Portal SUGEP

Inova nº 39

“Fico muito feliz com o avanço na gestão de pessoas do nosso Estado”. Eduardo Leite, Governador do Estado do RS, em 07 de dezembro de 2021.

INTRA EQUIPES BTA

No dia 10 de dezembro, realizou-se o último intraequipes deste ano do Departamento de Gestão de Pessoas do RS. Ao longo do segundo semestre de 2021, ocorreram três encontros sob a condução da Consultoria BTA com o intuito de fortalecer as lideranças e seus adjuntos/substitutos na sinergia como time.

“O Intra equipe é um momento fundamental para nos aproximarmos como pessoas e colegas. Acredito que essa conexão é um dos alicerces para construir a cultura de Estado desejada, ou seja, que através dos comportamentos possamos alcançar a melhoria no ambiente de trabalho e consequentemente a entrega de serviços mais qualificados.” Renata Quinteros Borba, Chefe da Divisão de Planejamento e Gestão de Pessoas.

“Excelente o trabalho desenvolvido pela BTA, onde podemos compartilhar experiências e ver em prática as teorias ensinadas.” Leonardo Pietrobon, Chefe da Divisão de Estruturas e Projetos.

“Achei excelente ter este momento no intraequipes, onde foi possível praticar a escuta ativa, estávamos todos ali presentes de corpo e alma e isto é muito importante para a nossa saúde mental.” Gleice Wattimo, Chefe Substituta da Divisão Nuclear Analítica de Pessoas.

Balanço de fim de ano apresenta as principais ações de gestão voltadas aos servidores públicos:

Com a participação especial de Leandro Karnal, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) realizou nesta quarta-feira (15) um evento de fechamento das ações relacionadas à gestão de pessoas no Governo. A subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Iracema Castelo Branco, apresentou as principais conquistas da pasta para os agentes públicos, como a criação de uma matriz de competências, a capacitação de lideranças para a mudança de cultura organizacional e a abertura de concursos públicos. O titular da SPGG, Claudio Gastal, pontuou também que outros fatores, como um melhor ambiente e estrutura de trabalho também fazem parte desta preocupação com os servidores.

Gastal afirmou que já obteve o aval do governador Eduardo Leite para continuar avançando em várias frentes, como gestão por desempenho, valorização e engajamento e atração e seleção de pessoas. “Eu ficarei muito feliz se conseguir deixar para quem vier depois de mim, a construção, o legado e o que deve ser continuado para avançar”.

O evento contou também com os parceiros técnicos da secretaria para a execução de diferentes atividades. Letícia Biaggioni, coordenadora da Fundação Lemann e representante da parceria Vamos, Faviane Teixeira, gerente de Governos da Vetor Brasil, Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, parceira no projeto Envolver e Martha Campello, Consultora da BTA, representando o parceiro técnico do Projeto Envolver. A participação do governador Eduardo Leite se deu em vídeo. Ele garantiu que já no começo de 2022 o governo deverá apresentar um projeto de Política de Gestão de Pessoas, com o objetivo de tornar permanentes as conquistas obtidas até agora.
Meditação é uma ferramenta poderosa

Karnal fez questão de iniciar a apresentação afirmando que é gaúcho de São Leopoldo. As raízes de Karnal, um dos pensadores mais populares do país na atualidade, pontuaram toda a apresentação. Com o tema central “Equilíbrio Emocional”, a palestra exclusiva para os agentes públicos do Rio Grande do Sul, destacou a importância da meditação e do aprendizado permanente, para alcançar melhores resultados no trabalho e na vida. “Eu preciso de desafios, pensar diferente. Por isso é válido perguntar: o que você aprendeu em 2021? O que você criou de novo? Que trilhas de formação seguiu? Que livros, que TEDS, que cursos?”, provocou.

O historiador também destacou a meditação e o olhar para si como uma poderosa ferramenta para manter o equilíbrio emocional em tempos tão tensos. “Precisamos aprender a respirar, ter consciência do corpo e perceber o pensamento e também escolher bem que tipo de informação consumimos”, recomendou.
Texto: Thaís D’avila, Ascom/SPGG

O evento está no Youtube e pode ser visto acessando este link: https://www.youtube.com/watch?v=e-ignTGeqm4.

REUNIÃO COM O GOVERNADOR

No dia 07 de dezembro, reuniram-se, no Palácio Piratini, com o Governador Eduardo Leite integrantes da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do RS e dos parceiros apoiadores do fortalecimento da área de gestão de pessoas do RS: Vamos/Vetor. O objetivo do encontro foi demonstrar a construção desde 2019 de um viés mais estratégico à área de gestão de pessoas do nosso Estado, além de apresentar o planejamento das propostas para área de gestão de pessoas do RS para 2022.

FÓRUM DE GESTÃO DE PESSOAS

No dia 17 de dezembro acontecerá o 28º Fórum de Gestão de Pessoas do RS. Estarão na pauta os seguintes assuntos:

9h30: Abertura
-9h35: Feedback sobre o 27º Fórum, Inova RH .° 39 e Temáticas para os Fóruns de 2022 (Andrea Pasquini, DEGEP)
– 9h40: Perspectiva das atividades realizadas no ano de 2021 e planejamento para 2022 (Iracema Branco, SUGEP, Andrea Pasquini, DEGEP, Anelize D’ávila Ferreira, EGOV, Carla Bravo, DMEST)
– 10h30: Pesquisa de Clima e Engajamento (Diônifer Silveira e Gleice Wattimo, DNA)
– 10h50: Intervalo
– 11h: Entrando no Clima para o Engajamento (Ana Cláudia Souza Vazquez, Professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre)

Os materiais das pautas de todas as edições do Fórum de GP está diponível em: https://airtable.com/shreIAJkYW5vliBRp/tblin6UMfwcnsy7k2

CONFRATERNIZAÇÃO DO DEGEP

Ainda no dia 17 de dezembro às 13:00 hs acontecerá a confraternização de fim de ano dos servidores do Departamento de Gestão de Pessoas.

Serão informados avisos gerais pela Diretora de Gestão de Pessoas do RS, Andrea Pasquini, e após, o espaço será para confraternização geral.

PÍLULAS DE CONHECIMENTO

A inteligência emocional potencializando a sua carreira
Izabela Mioto

“Ao acordar em uma segunda-feira pela manhã, quando toca o despertador, qual é o seu sentimento? Qual significado o trabalho tem na sua vida? Você tem conseguido se divertir enquanto trabalha?

Se as respostas para essas perguntas não forem as mais produtivas, referencio que você não está sozinho”.

Continue esta interessante leitura no arquivo anexo.