Portal SUGEP

Porcentagem de resposta ao Planejamento das Necessidades de Pessoal tem aumento de 68% em 2022 para 90% em 2023

Participação dos órgãos é essencial para estimar as necessidades futuras de pessoal das Carreiras Transversais do Estado do RS

Publicação: 

Imagem: Canva

Na edição nº 45 do Fórum de Gestão de Pessoas do RS, realizada no mês de junho, a chefe da Divisão Central de Gestão da Carreira Transversal da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DIGECAT/DEGEP/SUGEP/SPGG), Renata Borba, compartilhou a devolutiva do Planejamento das Necessidades de Pessoal – PNP 2023 com os presentes. 

De acordo com a liderança da DIGECAT, a porcentagem de resposta ao PNP aumentou de 68% em 2022 para 90% em 2023. “Vimos um grande amadurecimento de 2022 para 2023 nesse escopo, com o aumento da colaboração, da participação e do diálogo. Observamos também que o preenchimento foi aprimorado”, ressalta. 

Das 2.163 necessidades apontadas no planejamento de pessoal, a maior porcentagem de vagas solicitadas foi da Secretaria de Obras Públicas, com 20,25% e a maior categoria funcional requerida foi o Quadro Geral dos Funcionários Públicos do Estado – Agente Administrativo, com 21,17%. Para o Movimenta RS, a quantidade de vagas aumentou de 258 em 2022 para 272 em 2023. 

A pesquisa de satisfação realizada com os órgãos teve 4,48 de classificação média, de 1 a 5. “Recebemos muitos feedbacks importantes para verificar como foram as percepções do Planejamento das Necessidades de Pessoal e aprimorar elementos para o próximo ano”, afirma Renata Borba. 

A edição deste ano contou com o seguinte cronograma: de fevereiro a março foi feito o planejamento do PNP, de abril a maio foi aberto o prazo para preenchimento do documento junto aos órgãos, de maio a junho foi fechado o prazo e realizada a análise de todos os dados recebidos. É importante ressaltar que, após a análise de alguns critérios, são definidas as vagas que vão para o Movimenta RS. Aliás, a etapa seguinte foi a construção do edital do Movimenta RS, de junho a julho, que é um dos elementos do levantamento. 

Após o recebimento dos dados do PNP analisados com base no levantamento das necessidades de pessoal das Secretarias, o próximo passo é a elaboração dos formulários de inscrição dos candidatos pela equipe da Divisão Central de Gestão de Pessoas por Competências (DICOMP/DEGEP/SUGEP/SPGG). A etapa seguinte será a da publicação do Edital no DOE e a abertura do período de inscrições.

Ao encerramento do período, a DICOMP, então, realiza a análise das inscrições, o mapeamento de perfil e competências, bem como o envio dos relatórios com os perfis dos candidatos contendo o teste HBDI e o relatório de competências aos gestores das vagas. “Esse material pode ser utilizado como subsídio para a melhor alocação dos servidores utilizando critérios com base em suas competências e as competências necessárias para a vaga almejada”, explica a liderança adjunta da DICOMP, Sheila Oliveira.  

Para se candidatar ao Movimenta RS, basta acessar o site do Qualifica RS (www.qualificars.rs.gov.br), clicar na aba “Movimenta RS” e seguir o passo a passo para se inscrever. Existe o edital anual e também o edital eventual, para vagas eventuais. Para maiores informações, basta mandar um e-mail para movimenta@spgg.rs.gov.br. 

Espera-se, como resultado desse processo, servidores mais motivados e satisfeitos, menor rotatividade, redução de relotações, equipes mais engajadas e proativas, maior produtividade e senso de pertencimento. 

Texto: Cíntia Esther Fuchs Reis, Sugep/SPGG