Portal SUGEP

Projeto de Justiça Restaurativa no Ambiente Organizacional é tema de palestra no 46º Fórum de Gestão de Pessoas do RS

Publicação: 

Na 46ª edição do Fórum de Gestão de Pessoas do RS, realizada na tarde da última quarta-feira (26/07), a analista na Assessoria Técnica do Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do RS, Simone Pozza e a coordenadora do Serviço de Ambiência Organizacional da Direção de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do RS, Cíntia Ganciné apresentaram o projeto de Justiça Restaurativa no Ambiente Organizacional. Conduzido pela diretora adjunta do Departamento Central de Gestão de Pessoas (DEGEP/SUGEP/SPGG), Paula Caffarate, o evento ocorreu na modalidade online e reuniu cerca de 183 servidores. 

O projeto busca valorizar a autonomia das pessoas e o diálogo entre elas, criar oportunidades para os envolvidos se expressarem e viabilizar a criação de ações para prevenir os conflitos e lidar com as suas implicações. “Através dos círculos criados no projeto, as pessoas se aproximam uma das outras e compartilham experiências, que as conectam pela sua humanidade em comum”, destaca Cíntia Ganciné. 

Em 2016, o TJRS promoveu o curso Facilitador de Círculos de Construção de Paz em Aplicações Não Conflitivas, que formou 100 Servidores da Paz. No ano de 2018, por iniciativa do Núcleo de Justiça Restaurativa (Nupemec/TJRS), criou-se um grupo de estudos de Justiça Restaurativa do Poder Judiciário do RS com Servidores Facilitadores. Foram iniciados, em 2019, os encontros presenciais, que passaram a ser online em 2020 devido à pandemia de Covid-19.  

Já em 2021, o curso JR no Ambiente Organizacional foi promovido por Simone Pozza e Cíntia Ganciné, que contou com 56 participantes. Ainda em 2021, segundo Simone, deu-se início ao projeto piloto JR no Ambiente Organizacional, orientado pelo Nupemec, reunindo “equipes de trabalho de Guaíba, Montenegro, Ijuí e da Secretaria da 3ª Câmara Criminal de Porto Alegre que manifestaram interesse em receber as práticas circulares, no intuito de trazer fortalecimento de vínculos e cuidado aos membros da equipe”. 

O 46º Fórum de Gestão de Pessoas abordou, ainda, o feedback sobre o 45º Fórum; esclarecimentos sobre o decreto nº 57.115/2023 que trata do ponto facultativo nos dias dos jogos femininos e também sobre a Instrução Normativa IPE Prev Nº 13 (DOE – 18/07/23) que trata do cadastro de dependentes previdenciários. Além disso, foram divulgadas informações sobre as vagas do Qualifica RS; os cursos disponíveis no mês de agosto pela Escola de Governo (EGOV RS) e o eSocial, referente à entrega da declaração das contribuições previdenciárias ao INSS.  

Outro destaque foi a apresentação do Minuto QVT – Qualidade de Vida no Trabalho, desenvolvido pelo departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (DMEST) e enviado semanalmente aos servidores. Entre os temas abordados, estava como prevenir a cãibra e o que fazer quando ela aparecer, como prevenir o mofo e o bolor, exemplos de acidentes de trabalho e como preveni-los e importantes reflexões sobre a discriminação racial. 

Acesse os materiais apresentados no evento clicando aqui. 

 

Fórum de Gestão de Pessoas  

Iniciativa da SPGG, o Fórum de Gestão de Pessoas é realizado uma vez ao mês e busca o compartilhamento de informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todas as áreas de gestão de pessoas do governo estadual.   

 

Texto: Cíntia Esther Fuchs Reis, Sugep/SPGG