Portal SUGEP

Inova nº 26

“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.” Ayrton Senna

Instrução Normativa do IPÊ Saúde dispõe sobre a retomada do atendimento presencial

No dia 29 de outubro de 2020, foi publicada no Diário Oficial do Estado (pg.20) a Instrução Normativa IPÊ Saúde nº 04/2020, que dispõe sobre a retomada do atendimento presencial na sede do Ipê em Porto Alegre. O atendimento presencial será retomado a partir de 03 de novembro mediante prévio agendamento eletrônico pelo site do Instituto (www.ipesaude.rs.gov.br).

Para o ingresso e permanência no edifício sede, os usuários são obrigados a observar as medidas sanitárias impostas pelo Decreto 55.241/2020, sendo obrigatória a utilização de máscara facial e álcool gel. A entrada ao edifício será controlada conforme a capacidade de lotação e o teto de operação. O acesso dos usuários será exclusivamente pela entrada da Avenida Borges de Medeiros, salvo aos portadores de necessidades especiais, cujo acesso ocorrerá pela Rua Vicente de Paula Dutra.

No interior do Estado o atendimento presencial na sede das unidades, permanece suspenso, por tempo indeterminado.

Além disso, o Ipê Saúde continuará mantendo os serviços prestados de forma on-line no site do Instituto.

Maiores informações na IN anexa.

Encerramento das atividades da Divisão de Aposentadorias e Movimentação Funcional no DEARH

A Lei Complementar Estadual nº 15.143/18, dispõe sobre a reestruturação do Instituto de Previdência do Estado do RS (IPE Prev), incumbindo-o da competência de gestor único RPPS/RS, competências anteriormente atribuídas à SEPLAG e operacionalizadas pela Divisão de Aposentadorias no âmbito do departamento de Recursos Humanos.
Em abril deste ano, iniciou-se um processo gradual de migração destas atividades ao IPÊ Prev, sendo que a finalização deu-se no último dia 29.
Com o evento, foi possível consolidar a movimentação funcional dos servidores, iniciada em agosto, onde os mesmos tiveram a oportunidade de se manifestar sobre as áreas de interesse, dentro ou fora do Departamento ou Secretaria.
A estruturação do projeto de movimentação funcional pode ser conferida neste link (edição 23): https://airtable.com/tblYFyVgTiKUEqXDk/viw9lvtFilAZVFiRZ?blocks=hide

As remoções, de acordo com os resultados do projeto de movimentação, passaram a ocorrer a contar de 03 de novembro.
O fato, possibilitou também a estruturação das novas Divisões que passarão a compor o DEARH, a saber: Divisão de Gestão por Competências, que atuará na atração e seleção de lideranças (atual QUALIFICA RS), na recepção de novos servidores e no plano de aposentação, bem como na gestão de desempenho, na certificação e na movimentação funcional e a Divisão Nuclear Analítica de Pessoas (DNA Pessoas) que terá as competências de governança, integrações e automações de sistemas e dados em gestão de pessoas, visando inovar e desenvolver abordagens mais humanas a partir dos dados coletados, clima organizacional, gestão do teletrabalho e ponto eletrônico (edição 24) https://airtable.com/tblW0MP4NAuXLnGsM/viwNONLKpvXPAykvc/recrcQ1WxcZelX4HZ?blocks=hide

Finalização dos trabalhos do GT de Teletrabalho

Encerraram-se em 29 de outubro como atividades do GT de Teletrabalho. O grupo, constituído de representantes de todas as razões como Secretarias e vinculadas, designados pelas Portarias nºs 160, 168, 174 e 187/2020 / SPGG, visava à proposição de minuta de normativa para regulamentar o Teletrabalho no Estado do RS, após o teletrabalho em da pandemia.

