Portal SUGEP

Inova nº 23

“Aplique-se agora e na próxima vida. Sem esforço, você não pode ser próspero. Apesar de a terra ser fértil, você não pode ter uma colheita abundante sem cultivo”. Platão.

“A pessoa certa no local certo pode começar por você nos fornecer informações sobre suas competências. Os estudos demonstram que, quando adequamos a necessidade do local com a vontade do profissional, tornamos os ambientes mais saudáveis, o trabalho mais eficiente e as pessoas mais felizes!” Nesse contexto, ocorreu a ação de Movimentação Funcional no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPLAG.

Após reunião ocorrida em 18 de agosto de 2020, onde foram reforçadas pelas chefias a abrangência e as competências das Divisões do DEARH, abriu-se prazo para que servidores se manifestassem quanto ao desejo de se movimentar. Foi direcionado a todos os servidores do departamento um formulário contendo questões que abordavam as competências técnicas e o perfil pessoal dos servidores, visando à compatibilidade com as funções a serem desempenhadas no novo setor organizacional, assim como maior bem-estar e motivação.

O levantamento permitiu aos servidores a oportunidade de sugerirem até três locais almejados, envolvendo o próprio DEARH bem como outros Departamentos e Secretarias. Os resultados apurados serão divulgados nas reuniões mensais de equipe que ocorrerão em setembro / 2020 e como movimentações iniciarão provavelmente no próximo mês.

No dia 26 de agosto de 2020 realizou-se, de forma virtual, o 12º Fórum de RH no RS.
O evento que sediou o lançamento do Boletim INOVA e do Informativo Fórum de RH, ambos virtuais, também pautou a abordagem dos seguintes temas:
a) resultado da avaliação de teletrabalho aplicada aos servidores públicos do Estado do RS e feedback da avaliação do 11° Fórum de RH;
b) agenda de setembro/2020 da Escola de Governo;
c) novo fluxograma dos procedimentos relativos à nomeação e exoneração de CCs e designação e dispensa de FGs (LC 173/20, Pareceres PGE n.°s 18283/20 e 18.349/20: Administração Direta e Indireta);
d) alterações no Sistema de Gerenciamento de matérias – SGM – e nas publicações dos Atos no Diário Oficial do Estado ;
e) Instrução Normativa 04/2020 – SEPLAG – Dispõe sobre o fluxo para a elaboração dos Regimentos Internos dos órgãos do estado do RS;
f) Instrução Normativa – PDI;
g) Cartilha do Segurado – IPE Saúde; e
h) Gestão do Desempenho por Competência no Estado de Minas Gerais.

Os materiais completos estão disponíveis em\\seplagpaefs02.seplag.intra.rs.gov.br\DEPARTAMENTAL\SUGEP\DEARH\_DEARH\06-FórumRH\12° Fórum_agosto 2020 e também podem ser acessados através do link: https://airtable.com/shreIAJkYW5vliBRp/tblin6UMfwcnsy7k2

Resultados da pesquisa sobre o teletrabalho

A pesquisa sobre o teletrabalho aplicada aos servidores públicos do RS no período de 27/07/2020 até 16/08/2020, em parceria com a Fundação João Pinheiro/MG, apontou entre outros, os seguintes resultados:

A maioria dos respondentes são servidores da área administrativa, atividade aderente ao Teletrabalho; mapeado o contexto familiar dos servidores respondentes, que 85 % moram com outras pessoas e nunca realizarem teletrabalho anterior à pandemia. Houve um aumento de 85% na quantidade de atividades e 75% manteve ou ampliou o tempo de trabalho. Já 60% possuem condições ergonômicas adequadas ao teletrabalho e 71% considerou seu computador adequado às atividades. Com relação a metas 45% informou nunca ter trabalhado antes do teletrabalho, 70% considera-se satisfeito ou muito satisfeito com o teletrabalho e 56% dos servidores que responderam preferem o regime misto de teletrabalho. E em torno de 50% acharam as reuniões à distância menos cansativas que as presenciais

Os resultados completos da pesquisa encontram-se disponíveis na planilha anexa a esta matéria.

