Portal SUGEP

Escola de Governo conclui curso sobre Gestão de Projetos

Publicação: 

Curso foi realizado ao longo de três dias na Escola de Governo - Foto: Lucas Motzkus, Ascom/SPGG

Foi encerrado, nesta quarta-feira (26), o curso Dominando a Gestão de Projetos, atividade presencial oferecida pela Escola de Governo (EGov), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), em parceria com a Escola Nacional de Educação Pública (Enap). Dirigida a servidores, a capacitação de 21 horas teve início na segunda-feira (24) no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF).

O curso recebeu 119 inscrições, dentre as quais 35 servidores foram selecionados: três servidores federais, quatro municipais e 28 estaduais, sendo 19 da SPGG. “A justificativa do aluno no momento da inscrição é muito importante para que seja selecionado. Ele deve dizer a razão de querer participar do curso. Pelo nosso critério, são selecionados aqueles que já exercem uma atividade relacionada ao tema”, explica a Analista de Gestão Pública Itanajara Neves, da EGov.

Assinamos com o Enap em 2020 e, mesmo durante a pandemia, trouxemos os melhores cursos para nossos servidores. Nosso diferencial, na Escola de Governo, é a capilaridade, pois nossaatividades não são direcionadas apenas ao executivo estadual, mas também às esferas federal e municipal, pontua Anelize D’Ávila, diretora da EGov.

A ministrante do curso foi a pós-doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Simone Portella Teixeira de Mello. “O curso é direcionado a quem tem interesse em gestão de projetos no setor público. Trabalhamos as ferramentas e técnicavoltadas para comunicação, estrutura organizacional, matriz de responsabilidades, poder e interesse, aquisições e riscos. São estas as técnicas que ajudarão no melhor desempenho da gestão, destaca.

Para Simone, a gestão de projetos é uma área estratégica que se tornou essencial: “O curso forma gestores a partir da elaboração de projetos, e é importante frisar que qualquer pessoa é capaz de fazer um projeto, não é um bicho-de-sete-cabeças.  A metodologia utilizada no curso é a andragógica, modelo de educação de adultos no qual as experiências de vida do aluno são usadas como meio de aprendizado.

Um novo curso presencial em parceria com o Enap está previsto pela Escola de Governo ainda para o primeiro semestre de 2023.

docente

Simone Portella Teixeira de Mello é mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutora em Administração pela UFSC. É avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, e colaboradora da Enap. Atualmente, é professora associada da Faculdade de Administração e de Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPELe docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede, na mesma instituição. 

 

Texto: Karine Paixão, Ascom/SPGG