Portal SUGEP

Servidores do Caff participam de foto coletiva do Novembro Azul

Publicação: 

Cerca de 150 pessoas estiveram presentes na iniciativa promovida pela SPGG - Foto: Gustavo Mansur/Secom

Servidores de diversas secretarias e órgãos do governo estadual participaram, na manhã desta quinta-feira (23), da foto coletiva em lembrança ao Novembro Azul, campanha realizada ao longo do mês para chamar a atenção à prevenção e ao tratamento de doenças que atingem os homens.

Cerca de 150 pessoas estiveram presentes na iniciativa promovida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (DMEST). A ação foi realizada na rampa de acesso à Secretaria da Educação (Seduc), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo com maior incidência entre a população masculina. Assim como o Outubro Rosa, que destaca a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama, a campanha Novembro Azul reforça a relevância do olhar atento à saúde dos homens.

Em sua fala, a titular da SPGG, Danielle Calazans, ressaltou a necessidade dos cuidados de saúde em todas as épocas do ano. “No lema da campanha deste ano, falamos que ‘você vale ouro’. E todos aqui valem muito para nós e para a família, por isso é muito importante se cuidar. Vamos fazer os exames preventivos e prestar atenção na nossa saúde não apenas em novembro, mas ao longo de todo o ano”, afirmou a secretária.

Também participaram da cerimônia a gerente de Prevenção e Promoção à Saúde do IPE Saúde, Sâmara Schmidt Aguiar, a chefe da Divisão Psicossocial e Promoção à Saúde da SPGG, Eliane Carvalho, e a chefe de seção na Divisão de Políticas dos Ciclos de Vida da Secretaria da Saúde, Christianne Oliveira.

A produção da foto coletiva foi antecedida pela distribuição de um brinde relativo à campanha a todos os presentes.

Novembro Azul

Criada na Austrália, em 2003, a iniciativa tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata. A adesão do Brasil ao movimento ocorreu em 2008. Diversas instituições abordam o tema com intuito de motivar a realização dos exames preventivos. O diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de cura da doença. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado em 17 de novembro.

Texto: Vagner Benites/Ascom SPGG
Edição: Camila Cargnelutti/Secom