1ª REUNIÃO GT TELETRABALHO RS

Os representantes do Grupo de Trabalho para a normatização do teletrabalho no Estado do RS, designados pelas Portarias n.º 160/2020 e 168/2010/ SEPLAG, reuniram-se no dia 01 de setembro em reunião virtual coordenada pelo Departamento de Recursos Humanos do Estado – DEARH – para iniciarem os debates sobre o referido tema.

No evento que reuniu cerca de 90 participantes, noticiou-se o resultado da pesquisa aplicada pela Fundação João Pinheiro, para avaliar a adaptação dos servidores públicos do Estado do RS ao teletrabalho implementado em razão da pandemia.

Na reunião, os membros do GT também manifestaram-se sobre as próprias percepções sobre os resultados do teletrabalho nas suas Secretarias e órgãos, predominando os relatos de que houve aumento na produtividade e na qualidade das tarefas desempenhadas pelos servidores.

Os relatos das aludidas manifestações serão compilados e apresentados graficamente no próximo boletim, após o término das oitivas dos órgãos, que ocorrerá na próxima reunião do GT.

Live: ESSE PAPO ME INTERESSA

Pós-pandemia: estudos e um novo Olhar

No dia 27 de agosto de 2020 aconteceu, de forma virtual, a terceira edição do evento “Esse papo me interessa” promovido pela SEPLAG e coordenado pelo Departamento de Recursos Humanos.

O acontecimento, aberto a todos os servidores estaduais, teve a abertura conduzida por apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e contou com a participação dos convidados Jorge Bruno e Marcio Libar.

Jorge Bruno, professor e coordenador de cursos na área de Inovação e Gestão do Conhecimento (entre outras) da Fundação Getúlio Vargas, abordou o contexto pós-pandemia, fazendo uma retomada histórica das transformações ocorridas no mundo após grandes catástrofes, entre elas, as pandemias. Nesse caminhar, falou das mudanças que já estão ocorrendo no contexto da pandemia do COVID 19 e traçou projeções para o futuro, sinalizando os possíveis impactos dessa pandemia na área social, econômica e tecnológica.

Marcio Libar, ator e diretor premiado internacionalmente, grande produtor de conteúdos relacionados à cultura e ao desenvolvimento humano, discorreu sobre o potencial humano: falou da importância do “sentir” verdadeiramente, da aceitação das próprias qualidades e vulnerabilidades como potencializadoras do desenvolvimento humano saudável e da importância de não nos perdermos da nossa essência frente às “exigências” impostas pelo mundo moderno.

A live está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s08NkOCTcOs . Vale à pena conferir!

PÍLULAS DE CONHECIMENTO

“Alguma vez você já respondeu a um colega ou subordinado de tal forma que fez o colega se sentir menosprezado ou desvalorizado, mesmo inadvertidamente? Talvez você tenha oferecido uma solução arbitrária, e o que eles precisavam era de um ombro amigo. Ou talvez você tenha enfatizado prazos, compromissos relacionados à tarefa e responsabilidades no momento em que o que eles buscavam era compaixão e compreensão. Como gestor, é provável que você já tenha passado por isso em alguma ocasião. Esse tipo de experiência tem maior chance de ocorrer em períodos de crise, como o que nos encontramos atualmente…”

O excerto acima foi retirado do artigo “Os melhores gestores sabem equilibrar inteligência analítica e inteligência emocional” de Melvin Smith, Ellen Van Oosten e Richard E. Boyatzis e aborda o encontro do equilíbrio por meio do conhecimento do funcionamento do cérebro humano, descoberto por estudos recentes com neuro imagem.

Confira a íntegra do texto no anexo.