Portal SUGEP

Inova nº 37

“O que eu penso não muda nada além do meu pensamento. O que eu faço a partir disso, muda tudo!”

Leandro Karnal

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

No dia 28 de outubro, dia do servidor público, acontecerá a 2ª Edição do Sarau Digital em uma edição especial do Esse Papo me Interessa.

O evento está sendo organizado para lembrar e valorizar o dia dos Servidores Públicos e será um lindo momento de entrosamento, descontração e arte!

Assim como no ano passado, todos(as) os(as) servidores(as) do Estado estão convidado(as) a compartilharem suas habilidades artísticas, inclusive a fotografia. Então, se você tem algum talento, compartilhe-o com os colegas no dia do evento, todos adorarão conhecê-los também! A inscrição deve ser feita por meio do link https://forms.gle/cgws1AAEPLzgJwez7 até o dia 19 de outubro.

Não deixe de se inscrever e ajude-nos a divulgar o evento repassando esta informação aos seus colegas em sua Secretaria ou Órgão através do e-mail ou nos grupos de wattsap.

Contamos com a participação de tod@s!

OFICINA DE PRÁTICAS E DÚVIDAS REFERENTE AO TREINAMENTO ON-LINE PRÉ INGRESSO

No dia 06 de outubro de 2021 no auditório Paulo Freire do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) aconteceu a primeira oficina de capacitação sobre o pré-ingresso de servidores.

O evento virtual coordenado pela Divisão de Provimento e Vacância (DPROV) do Departamento de Gestão de Pessoas (DEGEP / SPGG) contou com a participação de treze Secretarias e Órgãos do Estado e teve como objetivo sanar dúvidas e promover na prática os conceitos do treinamento anteriormente ocorrido em 04 de outubro, com a colaboração do Departamento de Perícia Médica do Estado (DMEST) e da Divisão Nuclear de Pessoas (DNA / DEGEP).

A transação pré-ingresso consiste numa nova funcionalidade desenvolvida no sistema de Recursos Humanos do Estado (RHE), para que as setoriais de gestão de pessoas possam inserir os dados relativos de servidores de cargos comissionados que estão ingressando no Estado ou mudando de função.

A descentralização da atividade que até então executada pela DPROV para as setoriais de gestão de pessoas, representa um ganho de eficiência no fluxo de entrada de servidores, uma vez que o início da apresentação do servidor ao Departamento de Perícia Médica do Estado (DMEST) ocorre por meio do sistema RHE já no momento da autorização da nomeação pela Casa Civil. Esse procedimento encurtará o tempo entre a emissão do laudo médico de aptidão para o trabalho e a publicação do Ato de nomeação.

Uma segunda etapa do evento está prevista para o início de novembro e será divulgada oportunamente, um fim de contemplar como Secretarias e Órgãos que não participaram da primeira etapa. Está sendo disponibilizado manual de capacitação aos participantes do processo.

MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO

O servidor Márcio Benites, Chefe da Seção de Seção de Ingressos e Registros (SIR) da Divisão de Provimento e Vacância (DPROV) do Departamento de Gestão de Pessoas (DEGEP/SPGG) foi reconhecido pelo trabalho e desempenho da sua equipe, sendo agraciado com a Medalha do Mérito Administrativo da Brigada Militar e Diploma assinado pelo Governador do Estado, Eduardo Leite.

A condecoração foi entregue em uma Cerimônia simbólica no Teatro São Pedro do dia 04 de setembro.

A equipe DPROV tem orgulho de seus colaboradores! Parabéns Márcio e equipe pela dedicação, empenho e eficiência.

“O resultado é importante, no entanto as pessoas são essenciais.”

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO DA ESCOLA DE GOVERNO

A Escola de Governo convida os gestores para contribuírem com a elaboração do Plano Anual de Capacitação (PAQ) 2022!

O Plano anual de capacitação 2022 da Escola de Governo é o instrumento norteador das capacitações a serem customizadas e ofertadas em 2022. É elaborado a partir da estratégia de governo, das prioridades da área de gestão de pessoas, e também das propostas de capacitações recebidas das áreas do executivo. Com isso o edital em anexo, busca a participação das áreas para proporem as capacitações que desejam ofertar em parceria com a EGOV, ou que desejam realizar para o desenvolvimento de suas equipes. As participações são abertas até 30/10 para todas as ações desejáveis para ano de 2022 e deve ser realizado exclusivamente por meio do endereço eletrônico https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScKPHS0vKQ1gUXlGd0223xqE1pkx1J9RRq3Qf45gDQkp5pOng/viewform.

Em anexo neste material segue o edital com maiores informações.

O contato da EGOV para eventuais comunicações é escoladegovernors@planejamento.rs.gov.br.

Comunicação Assertiva e Influência é tema do 25º Fórum de Gestão de Pessoas do RS

O equilíbrio entre forma e conteúdo foi um dos conceitos defendidos e demonstrados, em sua própria fala, pelo consultor e professor de Comunicação e Negociação Guilherme Miziara na quarta-feira, 29 de setembro, durante o 25º Fórum de Gestão de Pessoas do RS.
Organizado pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), com apoio da Escola de Governo (Egov) e condução do Departamento de Gestão de Pessoas do RS (DEGEP/SPGG) o encontro foi transmitido online e teve como ponto alto a palestra Comunicação Assertiva e Influência, ministrada por Miziara no final da tarde.

