Portal SUGEP

Inova nº 30

“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados”. Mahatma Gandhi.

18º Fórum de RHs do RS, ocorrido em 24 de fevereiro de 2021, aborda preparação de servidores para aposentadoria

Mesmo almejada, uma aposentadoria representa uma mudança brusca na rotina de qualquer pessoa. Este processo, se não for bem planejado, pode gerar uma série de incertezas. Na 18ª edição do Fórum de Recursos Humanos do RS, realizada na tarde desta quarta-feira (24/2), o caminho de preparação para a vida pós-trabalho foi um dos temas abordados no encontro.

O chefe de Serviço no Departamento de Desenvolvimento de Pessoas do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), Paulo Renato Petry, foi um dos convidados e trouxe aos cerca de 200 servidores presentes no fórum virtual a experiência do TJRS com o Programa de Preparação para a Aposentadoria “Novos Horizontes”, hoje um evento oficial no calendário do TJRS e que já conta com 26 edições realizadas.

No programa, promovido de uma a duas vezes por ano e destinado a servidores que estão a pelo menos 5 anos da habilitação para a aposentadoria, são realizadas 17 palestras com temáticas que abordam a vida pós-trabalho. De acordo com Petry, os encontros têm por objetivo servir como uma preparação para o novo período, buscando minimizar conflitos próprios do final de carreira, além de conduzir o cursista a enxergar a aposentadoria como um prêmio e um reconhecimento.

“O programa é uma forma de valorização às pessoas que dedicaram seus melhores anos de vida ao Judiciário. É uma entrega que merece ser valorizada”, destacou.

Outros temas:

Além da participação do TJRS, o fórum, promovido pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), também trouxe orientações apresentada pelo servidor Diônifer Silveira sobre o preenchimento do módulo presente no Portal do Servidor (RHE) para Declaração de Bens e Renda. Explicações sobre a situação atualizada em relação aos servidores que ingressaram no subsídio remuneratório a partir das mudanças em legislações realizadas em 2019 e 2020 foram ainda abordadas no encontro pelo servidor Leonardo Justino.

O rompimento do vínculo com a administração após aposentadoria a partir da Emenda Constitucional 103/2019, que introduziu mudanças nas regras previdenciárias tanto para empregados quanto aos servidores públicos, foi o tema destacado pelo servidor Vinícius Xavier.

O Fórum contou também com a participação da diretora da Escola de Governo (Egov), Anelize Ferreira, da diretora substituta do Departamento de Gestão de Pessoas do RS (DGP), Cidene Rodrigues da Silva, e do servidor do DGP/SPGG, Diônifer Alan da Silveira.

Iniciativa da SPGG, o Fórum de RHs é realizado uma vez ao mês e busca o compartilhamento de informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual.

Texto: Vagner Benites, Ascom/SPGG

Evento debate gestão de pessoas e cultura organizacional com a presença de lideranças do governo

Trabalho de mapeamento da cultura organizacional já se encontra em andamento com escutas de servidores

Apresentar a continuidade de um trabalho que já vem sendo realizado no governo com foco nas pessoas, na melhoria dos ambientes de trabalho, das condições dos servidores, e em entregas à sociedade de serviços modernos e ágeis para transformar o serviço público. Essa foi a pauta do seminário sobre atuação da Subsecretaria de Gestão de Pessoas e do projeto Cultura Governo RS – Nosso Jeito de Ser e Fazer, realizado na tarde desta quarta-feira (24/2). Organizado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o encontro reuniu o governador Eduardo Leite, o vice-governador Ranolfo Viera Junior, secretários e representantes de órgãos do governo estadual, além dos parceiros do projeto, como a Comunitas e a consultoria BTA.

Na primeira etapa do encontro, a subsecretária de Gestão de Pessoas, Iracema Castelo Branco, tratou de ações já promovidas na área de gestão de pessoas, como o Qualifica RS, programa pioneiro no RS, implantado em 2019 e que já recrutou mais de 40 profissionais nas secretarias de Planejamento, Educação, Obras, entre outras. Após, foi apresentado o projeto de cultura organizacional que está em andamento no governo, conduzido pela BTA. O trabalho se propõe a mapear a cultura atual, por meio de escutas com servidores e líderes, análises de cenários e worskshops com o público interno.

