Portal SUGEP

Inova nº 41

 
“E derepente a vida te vira do avesso, e você descobre que o avesso, é o seu lado certo…”. Autor desconhecido.

ALTERAÇÃO DA ESTRUTURA DA SPGG

Publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) dia 16 de fevereiro de 2022 o Decreto 56.38 Não foi fornecido sobre uma estrutura básica de Planejamento, Governança e Gestão.

A Subsecretaria Diretora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SUGEP) liderada por Iracema Keila Castelo Branco (titular) e Andrea Quadros Pasquini (adjunta), terá a seguinte composição:


1) DEPARTAMENTO CENTRAL DE ESTÃO DA VIDA FUNCIONAL
Diretor: Leonardo Justino


a) Divisão Central de Cargos e Cotas de Estágio (NOVA)
Chefe Titular: Jéssica Tamiriz Gertz
Chefe Adjunto/Substituto: Gabriel Engel Rocha

b) Divisão Central de Provimento e Vacância (DPROV)
Chefe Titular: Jaluza Silveira Peres de Souza
Chefe Adjunto/Substituto: Jennyfer Pereira de Barros


c) Divisão Central Nuclear Analítica de Pessoas (DNA)
Chefe Titular: Silvia Helena RischMozzini

d) Divisão Central de Benefícios e Vantagens (DIBEN)
Chefe Titular: Lourdes Helena Brandeburski
Chefe Adjunto/Substituto: Carla Rossi Muniz


2) DEPARTAMENTO CENTRAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Diretora: Andrea Quadros Pasquini
Diretor Adjunto/Substituto: Leonardo Justino

a) Divisão Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas (NOVA)
Chefe Interina: Thayse Lopes Reinheimer (Psicóloga Organizacional)

b) Divisão Central de Planejamento de Gestão de Pessoas (DIPLAN)
Chefe Titular: Renata Quinteros Borba
Chefe Adjunto/Substituto: Luís Antônio de Oliveira

c) Divisão Central de Gestão de Pessoas por Competências (DCOMP)
Chefe Titular: Paula Raymundo Prux
Chefe Adjunto/Substituto: Sheila Silva Oliveira

d) Divisão Central de Gestão de Estruturas e Projetos (DIGEP)
Chefe Titular: Leonardo Miguel Pedroso Pietrobon
Chefe Adjunto/Substituto: Leonardo Hoffmann

Os Departamentos de Perícia Médica (DMEST) e a Escola de Governo ( EGOV) permanecem inalterados.

MOVIMENTAÇÃO FUNCIONAL DE SERVIDORES NA SUGEP

A pessoa certa no local certo pode começar pelos servidores nos fornecendo informações sobre suas competências. Os estudos demonstram que, quando adequamos a necessidade do local com a vontade do profissional, tornamos os ambientes mais saudáveis, o trabalho mais eficiente e as pessoas mais felizes!

A Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SUGEP) viabilizou a manifestação de interesse do servidor de movimentação interna durante o período de 1º/02 até 18/02.

As respostas servirão como base para analisar as possibilidades de alocação de servidores que demonstrem interesse em trabalhar nas diversas unidades que compõem a estrutura da Subsecretaria (SUGEP).

No anexo, a descrição das áreas da SUGEP, para nortear a movimentação.

FÓRUM DE GESTÃO DE PESSOAS

No próximo dia 23 de fevereiro, departamento de forma virtual, das 17 horas ou 30° do Fórum de Gestão de Pessoas (SUGEP) e coordenador do Fórum de Gestão de Pessoas (DEGEP), ambos da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão – SPGG.

A programação do evento será a seguinte:

14:05 – Abertura – Feedback do 29º Fórum de GP e Inova nº 41 – Andrea Quadros Pasquini (DEGEP/SUGEP/SPGG)
14:15 – Nova organização – DEGEP e DVIDA (Diretores e Chefes de Divisão)
15:00 – Regime de Recuperação Fiscal e seus impactos na área de Pessoal – Paolo Martinez (Conselho de Supervisão do RRF/SEFAZ)
15:30 – Fluxo de contratação de estagiários: cota x orçamento – Pedro Henrique Alves de Oliveira (SUAD/SPGG)
15:45 – eSocial – Silvia Mozzini (DNA/DVIDA/SPGG)
16:00 – Intervalo
16:10 – Projeto Envolver – Juntos pela Evolução do RS – Equipe de Governança (SUGEP/SPGG e BTA)

O link para acesso virtual ao evento será divulgado previamente nos grupos de wattsap.


