Portal SUGEP

Inova nº 24

De todas as pessoas que eu conheço o único homem que se comporta de forma sensata é meu alfaiate. Ele tira minhas medidas novas todas as vezes que me vê, enquanto todos os outros continuam com suas medidas velhas e produzidas que eu caiba nelas.
George Bernard Shaw.

Divulgação dos selecionados do QUALIFICA RS para os cargos de Diretor do DGTIC e Chefe da DIRHU + Nova Vaga para Gerente de Projetos Estratégicos da SPGG

No dia 21 de setembro de 2020, com a participação dos entrevistadores convidados que conduziram a seleção, a equipe do QUALIFICA RS apresentou os resultados do processo que escolheu o novo Diretor de Governança da Tecnologia da Informação e Comunicação – DGTIC – e da Divisão de Planejamento de Recursos Humanos -DIRHU.

Para o primeiro cargo, foi selecionado o candidato Jeferson Rech Padilha, atualmente servidor da Prefeitura de Porto Alegre e dentre as suas competências, destacam-se: Graduação em Administração pela UFRGS (2005), MBA em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela FGV (2010) e Mestrado em Design Estratégico pela UNISINOS (2020), bem como experiência na Coordenação de Governança e TI na Prefeitura de Porto Alegre e professor e conteudista na FUNDATEC e na UNISC.

Para a chefia da DIRHU a escolhida foi Renata Quinteros Borba, servidora da SEPLAG e estava lotada no Departamento de Perícias Médicas – DMEST. Renata é graduada Administração de Recursos Humanos pela Unisinos (2009), possui MBA em Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional – IBGEN (2011) além de diversos cursos e treinamentos na área de Gestão de Pessoas e gerenciamento de Projetos. Já atuou como Analista Administradora na DIPES/SEPLAG, na coordenação do PROSER – área de Saúde do Trabalhador – no DMEST, bem como foi Supervisora de Treinamento e Desenvolvimento na Stemac Grupos Geradores (2010-2013) e Analista de Treinamento na Stemac Grupos Geradores (2008-2010).

Desejamos boas vindas e êxito aos colegas nas novas funções!

Agradecimentos também ao colega Luiz Antônio de Oliveira que esteve à frente da DIRHU nos últimos quatro anos e que agora está se afastando da condução da Divisão para se dedicar a projetos pessoais, mas continua contribuindo na função de Chefe Substituto.

Atualmente, a vaga de Gerente de Projetos Estratégicos na SPGG cujas inscrições encerraram-se em 02 de outubro de 2020, conta com trinta e nove inscrições e a expectativa de conclusão do processo é o fim de outubro. Maiores informações no site https://qualificars.rs.gov.br

Treinamento dos Entrevistadores do QUALIFICA

No dia 30 de setembro de 2020, às 16 hs, ocorreu treinamento com equipe de entrevistadores, especialistas da área de educação infantil, para a preparação das entrevistas do Qualifica RS para as vagas de Coordenador Pedagógico e Diretor da Escola Infantil do CAFF.

O treinamento visa à orientação das diretrizes básicas do processo de seleção (como as dinâmicas em duplas, demonstração das ferramentas e recursos das entrevistas, formação de agenda e impedimentos dos entrevistadores), bem como, a metodologia do QUALIFICA RS e os seus objetivos.

Participaram do treinamento, onze entrevistadores convidados para o processo, incluindo profissionais da iniciativa privada, bem como servidores de órgãos públicos municipais de Porto Alegre e de outras Secretarias e órgãos do Estado do RS.

Pesquisa de Engajamento no âmbito da SUGEP

No período de 14 a 22 de setembro de 2020, foi aplicada no âmbito da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da SEPLAG, pesquisa para apurar o nível de engajamento, de motivação e de satisfação dos servidores.

A pesquisa foi parte de uma atividade do Programa de Formação em Gestão de Pessoas, em que o RS faz junto com outros oito Estados brasileiros, na Fundação João Pinheiro, de Minas Gerais.

Dos cento e quarenta e oito servidores da Subsecretaria, obtiveram-se um total de noventa e sete respostas (65% de retorno).

O resultado da pesquisa demonstrou o alto grau de engajamento, mesmo em momento histórico tão crítico de pandemia e instabilidades sociais, políticas e pessoais.

Agradecimentos aos servidores que contribuíram com a pesquisa. O diagnóstico permitirá planejar ações que sejam mais adequadas às necessidades e potenciais das pessoas que fazem parte do time da Subsecretaria de Gestão de Pessoas.

Treinamento sobre Gestão do Ponto Digital e App do Servidor

Na terça-feira, dia 22 de setembro, às 14 horas, foi realizado o treinamento “Gestão do Ponto Digital e App Servidor” através de uma parceria entre a EGOV, DEARH, DIPES/SEPLAG e LABINOVA. O evento contou com os palestrantes Jéssica Gertz, Patrícia Scotta , Katyene Barreto e Lucas Benz, todos da SEPLAG.

O treinamento teve como objetivo explicar as funcionalidades do sistema do ponto para os seus usuários, bem como demonstrar ferramentas disponíveis no sistema que auxiliam a gestão do ponto digital pelos gestores e RHs. Após, foi demonstrado o aplicativo App Servidor e as suas funções que já estão disponíveis para os servidores, como a consulta do contracheque ou ainda a solicitação de férias.

