado para realização. Assim, a participação ativa dos membros com cem por cento de atenção exclusiva às tarefas, permite que em curto período seja atingido o resultado almejado.

A oficina, conduzida por Lucas de Benz e Dionifer Alan da Silveira, ambos da SEPLAG, é parte final do trabalho desenvolvido pelo grupo designado pelas Portarias nºs 160, 168, 174 e 187/220 – SPGG com representantes de todas as Secretarias e órgãos do Estado, para debater e auxiliar na construção da normativa que irá regulamentar o teletrabalho no Estado, após a pandemia.

Após a finalização dos debates e do resultado da oficina, os trabalhos serão compilados em PROA que passará pela deliberação da Assessoria Jurídica da SEPLAG e da PGE, para fins de publicação do Decreto.

Apresentação para o Governador

No último dia 21, a Subsecretária de Gestão de Pessoas, Iracema Castelo Branco, a Diretora de Recursos Humanos do RS, Andrea Pasquini, e a Coordenadora do Qualifica RS, Paula Prux, apresentaram a estruturação do projeto-piloto do Qualifica RS no âmbito da SPGG ao Governador Eduardo Leite. Na oportunidade, foi contextualizado o projeto, as etapas e os feedbacks provenientes dos processos já realizados e em curso. Os dois fluxos (modelo completo e expresso) seguem para conhecimento.

Semana do Servidor

A semana do Servidor, que ocorrerá na semana de 26 até 30 de outubro, contará com programação especial. Na tarde do dia 26, a psicanalista e mestre Claudia Flores Rodrigues palestrará sobre o tema: “Reflexões contemporâneas – o servidor serve a quê e a quem”?

Na terça feira, dia 27, ocorrerá edição especial do evento “Esse papo me interessa” com a promoção de um sarau digital. As festividades serão compostas de apresentações artísticas feitas pelos próprios servidores públicos que se inscreveram. A abertura das festividades ficará por conta da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA.

Já nos dias 28 e 29, serão abordados temas relativos aos potenciais das lideranças na gestão estratégica de pessoas e o papel do servidor na geração de valor público, respectivamente.
A programação completa consta no folder anexo.

Ação Social:

Em conjunto com o evento da Semana do Servidor, o Departamento de Recursos Humanos da SEPLAG promoverá a arrecadação de doações de tampinhas de plástico, caixas de leite (vazias e com o alimento) e materiais de higiene. As entregas podem ser feitas junto ao Departamento, no segundo andar do CAFF. As contribuições serão revertidas em prol de instituições carentes de Porto Alegre.

14ª edição do Fórum de RHs do RS debate saúde mental e trabalho

Em 2019, questões referentes a saúde mental correspondem a mais de 30% do total dos afastamentos de trabalhos dos servidores estaduais. Com a mudança de hábitos provocada pela pandemia de Covid-19, falar sobre saúde mental e trabalho ganhou ainda mais importância e, por isso, o tema foi trazido para debate nesta quarta-feira (21/10) na 14ª edição do Fórum de RHs do RS.

No encontro, realizado de forma virtual, Cláudia Magmus, servidora do Hospital Psiquiátrico São Pedro e integrante do Núcleo do Programa de Saúde do Servidor e da Servidora do RS (Proser), falou sobre as influências da organização do trabalho para a saúde psíquica. O diálogo, o papel dos gestores e a construção de novas formas de contato com o crescimento do trabalho à distância foram abordadas ao longo da participação.

No mesmo tema, a servidora Daiane Menezes, do Departamento de Economia e Estatística (DEE / SPGG) apresentou o estudo “Saúde mental e pandemia”, elaborado pelo Comitê de Dados, grupo criado para a tomada de decisões do governo estadual relativo à Covid- 19 O documento mostra que ansiedade, depressão e estresse pós-traumático são alguns dos efeitos da pandemia sobre a saúde mental e que também resultam em impactos sociais e econômicos.

Pautas

Além dos debates sobre saúde mental, o Fórum de RHs também contou com outras pautas. A diretora da Escola de Governo (EGov), Anelize Ferreira, divulgou uma agenda de eventos da Escola para o mês de novembro e apresenta o canal de diálogo para sugestões de capacitações para o ano de 2021, disponível no portal da EGov (escoladegoverno.rs .gov.br).

Já a diretora do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (DMEST / SPGG), Carla Bravo, destacou em sua participação sobre o novo fluxo para perícia de aposentadorias, como novas finalidades do formulário de apresentação do servidor à perícia médica e também abordou a realização da Jornada de Saúde do servidor, realizada no início de outubro.
O servidor do Departamento de Recursos Humanos do Estado (Dearh), Diônifer Silveira, ressaltou em sua fala a questão de Treinamento e Capacitação no RHE, e a diretora do Dearh, Andrea Pasquini, repassou informações sobre o andamento do Grupo de Temático de Teletrabalho, além de divulgar a edição especial de outubro do “Esse papo me interessa” e sobre a iniciativa para a ação social de Natal realizada pela SPGG em parceria com a PGE. Por fim, ainda foi abordado sobre o LC 173/2020 e as repercussões sobre os institutos da licença-prêmio por assiduidade e da Gratificação de Permanência com base na orientação da PGE.

“Este Fórum viabilizou várias ações de engajamento dos próprios servidores públicos, contando com a disseminação interna pelas lideranças de RHs. Neste aspecto, tanto a nova edição do” Esse papo me interessa “, como uma proposta da ação social de Natal, além da estruturação da pauta alusiva à aposentadoria do próximo Fórum e dos temas importantes de capacitação sobre o RHE, propicia o protagonismo dos servidores como formuladores e participantes das próximas ações “, afirmou Andrea.
Iniciativa da SPGG prevista em julho de 2019, o Fórum de RHs é realizado uma vez ao mês e busca o compartilhamento de informações e experiências que seguem a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual. Os materiais completos dos Fóruns estão disponíveis em:
https://airtable.com/shreIAJkYW5vliBRp/tblin6UMfwcnsy7k2

Pílulas de Conhecimento

Por que bons líderes fazem você se sentir seguro?

O texto de Simon Sinek expressa como os sentimentos de confiança e de cooperação envolvem as pessoas a se sacrificarem pelas outras no ambiente militar, lógica que muitas vezes é invertida no meio corporativo e profissional. Nesse raciocínio, o autor demonstra como o ambiente certo desenvolve nas pessoas a capacidade de fazer essas coisas notáveis.

Vale a pena ler a íntegra do artigo anexo.