Portal SUGEP

Processo seletivo do Qualifica RS para vaga no gabinete do Vice-Governador reúne candidaturas de diversas regiões do Brasil

Publicação: 

Foto: Canva

O processo seletivo do Qualifica RS para assessor(a) técnico(a) de projetos especiais no gabinete do Vice-Governador, com inscrições abertas no período de 24 a 30 de julho, contou com 313 inscrições válidas. Dentre elas, 20 foram de diversas regiões do país, como: São Paulo, Belo Horizonte, Manaus, Aracaju, Brasília, Roraima, Piauí, São Luís do Maranhão, Minas Gerais e Espírito Santo, além de uma candidata residindo fora do país para concluir o mestrado. A vaga foi aberta tanto para profissionais sem vínculo com a administração pública quanto para servidores públicos do Estado do RS. 

A Divisão Central de Gestão de Pessoas por Competências, integrante do Departamento Central de Gestão de Pessoas da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, pertencente à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DICOMP/DEGEP/SUGEP/SPGG), área responsável pelo Qualifica RS, realizou a análise curricular detalhada dos candidatos. Foram realizadas 14 entrevistas por competências junto à equipe técnica, de forma online, e 6 entrevistas finais com o Vice-Governador, no Palácio Piratini, para a tomada de decisão final. Em breve, o nome do(a) candidato(a) selecionado(a) será divulgado no site do Qualifica RS e os demais serão incluídos no banco de talentos para oportunidades futuras. O feedback foi compartilhado pela equipe da DICOMP no 47º Fórum de Gestão de Pessoas do RS. 

 

Alguns dados do processo 

Os inscritos para o processo seletivo são graduados em Administração (22,93%), Administração Pública (2,14%), Ciências Econômicas (12,23%), Direito (32,11%), Engenharia (24,77%) e Gestão Pública (5,81%). 59,75% tinham apenas especialização, 29,07% mestrado e 11,18% mestrado e doutorado. 

Os que não são servidores ou funcionários públicos somam 44,41%, já servidores públicos estaduais são 41,85%, servidores públicos de outras esferas 9,58% e funcionários públicos 4,15%.  

 

Sobre o programa  

Criado em 2019, o Qualifica RS busca atrair e selecionar, por competências, profissionais para cargos estratégicos do Estado de forma acessível, transparente e igualitária. Acesse o site aqui. 

Texto: Cíntia Esther Fuchs Reis, Sugep/SPGG