Portal SUGEP

Sarau Espetacular encerra atividades da Semana do Servidor 2023

Publicação: 

O sarau proporcionou aos servidores a oportunidade para mostrarem talentos na música, na dança e na poesia - Foto: Lucas Motzkus, Ascom/SPGG

A música foi um dos destaques do último dia da Semana do Servidor 2023, cujas atividades foram encerradas com o Sarau Espetacular – Servir é Show, evento que proporcionou aos servidores a oportunidade de mostrarem talentos para a música, a dança e a poesia. O sarau ocorreu no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na tarde desta sexta-feira (27/10), com transmissão ao vivo pelo Youtube.

Esta é a primeira edição presencial do Sarau, que até então só havia sido realizado durante os anos de restrições por conta da pandemia da covid-19.  A Semana do Servidor é uma iniciativa da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), em parceria com as secretarias da Cultura, da Educação, do Esporte e Lazer e de Turismo. 

Proporcionando integração entre os servidores, o sarau teve 16 apresentações, que incluíram dança flamenca, declamação de poemas e apresentações com voz e violão. Servidores de diversos órgãos e secretarias do Estado participaram das performances.

Entre os artistas que compartilharam seus talentos estava a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, que levantou o público com canções como o reggae Quero Ser Feliz Também, da banda brasiliense Natiruts.  

A titular da SPGG, Danielle Calazans, encerrou o evento lembrando as atividades que fizeram parte da semana e agradecendo ao público presente e aos organizadores.

“Esta semana começou com a Corrida do Servidor em um domingo ensolarado na orla do Guaíba e seguimos com ações pensando na saúde, na qualidade de vida e também na melhoria do ambiente de trabalho. Nada disso faria sentido sem a presença de vocês. Por isso trabalhamos a semana inteira pensando no melhor para o servidor público”, disse Danielle.  

Coral 

Pela manhã, o Auditório do Caff também foi palco da aula inaugural do Coral de Servidores do Governo do RS. A atividade recebeu 39 inscrições de agentes públicos lotados em diferentes secretarias do Estado. 

A regência será da cantora, professora de música e preparadora vocal Cíntia de los Santos, profissional com ampla experiência e que trabalha com o coral da Procergs desde 2016. 

Durante a aula inaugural, a professora apresentou aspectos técnicos do canto, ministrou exercícios de aquecimento vocal e orientou os servidores nas primeiras canções. A previsão é que as aulas do coral aconteçam uma vez por semana.  

Semana de atividades 

Ao longo de duas semanas, as atividades da Semana do Servidor reuniram mais de 5 mil servidores estaduais de forma presencial e também virtual. Ações como a primeira Corrida do Servidor, os campeonatos esportivos, as visitas guiadas, as oficinas, as feiras, as palestras e atividades de conscientização sobre a saúde marcaram a edição de 2023.     

Corrida do Servidor 

Mais de 2 mil pessoas estiveram na Orla do Guaíba, em Porto Alegre, em 22 de outubro, para a primeira edição da corrida, que foi realizada em distâncias de 3 km, 5 km e 10 km. Também foi realizada a caminhada de 3 km e a Corrida Kids.

Com inscrições gratuitas, a Corrida foi uma promoção do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS) em benefício dos servidores públicos do Estado e teve o patrocínio do Banrisul.  

Link para mais informações sobre a corrida

Campeonatos Esportivos  

Com a participação de 77 equipes e mais de 400 servidores ao longo de duas semanas, os campeonatos contaram com momentos de disputa, emoção e confraternização no Centro de Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), em Porto Alegre, onde as modalidades de beach tennis, futsal masculino, tênis, tênis de mesa e vôlei de areia foram realizadas.  

Link para mais informações sobre os campeonatos esportivos

Lidera RS 

Com a presença do governador Eduardo Leite, a abertura oficial da Semana do Servidor foi realizada no dia 23 de outubro e contou com palestra Protagonismo – a grande competência do servidor público, ministrada pela educadora corporativa Jô Lima e o lançamento do Lidera RS, programa voltado para servidores públicos com aptidão para gestão e potencial de liderança.

O principal objetivo do programa é qualificar os participantes por meio de formação executiva teórica e prática, preparando-os para ocupar cargos e funções estratégicas, com atuação inovadora e comprometida com a geração de valor público. 

Link para mais informações sobre o Lidera RS 

Outubro Rosa 

Cerca de 300 servidores estaduais participaram no dia 26 da foto coletiva produzida por servidores do Caff para destacar o Outubro Rosa. A imagem teve como cenário a rampa de acesso à Secretaria da Educação (Seduc), em Porto Alegre. 

O Outubro Rosa tem como objetivo principal alertar as mulheres, mas também a sociedade como um todo, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o mais incidente entre as mulheres no mundo. Recentemente, a campanha passou a incluir o câncer de colo do útero. 

Link para mais detalhes da ação

Visitas guiadas e oficinas 

Entre 23 e 27 de outubro, uma série de visitas guiadas e oficinas foram abertas para participação dos servidores estaduais, com idas ao Palácio da Justiça, Terraço do Caff, Jardim Botânico, Casa de Cultura Mário Quintana e Arquivo Público, todos os locais em Porto Alegre. 

Além das visitas, duas oficinas estiveram na programação da semana: Resistência em Arquivo, promovida pelo Arquivo Público do RS, e Descobrindo os ODS, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura.  

Food Trucks, com opções de alimentação, também foram instalados no pátio do Caff, assim como uma feira de artesanato que foi montada na área próxima ao restaurante do complexo.  

Texto: Vagner Benites e Karine Paixão/Ascom SPGG 

Edição: Rodrigo Toledo França/Secom