Portal SUGEP

Programa de Ambientação marca início da jornada de servidores na administração estadual

Painéis foram realizados nesta segunda-feira (3)

Publicação: 

Governador Eduardo Leite participou do encontro, que reuniu cerca de 800 servidores na Casa da Ospa - Foto: Lucas Motzkus, Ascom/SPGG

Para acolher os novos servidores que iniciaram a trabalhar no governo do Estado em 2023, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) promoveu nesta segunda-feira (3/4) a primeira edição do Programa de Ambientação para servidores. Cerca de 800 pessoas, entre servidores concursados e nomeados para cargos de confiança, estiveram na Casa da Ospa durante a tarde e, em quatro painéis, receberam diversas informações sobre o trabalho no governo estadual. A estrutura e organização do Poder Executivo, além de apresentações sobre a cultura organizacional e o modelo de Gestão de Pessoas do RS, com as iniciativas de apoio e movimentação funcional destinadas ao servidor, estiveram na pauta.

Organizado pela Escola de Governo, estrutura da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (EGov/SPGG), o encontro contou com a participação do governador Eduardo Leite, da secretária Danielle Calazans e do secretário adjunto da SPGG, Bruno Silveira.

“Quem está no serviço público, não pode estar apenas para ter uma vaga de emprego. Quem entra, entra por uma missão, para se colocar à disposição do outro. Não é pelo governo, ou pelo governador que os servidores devem atuar, mas sim pelo cidadão gaúcho, que está lá fora contando com a atuação para tornar a vida dele um pouco melhor. Especialmente por aqueles que mais precisam é que devemos fazer o máximo que pudermos”, destacou o governador.

Diversidade, Acessibilidade e Inclusão também estiveram na pauta dos painéis, em que foram destacados a importância do acolhimento e a existência de políticas para inclusão de mulheres, da população negra, indígena e pessoas com deficiência na administração pública.

“Realizar um encontro como este demonstra o cuidado e o carinho que temos com as pessoas e o quanto os servidores são importantes para o trabalho desenvolvido no Estado, para aprimorarmos as entregas à população”, ressaltou Danielle.

A abertura do evento contou com a apresentação musical do coral do DMAE, que foi seguida do primeiro painel, sobre geração de valor público, com a mediação da subsecretária de Planejamento da SPGG, Carolina Scarparo, e participação da Analista de Planejamento e Gestão, Lidia Ten Cate, e do diretor-geral da Escola Superior de Auditoria Pública, Sandro Bergue. O segundo painel, sobre Cultura Organizacional, foi mediado pelo servidor da Divisão Central de Cultura Organizacional e Pesquisa de Clima da SPGG, Diônifer Silveira, com a presença da diretora adjunta do Departamento Central de Gestão de Pessoas do RS, Paula Caffarate, da servidora da Divisão Central de Cultura Organizacional e Pesquisa de Clima, Gleice Wattimo, e da liderança da Divisão Central de Cultura Organizacional e Pesquisa de Clima, Thayse Reinheimer.

O terceiro Painel, sobre Gestão de Pessoas, foi mediado por Ana Dal Ben e contou com a diretora do Departamento Central de Gestão de Pessoas do RS, Andrea Pasquini, com a diretora da Escola de Governo, Anelise Ferreira, com a diretora do Departamento de Perícia médica e Saúde do Trabalhador, Carla Bravo, e com a subsecretária adjunta de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SPGG, Caroline Assmann. O último painel da tarde, sobre Diversidade, inclusão e acessibilidade, foi mediado pela secretária adjunta da Cultura, Gabriela Meindrad, com a participação da servidora da Divisão Central de Gestão de Pessoas por Competências da SPGG, Pâmera Santos, da diretora de Gestão de Pessoas da Secretaria da Educação, Marie Rocha, da assessora do Gabinete da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da SPGG, Débora Aquino, e do diretor do Departamento da Diversidade e Inclusão na Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Moisés Bauer.

Texto: Vagner Benites, Ascom/SPGG