“A forma molda o conteúdo”, disse o palestrante, ao abordar o conceito de “equilíbrio da influência”. Mesmo sendo fundamental o domínio daquilo que se diz, as pessoas ouvem como dizemos, ressaltou. Como exemplos, citou as ironias e provocou risos ao simular situações em que discurso e comunicação não-verbal se contradiziam, como nos casos em que alguém diz “bom dia” com entonação e postura desanimadas. “A forma prevalece, por mais interessante que seja o conteúdo’, disse Miziara.

Entre as falhas comuns na comunicação, citou os vícios de linguagem, a leitura excessiva de slides; o uso de estrangeirismos, de termos técnicos e de siglas sem apresentá-las por extenso. Quando se sabe muito sobre um assunto, é comum pensarmos que as outras pessoas também o dominem – é a “maldição do conhecimento”, expressão cunhada por Steven Arthur Pinker, explicou. Em geral, são falhas cometidas sem que o emissor se dê conta. É o que ocorre quando os objetivos de quem fala se sobrepõem aos do público.

O 25º Fórum, aberto com o tradicional retorno sobre a edição anterior, abordou ainda temas como Sarau Digital, seleção de multiplicadores do projeto Envolver, contratação temporária, III Jornada de Saúde do Servidor, avaliação e prazos para atendimentos de solicitação pela Perícia, plano anual de capacitação da EGOV para 2022, diretrizes para o retorno às atividades presenciais e E-Social. Confira aqui o material completo desta e das demais edições: https://airtable.com/shreIAJkYW5vliBRp/tblin6UMfwcnsy7k2.

Organizados mensalmente, os fóruns de gestão de pessoas são direcionados a departamentos de Recursos Humanos e têm como objetivo compartilhar informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual.

O próximo Fórum está previsto para o dia 27 de outubro às 14:00 horas.


Fonte: Adaptado do site da SPGG.

3° WORKSHOP DE LÍDERES DE GESTÃO DE PESSOAS DO ESTADO

No dia 06 de outubro, as lideranças da área de Gestão de Pessoas reuniram-se para o 3° Workshop realizado em parceira com a Consultoria BTA. Ao longo do segundo semestre deste ano, ocorreram três encontros: o primeiro (23/06) teve como escopo demonstrar a evolução da gestão de pessoas do RS; o segundo (18/08) foi um momento de integração entre os participantes e alinhamento acerca da importância estratégica da área de gestão de pessoas do Estado; e, por fim, o terceiro encontro, os participantes tiveram a oportunidade de realizar um teste de perfil da consultoria BTA com o intuito de gerar não só o autoconhecimento das alavancas individuais, como do próprio time. Ao final, restou combinado a manutenção desses encontros para 2022, bem como ressaltada a importância de um painel de dados gerencial referente à área de pessoal.

2° INTRAEQUIPES REALIZADO PELA CONSULTORIA BTA NO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS DO RS

As lideranças do Departamento de Gestão de Pessoas do RS reuniram-se no dia 08 de outubro para a segunda prática com a Consultoria BTA. O objetivo dos encontros tem por escopo fortalecer as relações interpessoais do time e buscar o constante alinhamento e sinergia no trabalho em conjunto na obtenção de resultados. O último encontro deste ano já está marcado para o dia 10/12.

“Enquanto liderança da DCOMP considero que a equipe já nasceu dentro dessa mudança e conseguimos introjetar os direcionadores de cultura, mesmo que empiricamente. Enquanto grupo de lideranças dentro do DEGEP estamos caminhando para exercitar mais os valores “A gente dialoga, participa e colabora”; “Fazer bem feito sempre” por meio de reuniões de debate, feedbacks construtivos e projetos em conjunto. Consideramos os projetos bem desafiadores, muito mais do que os comportamentos. Com a abertura para reflexão e melhoria, sinto que estamos muito perto da cultura desejada, sempre buscando melhorar em todos os processos.” Paula Prux. Chefe da Divisão de Gestão por Competências – DCOMP.

“A dinâmica provocou reflexões e trouxe um momento informal entre as liderança, que nos aproximou e trouxe o caráter humano para o primeiro plano. Excelente experiência.” Pedro de Paula. Chefe Substituto da Divisão de Gestão de Estruturas e Projetos.


“O encontro Intraequipe, coordenado pela BTA, vinculado ao Projeto Envolver, foi uma oportunidade para melhor conhecermos os demais colegas em posição de Liderança e, por conseguinte, melhor conhecermos a nós mesmos. Ao refletirmos e externalizarmos as nossas visões, temos um melhor panorama para servir de coração.” Leonardo Justino. Chefe da Divisão de Benefícios e Vantagens.

PÍLULAS DE CONHECIMENTO

O gestor direto e o desenvolvimento de equipes de alto desempenho – parte 2

No Artigo, a autora revela quais são as “Cinco Conversas de Coaching” que o gestor precisa praticar com seus times para desenvolver equipes de alto desempenho e maximizar o potencial humano.

Confira em https://www.linkedin.com/pulse/o-gestor-direto-e-desenvolvimento-de-equipes-alto-parte-piccini/?trackingId=A9A1WHAYspu%2FezWdiAOTbA%3D%3D.