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Escola de Governo e Arquivo Público promovem oficina sobre gestão documental

Professores defenderam a participação de todos os servidores na gestão dos documentos produzidos pelo Estado

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O auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na região central de Porto Alegre, recebeu servidores de diversas secretarias e órgãos do governo estadual nesta sexta-feira (24) para o primeiro encontro do workshop “Gestão Documental: Estruturação e Aplicação do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade”. A oficina foi promovida pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) em parceria com a Escola de Governo (EGov), ambos vinculados à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).  

O workshop ficou a cargo dos professores convidados Francisco Cougo Jr., da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Clarissa Schmidt, da Universidade Federal Fluminense (UFF), parceiros da equipe técnica do Arquivo.  

“O workshop é de extrema importância para conscientizar sobre a relevância da gestão documental no Estado”, declarou a diretora do APERS, Aerta Grazzioli Moscon. “A atualização e a ampliação dos instrumentos são essenciais para a gestão, a preservação e o acesso dos documentos públicos, e a participação dos colegas é fundamental para assegurar que esses instrumentos sejam abrangentes e atendam plenamente todas as funções do Estado”, completou. 

A apresentação buscou estimular a estruturação colaborativa dos novos instrumentos de gestão documental do Poder Executivo estadual e habilitar os agentes públicos à aplicação do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade de Documentos, entre outros objetivos. Dentro da administração pública estadual, o Plano de classificação e Tabela de temporalidade indicam quais documentos eliminar ou guardar permanentemente.    

“Política de gestão de documentos é um conjunto de diretrizes, normas e instrumentos que possa atravessar a realidade de todos os órgãos e instituições do Estado, para garantir modernização, melhorias dos processos, governança e serviços ao cidadão”, salientou Francisco. “Cada servidor tem um papel importante na política de gestão de documentos e pode colaborar através da utilização das ferramentas de execução. Até chegarmos ao destino do documento, que compreende sua eliminação ou guarda permanente, é necessário fazer algumas coisas antes, como classificá-los e avaliá-los”, acrescentou Clarissa.  

Durante a oficina, também foram apresentadas ao público informações sobre a história e as funções do APERS e do Sistema de Arquivos do Estado do Rio Grande do Sul (SIARQ/RS), gerenciado pelo departamento. Os próximos encontros serão realizados nos dias 1º e 8 de dezembro, com um total de 18h/aula.  

Texto: Ascom/SPGG