Portal SUGEP

Servidora da SUGEP é selecionada para participar de programa da Vetor Brasil que visa o desenvolvimento de lideranças negras na administração pública

Publicação: 

O Programa Ubuntu – Desenvolvendo lideranças negras e indígenas no Setor Público, iniciativa exclusiva da Vetor Brasil, selecionou a Analista Administradora da Divisão Central de Gestão de Pessoas por Competências da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DICOMP/DEGEP/SUGEP/SPGG), Pâmera Martins, para fazer parte da segunda turma do programa, que iniciou em maio de 2023 e tem término em dezembro do mesmo ano.  

Pâmera ressalta que está muito feliz em ter sido selecionada concorrendo com candidatos do Brasil inteiro. “É uma grande oportunidade de desenvolvimento e aprendizado em uma instituição que é referência em gestão de pessoas para o setor público no País”, afirma. Segundo Pâmera, o incentivo de suas lideranças Paula Prux, Paula Caffarate, Anelise Rocco e da gestora Andrea Pasquini foi fundamental, pois “a gestão do Departamento Central de Gestão de Pessoas (DEGEP) está sempre abrindo espaços, desenvolvendo ações e melhorias, acreditando e empoderando sua equipe, tornando-se um pilar fundamental na luta por uma sociedade mais diversa, igualitária, inclusiva e humana.”   

Além disso, a Analista Administradora explica que pretende absorver o máximo de aprendizado para aplicar no Estado, especificamente no programa Qualifica/RS, com a temática que tanto defende que é a diversidade e uma maior inclusão de lideranças negras e indígenas no setor público. 

 

Programa Ubuntu 

A ação inovadora tem o objetivo de ampliar e consolidar o desenvolvimento de profissionais públicos negros e indígenas em posições de liderança no setor público, que querem desenvolver ações antirracistas em seus órgãos. Neste ano de 2023, foram ofertadas 100 vagas divididas em 2 turmas, com mais de 1400 candidatos inscritos. O programa possui duração de 6 meses e é ofertado gratuitamente na modalidade online.  

De acordo com o site da Vetor Brasil, os conteúdos ao vivo e gravados visam “potencializar competências socioemocionais e de gestão de pessoas, além de conectar os participantes a uma rede de gestores públicos engajados na consolidação e ampliação da participação de lideranças negras e indígenas em posições de poder e influência no setor público”. 

Os participantes terão habilidades essenciais de liderança fortalecidas na conclusão do processo, consolidando a participação de profissionais negros nos processos decisórios e transformando sua cultura organizacional, tendo como referência a diversidade e o combate ao racismo. 

 

Texto: Cíntia Esther Fuchs Reis, Sugep/SPGG