Portal SUGEP

Governo do Estado lança nova plataforma de educação digital para servidores

Ambiente virtual desenvolvido pela Escola de Governo conta com novos recursos didáticos e de acessibilidade

Publicação: 

Danielle Calazans (à dir.) participou da live ao lado de Anelize Davila e Ana dal Ben. - Foto: Lucas Motzkus, Ascom/SPGG

O governo do Estado, por meio da Escola de Governo (EGov), lançou nesta terça-feira (11) a nova plataforma de educação digital voltada a servidores do Rio Grande do Sul. A EGov RS Digital foi apresentada em uma live organizada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e está aberta a todos os servidores da administração estadual. No evento, que contou com a participação da secretária Danielle Calazans, da subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SPGG (Sugep), Ana dal Ben, e da diretora da EGov, Anelize Davila Ferreira, foi divulgado ainda o cronograma de cursos previstos para o segundo semestre de 2023. 

Mais de 300 pessoas acompanharam o encontro online, que introduziu o novo ambiente virtual da EGov na versão beta. Entre as mudanças, estão novos recursos didáticos e de acessibilidade. “É muito importante trabalhar a capacitação dos servidores e hoje lançamos uma versão muito mais amigável da plataforma EGov, pela qual os servidores conseguirão encontrar sua trilha de desenvolvimento de forma muito mais tranquila e harmônica”, salientou a secretária Danielle, lembrando que o site continuará sendo aprimorado no decorrer do ano. 

A secretária da SPGG falou sobre a importância da plataforma EGov. - Foto: Lucas Motzkus, Ascom/SPGG

EGov 

A Escola de Governo é o departamento da Sugep responsável pela promoção e organização de fóruns, cursos e capacitações, voltados para servidores estaduais. As aulas podem ser presenciais, online ou em formato híbrido. Através de parcerias com outras instituições, os cursos também incluem, entre os alunos, servidores de outras esferas.  

“O lançamento da nova plataforma EGov é uma ação direta de entrega do objetivo estratégico do governo que se refere à valorização e ao desenvolvimento dos servidores, para que possamos entregar os melhores serviços para a população gaúcha. A Escola de Governo tem o desafio de chegar a mais de 119 mil servidores e, para isso, nada melhor do que ser digital”, declarou a subsecretária Ana.  

– Acesse o novo portal

Cronograma 

A partir de agosto, serão promovidos cursos de diversas temáticas voltados às altas lideranças, como Diversidade e Inclusão no RS. Também estão na pauta da Escola de Governo cursos voltados para líderes de pessoas, entre os quais está o workshop sobre mediação de conflitos. Outro destaque é a capacitação sobre a nova Lei de Licitações e Contratos, tema atual que exige atualização dos servidores. “Estamos passando por um momento de mudança em relação à nova legislação e este curso foi o mais pedido do estado”, explicou Anelize, diretora da Egov.  

O cronograma de cursos e capacitações planejados para o segundo semestre segue os resultados do Plano Anual de Qualificação (PAQ) – 2023. Elaborado a partir do diagnóstico da necessidade de capacitação de servidores, o PAQ é realizado com a participação de órgãos da administração direta e indireta do Estado. O instrumento norteia as ações anuais de capacitação da EGov, com o objetivo de atender a Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. 

Experiência do usuário 

Para avaliar e melhorar as funcionalidades da nova plataforma da EGov, serão selecionados quatro servidores de cada nível de liderança do Estado para participarem da Experiência do Usuário. Serão três sessões presenciais nas quais serão ouvidos os feedbacks e as necessidades dos voluntários, a fim de refinar a experiência na plataforma.  

Texto: Karine Paixão, Ascom/SPGG