Portal SUGEP

Primeira Corrida do Servidor movimenta o domingo na Orla do Guaíba, em Porto Alegre

Publicação: 

Corrida movimentou a tradicional área de lazer de Porto Alegre, à beira do Guaíba - Foto: Luís André Pinto/Secom

O céu ensolarado e mais de 2 mil pessoas percorrendo a Orla do Guaíba, em Porto Alegre, marcaram a Corrida do Servidor na manhã deste domingo (22/10). A primeira edição da prova, parte da programação da Semana do Servidor 2023, movimentou a tradicional área de lazer da capital com as corridas nas distâncias de 3 km, 5 km e 10 km, além da caminhada de 3 km e da Corrida Kids.

A atividade reuniu mais de 2 mil pessoas - Foto: Luís André Pinto/Secom

Com inscrições gratuitas, as vagas para o evento foram destinadas a servidores de todas as secretarias e órgãos do governo estadual. Cada um podia indicar um convidado de fora do governo para participar, até o limite de 2 mil inscritos.

A corrida foi uma promoção do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS) em benefício dos servidores públicos do Estado, com patrocínio do Banrisul. O vice-governador Gabriel Souza, juntamente com a titular da Secretária de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, deu início às provas às 9h30 e também participou da ação, correndo a prova de 3 km.

“O grande valor deste encontro é a interação, a convivência e o relacionamento entre os servidores, secretários e toda a equipe do governo presente aqui na Orla do Guaíba neste domingo. Uma iniciativa que proporciona integração, saúde e bem-estar de todos”, afirmou Gabriel.

Durante o evento, o vice-governador anunciou que o ponto facultativo do Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, será transferido para 3 de novembro (sexta-feira).

A secretária Danielle Calazans destacou o ineditismo da ação no âmbito da administração estadual e sua relevância para promoção de qualidade de vida no trabalho e integração entre os servidores.

“É gratificante ver o envolvimento e a participação dos servidores, que já fizeram desta primeira edição da Corrida um grande sucesso, com as 2 mil vagas preenchidas. O governo do Estado reconhece o papel fundamental desempenhado pelo servidor público para as entregas e o aprimoramento da qualidade de vida da população gaúcha, por isso, ao longo deste mês, teremos diversas iniciativas como esta para reconhecer a dedicação e o empenho de todos no dia a dia”, ressaltou a secretária.

A prova

Com início às 9h30, a Corrida se transformou em um momento de confraternização de servidores e famílias. A prova de 3 km foi especial para o servidor James Cassiano, 39 anos, lotado na Secretaria da Saúde e transplantado cardíaco há quase quatro anos. A prova, que finalizou na 27ª posição, foi a primeira realizada após o transplante.

“Essa corrida marcou o meu renascimento. A primeira de tantas outras que ainda quero fazer. A organização estava excelente. Foi muito interessante presenciar o engajamento e ver as pessoas participando”, destacou.

Todos os inscritos na corrida que finalizaram os percursos até o limite do tempo de 90 minutos receberam medalhas de participação. As crianças que completarem a Corrida Kids também receberam medalhas.

Ao longo da Orla do Guaíba foram instalados espaços com serviços do IPE Saúde e do Corpo de Bombeiros Militar, além de atendimentos de massoterapia e recreação para crianças. Para os corredores, o evento contou com pontos de hidratação e distribuição de frutas e serviço médico para emergências.

Ao longo da orla, foram instalados espaços com diversos serviços, entre eles atendimentos de massoterapia - Foto: Luís André Pinto/Secom

Semana do Servidor

Celebração do servidor público do Rio Grande do Sul, a Semana do Servidor 2023 teve início no dia 16 com o começo dos campeonatos esportivos e segue até 27 de outubro com diversas atividades, serviços e ações visando a integração e valorização dos servidores e funcionários da administração pública estadual.

Na segunda-feira (23/10), o governador Eduardo Leite participa da abertura oficial do evento, a partir das 9h, na Casa da Ospa. A ocasião contará com a realização da palestra Protagonismo: a grande competência do servidor público, ministrada pela educadora corporativa Jô Lima, e com o lançamento do programa Lidera RS, voltado para servidores públicos com aptidão de gestão e potencial de liderança. O evento será transmitido pelo canal da SPGG no YouTube.

A realização da Semana do Servidor é uma iniciativa da SPGG em parceria com as secretarias da Cultura, da Educação, do Esporte e Lazer e de Turismo. 

A programação completa está no site semanadoservidor.rs.gov.br.

Resultados

Corrida 10 km

Feminino
1º – Francini Kiyono Jorge Yatsu
2º – Larissa Peres de Oliveira
3º – Gabrielle Oliveira e Silva Vaz

Masculino
1º – Guilherme Matos de Andrade
2º – Eli Samuel Brito Simões
3º – Cleiton Luciano Meireles da Silva

Corrida 5 km

Feminino
1º – Adriane Rodriguez
2º – Rochele Lino
3º – Deise Angelica Massing

Masculino
1º – Leonardo de Oliveria Zanatta
2º – Carlos Otávio Lemos Lopes
3º – Rafael dos Santos Rodrigues

Corrida 3 km

Feminino
1º – Carine Fraga Feijó
2º – Camila Vencato Neumann
3º – Ana Maria de Melo Lima

Masculino
1º – Guilherme Moreira Torres
2º – Gabriel Vicente Litran
3º – Gilvan de Rossi

Texto: Vagner Benites/Ascom SPGG
Edição: Vitor Necchi/Secom