Edição anterior:

No Fórum anterior (janeiro 2022) foi abordada a implementação de tecnologias leves no cuidado com a saúde pela Diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Goulart Molina-Bastos.

Cynthia apresentou um relato sobre o projeto Cuidar mais de quem cuida – implementação de tecnologias no cuidado da saúde e bem estar do colaborador do Cevs. Veja a íntegra da matéria aqui: https://planejamento.rs.gov.br/29-forum-de-gestao-de-pessoas-do-rs-aborda-implementacao-de-tecnologias-leves-no-cuidado-da -saude

Os materiais alusivos a todas as edições do Fórum de GP estão compilados e podem ser consultados por meio do link: https://airtable.com/shreIAJkYW5vliBRp/tblin6UMfwcnsy7k2 .

Com periodicidade mensal, os fóruns são organizados pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), com apoio da Escola de Governo (Egov).

MUDANÇA DE CULTURA – PROJETO ENVOLVER 2022

A partir da próxima semana (21 à 25 de fevereiro) serão iniciadas as ações relativas ao projeto de Mudança de Cultura no Estado para o ano de 2022.

A prática iniciará com reuniões de aproximação entre a equipe de coordenação, composta por servidores do DEGEP/SPGG e a equipe ENVOLVENTE, formada por servidores representantes das Secretarias e Órgãos designados na Portaria SPGG n° 263/2021 e na Portaria SPGG n° 285/2021 (anexas).

Após os alinhamentos iniciais, a condução estará por conta da consultoria parceira BTA, que fomentará programas, tendo por escopo todos os servidores das Secretarias e dos Órgãos do Estado.

O primeiro passo deu-se em 2021 por meio das ações do chamado “projeto ENVOLVER” junto às Secretarias, cujas atividades contemplaram ações de capacitação e de desenvolvimento de lideranças.

Em 2022 o projeto será expandido, abrangendo também os órgãos da Administração Indireta.

O objetivo é construir uma cultura de Estado com comportamentos e ações que promovam melhorias no ambiente de trabalho e entrega de serviços mais qualificados e ágeis ao cidadão.

A governança do projeto é do Departamento de Gestão de Pessoas (DEGEP) da SPGG.

Confira no anexo os resultados do ano de 2021 e a programação para 2022.

SPGG terá projeto piloto de Gestão de Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas

O Governo do Rio Grande do Sul lançou nesta semana o projeto de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas. O processo será adotado como projeto piloto na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e posteriormente expandido para outras secretarias. O trabalho tem como objetivo cumprir com as estratégias das políticas públicas, por meio do desenvolvimento dos agentes públicos, identificando pontos de melhoria e aproveitando competências, além de proporcionar momentos de feedback.

O projeto foi desenvolvido pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas a partir de capacitações realizadas em parceria com a Vamos, conjunto formado pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org, e a organização da sociedade civil Vetor Brasil. “Obtivemos know-how e desenvolvemos a elaboração da matriz de competências dos agentes públicos em conjunto a área de gestão de pessoas setoriais do estado”, afirma a subsecretária Iracema Castelo Branco. Todas as lideranças da SPGG passarão por um alinhamento e trilha de capacitação.

As metas do Acordo de Resultados também estão dentro do projeto e serão desdobradas até o nível de Departamento, e o atingimento das metas fará parte do desempenho do servidor. Para o secretário Claudio Gastal, o projeto agrega ao serviço público pois “desenvolve os agentes para melhor cumprir as estratégias e prevê a construção de uma matriz de reconhecimento não pecuniário àqueles que se destacam”.

Texto: Thais D’Avila

Fonte: https://planejamento.rs.gov.br/spgg-tera-projeto-piloto-de-gestao-de-desempenho-e-desenvolvimento-de-pessoas

TOQUE DE INSPIRAÇÃO

A sugestão dessa edição é o vídeo de Clóvis Barros Filho, entitulado “Três definições de Amor”. Confira: https://youtu.be/vbnkdTjFv_E