Portal SUGEP

Modelo gaúcho de teletrabalho é destaque em evento nacional

Publicação: 23/06/2022 às 18h11min

O modelo de teletrabalho adotado no RS foi tema da reunião do Grupo de Trabalho de Gestão Estratégica de Pessoas do Consad, Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração. O encontro, realizado por plataforma virtual nesta quarta-feira (22), contou com a participação de mais de 50 representantes de diversos Estados. 

A subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Iracema Castelo Branco, falou na abertura do encontro que o governo gaúcho já trabalhava sobre esse tema antes mesmo da pandemia, e que muitos aprendizados aconteceram com a prática a partir de 2020. A diretora de Gestão de Pessoas do RS, Andrea Pasquini, explicou que o modelo foi desenvolvido a partir de reuniões e discussões no próprio GT desde 2020, para a construção de uma normativa que viabilizasse o teletrabalho. “Buscamos subsídios e materiais de outros estados para utilizar como referência”, destaca.  

O decreto da regulamentação do teletrabalho foi publicado em 1° de junho de 2022 pelo governo do RS. Agora, os órgãos têm até 1º de agosto deste ano para elaborar suas normativas específicas, e até 30 de novembro para definirem suas ferramentas tecnológicas para acompanhamento e controle de produtividade. 

A metodologia escolhida para acompanhar os indicadores de produção foi a OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave em português). Conforme o diretor do Departamento de Acompanhamento Estratégico da SPGG, Vinicius Piccini, “a metodologia permite o alinhamento entre a avaliação de desempenho e os projetos estratégicos das secretarias do Estado”. Além disso, explica Piccini, “proporciona foco, comprometimento com prioridades, times conectados, responsabilidade e acompanhamento de resultados”. 

Pela legislação do teletrabalho, os órgãos precisam ter metas coletivas e metas individuais. A primeira, diz respeito aos indicadores e às entregas por equipe. Já na segunda, há a análise de competências por agente público. De acordo com a subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do RS, Iracema Castelo Branco, o intuito é “promover uma mudança de cultura organizacional com foco nos resultados e nas entregas que o servidor fará, alinhado ao que é estratégico para o Estado e para a sociedade”. 

Ao final da reunião, a auditora-fiscal da Secretaria da Fazenda do RS (Sefaz), Adriana da Silva, compartilhou a experiência do órgão com o teletrabalho. O processo de estudos e planejamento de projetos estratégicos teve início em 2019. Em 2022, a Sefaz tomou a decisão de ser a primeira secretaria a implantar e testar a metodologia e ferramenta de acompanhamento do teletrabalho. “Foi uma grande conquista e um grande desafio. Quando o servidor vê o resultado do seu trabalho, é algo diferente”, enfatiza. 

Texto: Cíntia Esther Fuchs, Sugep/SPGG

Edição: Thais D’Avila, Ascom/SPGG