Os trabalhos iniciados em 1º de setembro, constituíram-se de uma série de reuniões que ocorreram todas as quintas-feiras das 14:00 às 17:00 para debates atinentes à proposta de minuta construída pelo DEARH / SPGG, corrigido em Decretos de Teletrabalho em outros Estados. Como objetivo objetivo contemplar como diferentes realidades e características de cada Secretaria e órgãos.

Além dos encontros para a construção da proposta, por meio de uma Oficina de Co-criação, criou-se, em parceria com a DGTIC, um protótipo de sistema informatizado para gestão do Teletrabalho. Os materiais da Oficina seguem anexos nessa matéria.

Ainda, resultado do trabalho do grupo, será elaborada minuta de Ofício para encaminhamento ao Banrisul, por meio do Secretário da SPGG, propondo a liberação de crédito especial aos servidores para a compra de equipamentos para uso no teletrabalho.

Todo o material do GT, constituído da proposta de minuta de Decreto construído pelo grupo, atas de reuniões e protótipo do sistema, estão compilados no PROA 20 / 1300-0005047-1 que será analisado pela Assessoria Jurídica da SPGG, posteriormente pela Procuradoria Geral do Estado e Gabinete de Assessoramento Especial do Governador.

Dia do Servidor Público

Palestra aborda ressignificações e missão do servidor público

Em alusão ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, a Procuradoria-Geral do Estado promove a palestra “Servidor público e propósito: ressignificações e a importância de sua missão”, nesta sexta-feira (6), às 14h30, com transmissão pelo Portal de Capacitação da PGE e pelo canal da Casa no Youtube.

A servidora da PGE Andrea Quadros Pasquini, atual diretora de Recursos Humanos do RS, vai abordar o tema, sob a mediação da coordenadora adjunta da Procuradoria de Precatórios e RPVs (PPR), procuradora do Estado Lisandra Moraes de Azeredo. A procuradora do Estado Fernanda Cristhina Lolatto será a debatedora.

O evento é uma realização da Escola Superior de Advocacia de Estado Professor Almiro do Couto e Silva (ESAE) e do programa PGE Qualidade de Vida.
Inscrições: https://ead.pge.rs.gov.br/course/view.php?id=625.

Evento anterior:
A semana do servidor público promovida pela SEPLAG também foi marco de participação e adesão dos servidores do Estado. As programações ocorridas de 26 até 29 de outubro, contemplaram palestras e um sarau digital, com a apresentação de artistas locais: os próprios servidores públicos demonstraram suas habilidades com música, instrumentais, artes manuais, entre outros. Confira em: https://airtable.com/tbl2MBLKbZmZgBCiu/viwLtW5t4hBv0wjZK/reczjdIuloju0sNgE?blocks=hide

Ação Social de Natal

O Departamento de Recursos Humanos promoverá uma ação social para tornar mais feliz o Natal de algumas crianças.
A ação de Natal consistirá em mobilizar pessoas a contribuírem com presentes de Natal solicitados pelas crianças da Instituição Madre Giovana (Bairro Campo da Tuca) e Murialdo (Vila Bita – Bairro Restinga), através de “cartinhas ao Papai Noel”, encaminhadas.

Além disso, serão arrecadadas duzentos e oitenta e duas cestas básicas, para os funcionários terceirizados das equipes de limpeza, manutenção e vigilância do CAFF.

A gestão do ato será feita pelo DEARH com a participação de demais Secretarias e órgãos interessados.

Cada Secretaria ou órgão que aderir, indicará um servidor como referência que será o ponto focal e fará a interlocução entre o DEARH e a própria Secretaria ou órgão.

Sugerimos o prazo de 06 de novembro para a indicação do servidor.

Pílulas de Conhecimento

As Competências do Futuro

Enquanto o futuro do trabalho é tecnológico, o profissional do futuro é aquele que potencializa suas características humanas – como pensamento crítico, inovação, colaboração e flexibilidade cognitiva.

A íntegra deste interessante texto pode ser conferido em: https://frstfalconi.com/competencias/