Conforme Leite, a mudança de paradigma de gestão de pessoas no setor público integra um plano de governo. “As entregas são realizadas por meio de pessoas. Precisamos mudar a forma de fazer esta gestão, garantindo a valorização e o engajamento de todos”, afirmou.

Para o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, o compromisso de todos é fundamental para o alcance dos resultados. “Não adianta apenas definir metas, é preciso proporcionar um ambiente para o cumprimento delas, de compreensão e valorização dos servidores”, acrescentou.

Os encontros, que ocorrem de forma on-line, vêm sendo realizados e seguem até o fim de março.

Nova Estrutura Básica da Secretaria de Desenvolvimento, Governança e Gestão

Foi publicado no Diário Oficial do dia 24/02 a nova estrutura básica da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

Conforme o decreto, a secretaria tem como área de atuação coordenar a elaboração e exercer o monitoramento do Plano Plurianual e da Lei Orçamentária Anual; promover estudos e pesquisas socioeconômicos, produzir e analisar estatísticas e dados; atuar de forma intersetorial nas diversas áreas do Governo; administrar o patrimônio e transporte oficial; administrar o Centro Administrativo do Estado; promover políticas de gestão de recursos humanos; coordenar a elaboração e exercer o monitoramento dos Planos Regionais de Desenvolvimento; entre outras competências.

A publicação também aponta a organização da secretaria, que é subdividida em cinco subsecretarias:

• Administração Central de Licitações
• Planejamento
• Administração
• Patrimônio do Estado
• Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

A Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas está organizada da seguinte forma:
– Departamento de Gestão de Pessoas:
1. Divisão de Planejamento de Gestão de Pessoas;
2. Divisão de Provimento e Vacância;
3. Divisão de Gestão de Estruturas e Projetos;
4. Divisão de Benefícios e Vantagens;
5. Divisão de Gestão de Pessoas por Competências; e
6. Divisão Nuclear Analítica de Pessoas.

– Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador:
1. Divisão de Atendimentos;
2. Divisão de Médico-Pericial;
3. Divisão de Saúde do Trabalhador; e
4. Divisão Psicossocial e Promoção à Saúde.

– Departamento Escola de Governo:
1. Divisão Administrativa Escolar; e
2. Divisão de Planejamento e Tecnologias Educacionais.

Relatório de Gestão

Como mais uma forma de comunicação e de transparência dos projetos e das ações desenvolvidas pelo Departamento de Gestão de Pessoas do RS, que impactam os demais RHs do Estado, compartilhamos os relatórios consolidados das Divisões do Departamento de Gestão de Pessoas.

O relatório em anexo refere-se ao bimestre novembro e dezembro de 2020.

Toque de Inspiração

Sobre o que queremos e não queremos das lideranças:

Ao longo da pandemia, uma pergunta feita frequentemente foi: que tipo de líderes precisamos neste momento? Que características e traços as lideranças deveriam apresentar para lidar de forma mais efetiva com os vários desafios trazidos pela Covid-19 e pelo mundo pós-pandêmico? As discussões normalmente tendiam a ressaltar as várias virtudes que os líderes deveriam mostrar. Empatia. Compaixão. Vulnerabilidade. Apoio e suporte ao seu time. Estas respostas não deveriam causar surpresa. Afinal, quem discorda que uma liderança deve demonstrar compaixão pelo sofrimento alheio? Quem nega que ela deve se mostrar aberta a entender as variadas dificuldades que um momento como este traz a cada pessoa? Quem refuta que, quando o próprio líder admite sua vulnerabilidade emocional, ele permite que os outros vocalizem seus receios e dúvidas com mais facilidade, o que aumenta a conexão com o time? Ninguém coloca em disputa que essas qualidades sejam desejáveis. Mas o que se pode questionar é até que ponto elas realmente estão presentes nas nossas lideranças.

Confira a íntegra deste interessante artigo no link:

https://gptw.com.br/conteudo/artigos/o-que-queremos-das-liderancas/?utm_campaign=great_news_-_fevereiro_-_2021_-_v2&utm_medium=email&utm_source=RD+Station