O evento foi divulgado para todo o Estado e teve 235 inscrições de diversas Secretarias e órgãos, dentre eles SEPLAG, SEDUC, SES, SEMA, SEFAZ, SOP, STAS, FGTAS, FAPERGS e SUSEPE. Além dos temas tratados pelos palestrantes, foram sanados dúvidas e questionamentos dos servidores quanto ao uso do sistema e do App, lançamentos e ferramentas disponíveis aos usuários.

O treinamento está disponível no link: https://drive.google.com/file/d/17k7ZEybiOcIilGNeq61OlfT6eUl4x8Fl/view?usp=sharing

Vale conferir!

FÓRUM DE RH 13ª edição do Fórum de RH no Estado do RS

No dia 30 de setembro de 2020 realizou-se, de forma virtual, o 13º Fórum de RH no RS. O destaque do evento foi o benchmarking realizado com o Estado de Goiás, que contou com a presença da Subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Gilsa Costa, que falou sobre: Atuação Estratégica na Área de Gestão de Pessoas: seus desafios e caminhos possíveis, trazendo as experiências e os resultados alcançados.

A apresentação completa pode ser vista através do link: https://drive.google.com/file/d/181EGdy4iMA_0fyV55kZvkdmFftF6WZOu/view?usp=sharing

As demais pautas do fórum trataram de:

a) Airtable: InovaRH e Fórum de RHs; feedback da avaliação do 12° Fórum de RH; nova vaga do Qualifica; férias e questionamento referente ao Provimento n.° 63/2020 do MP/RS; e IN 09/2020: breves considerações do e-mail encaminhado pela SUGEP, por Andrea Pasquini, do DEARH/SUGEPE/SEPLAG;

b) Programação da Escola de Governo de outubro, por Anelize Ferreira, da EGOV/SUGEPE/SEPLAG;

c) Módulo de férias desenvolvido no IF-RHE por Juliana Debaquer, da SEFAZ; e

d) Informativos DMEST, por Carla Bravo, do DEMEST/SUGEPE/SEPLAG.


Os materiais completos estão disponíveis em\\seplagpaefs02.seplag.intra.rs.gov.br\DEPARTAMENTAL\SUGEP\DEARH\_DEARH\06-FórumRH\13° Fórum_agosto 2020 e também podem ser acessados através do link: https://airtable.com/shreIAJkYW5vliBRp/tblin6UMfwcnsy7k2

NOVA ESTRUTURA DO DEARH

No dia 02 de outubro de 2020, a Diretora do Departamento de Recursos Humanos da SEPLAG, Andrea Pasquini, reuniu os servidores para apresentar a nova estrutura que está sendo proposta para o Departamento.

Segundo a apresentação, o novo Departamento buscará atuar de forma mais estratégica em relação aos Recursos Humanos. Para tanto, contará com duas novas Divisões, a saber: Divisão de Gestão por Competências, que atuará na atração e seleção de lideranças (atual QUALIFICA RS), na recepção de novos servidores e no plano de aposentação, bem como na gestão de desempenho, na certificação e na movimentação funcional; a Divisão Nuclear Analítica de Pessoas (DNA Pessoas) terá as competências de governança, integrações e automações de sistemas e dados em gestão de pessoas, visando inovar e desenvolver abordagens mais humanas a partir dos dados coletados, clima organizacional, gestão do teletrabalho e ponto eletrônico. As novas Divisões serão lideradas pelos servidores Paula Prux e Dionifer Alan da Silveira, respectivamente. Com o intuito de estabelecer parcerias, fortificar os projetos e buscar a sinergia necessária para agregar valor público nas entregas, buscar-se-á em várias dessas propostas a integração de participantes da Divisão de Pessoal da SPGG, DMEST e Escola de Governo, entre outros.

Ainda, farão parte da nova estrutura: a Divisão de Planejamento e Gestão de Pessoas – DIPLAN – (atual DIRHU), liderada por Renata Quinteros Borba, a Divisão de Provimento e Vacância – DPROV, liderada por Jaluza Peres de Souza, a Divisão de Gestão de Estruturas e Projetos – DIGEP – (atual DIMOD), liderada por Leonardo Pietrobon, e a Divisão de Vantagens e Benefícios – DIBEN – (atual DIVAN), liderada por Leonardo Justino.

A atual Divisão de Aposentadorias – DIARP – em breve será extinta, tendo em vista a absorção das competências relativas à aposentadoria de servidores pelo Ipê Prev, conforme a Lei 15.143/2018. Assim, a atual DIARP deixará de existir e a sua atual gestora, Letícia Rosa Roque, passará a compôr o quadro da Assessoria Jurídica da SEPLAG, com foco na área de gestão de pessoas.

TOQUE DE CUIDADO

Você se considera uma pessoa corajosa?

“ … Existem vastas pesquisas relacionando a capacidade de agir com coragem (ou não) a características pessoais mensuráveis e controláveis. Para começar, existe o nosso nível de autoeficácia, termo cunhado por Albert Bandura, que seria a confiança que temos na nossa própria capacidade de lidar com os desafios. A crença de que “somos capazes” faz a diferença quando chega o momento de agir com coragem. Existe também a nossa autoestima, um fator psicológico mais conhecido e aprendido, pelo menos parcialmente, que também pode afetar o nosso julgamento da própria capacidade de superar tarefas desafiadoras e arriscadas, assim como a presença da ansiedade…”.

O excerto acima foi retirado do artigo “Como encontrar e exercitar a coragem” de Manfred F. R. Kets de Vries e pode ser conferido na íntegra em: https://hbrbr.com.br/como-encontrar-e-exercitar-a-coragem/