Portal SUGEP

Seminário reúne lideranças do governo estadual em Porto Alegre

Capacitação aborda desafios da gestão pública e mobilização das equipes para alcançar resultados

Publicação: 

Na abertura do evento Leite destacou a importância da gestão de pessoas para o sucesso da administração. - Foto: Grégori Bertó/Secom

Propiciar conhecimentos mobilizadores para fortalecer os gestores públicos estaduais no desafio de comandar equipes de alto desempenho é o objetivo do seminário organizado pelo governo nesta quarta-feira (17) destinado às altas lideranças da administração. Os desafios da gestão pública em meio a um cenário de constante transformação e a necessidade de mobilizar servidores na busca por resultados que impactem de forma positiva a população gaúcha foram destacados ao longo da manhã no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

Organizado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio da Escola de Governo (EGov), com apoio do Centro de Liderança Pública (CLP), o encontro contou com a presença de mais de 300 lideranças e teve na abertura a participação do governador Eduardo Leite. Em sua fala, o chefe do Executivo ressaltou a importância da gestão de pessoas para o sucesso da administração e de como treinar as lideranças na temática de gestão de pessoas é essencial para atingir os resultados esperados.

“Liderança não é apenas vocação, ela é também formada, capacitada, e todos temos a possibilidade de aprimorá-la. Por isso é importante pararmos de vez em quando e avaliar e mudar a forma de agir para poder atingir resultados que beneficiem o cidadão. O desenvolvimento de cada um não muda apenas a sua vida e sim um Estado inteiro”, ressaltou o governador.

Em sua fala inicial, o secretário em exercício da SPGG, Bruno Silveira, lembrou a elaboração do Mapa Estratégico de governo, divulgado em abril após período de trabalho interno no governo estadual para a sua atualização, e como o alinhamento a partir da gestão de pessoas permite alcançar as metas estipuladas.

“Essa é a primeira de outras iniciativas que irão ocorrer ao longo do ano para capacitar os líderes do governo que, assim, poderão engajar as equipes para perseguirmos os objetivos que estão traçados no Mapa Estratégico”, destacou o secretário.

Também participaram da mesa de abertura o presidente do CLP, Tadeu Barros, e a subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SPGG, Ana dal Ben.

Paineis

O Seminário se estenderá por toda a quarta-feira e contará com quatro palestras, ministradas por professores da CLP. A primeira palestra do dia foi ministrada pelo próprio presidente do Centro de Liderança Pública, Tadeu Barros, e abordou a percepção sobre os desafios de inovação no universo público.

Em sua fala, o professor levantou a discussão sobre a cultura inovadora dentro da gestão e o papel da inovação para aumentar produtividade, melhorar a jornada do cidadão e reduzir custos da administração.

“Inovar é cultura, é frequência, e não intensidade ou tecnologia. Processos bem desenhados e pessoas trabalhando de forma ajustada produzem a mudança no dia a dia e as lideranças têm papel importante no processo”, completou Barros.

Para encerrar a manhã de paineis, o professor Fernando Coelho, também da CLP, trabalhou a temática “Gestão Pública, Legado e Responsabilidade da Liderança para a geração de Valor Público”. O professor contextualizou a formação da cultura contemporânea da gestão pública no Brasil, construída ao longo dos últimos 35 anos no país, tendo como marco a Constituição de 1988, destacou as complexidades peculiares ao poder público, diferente da existente na iniciativa privada, e o papel das altas lideranças nos processos de mudanças.

“No setor público os processos de mudança podem ocorrer por meio de reformas, que ocorrem de tempos em tempos, mas grande parte das mudanças ocorrem dentro dos órgãos, inovações que estão distantes dos radares político e midiático e ocorrem de baixo para cima”, explicou.

Durante a tarde, o professor Antônio Nápole abordou a percepção do sujeito na gestão pública e incentivou o investimento em conhecimento pessoal como definidor para o desempenho do servidor público em suas funções. Investir na consciência plena das motivações particulares, conforme o painelista, é essencial para a definição das decisões profissionais.

“Descobrir a razão pela qual vocês levantam toda segunda-feira é um exercício que deveria ser obrigatório para quem quer estar no serviço público. Se o servidor não sabe o que o move, como irá saber o que o cidadão precisa?”, questionou.

Para concluir as palestras do dia, o professor Maurício Correia trabalhou o desenvolvimento de competências e de liderança. Em sua fala, Correia ressaltou as características de líderes e gestores, a construção de uma cultura de liderança adequada e as competências dos líderes em diferentes etapas.

“É preciso entender em que situação está cada cargo de liderança. Se não soubermos as competências adequadas para a liderança em cada estágio, acabamos promovendo pessoas que não têm as características necessárias”, explicou.

Para encerrar a agenda do dia, a subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SPGG, Ana dal Ben, destacou sugestões de conteúdos que serão enviados enviados semanalmente para as altas lideranças, com dicas de cursos, palestras, matérias, vídeos e podcasts.

“Passar o dia em uma capacitação para a gestão de pessoas é uma mensagem importante que vocês passam para suas equipes, um reforço de cultura que mostra o valor do aprendizado contínuo”, concluiu.

As próximas etapas do programa de formação para as lideranças estão disponíveis na plataforma da Escola de Governo.

Texto: Vagner Benites/Ascom SPGG
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom