Portal SUGEP

Equipe de governança do Projeto Envolver realiza reunião presencial

Publicação: 

O Projeto Envolver – Juntos pela evolução do RS, começou em plena pandemia, no início de 2021. De lá para cá foram dezenas de reuniões em plataformas virtuais, concentradas em centenas de horas ao longo do ano. Em 2022, o projeto que prevê a mudança da cultura organizacional no Estado, deu a largada do segundo ciclo ainda com as medidas restritivas vigorando. Nesta semana, entretanto, as consultoras Aldina Vikberg e Alice Hosken da Betania Tanure Associados, parceira técnica do projeto, chegaram a Porto Alegre para reuniões com os novos secretários que assumiram em abril.

Nesta quarta-feira, a equipe de governança do projeto teve sua primeira reunião presencial no Caffworking, e o encontro marcou um balanço positivo do projeto. “Temos muito trabalho pela frente, mas vemos que a semente foi lançada e os frutos vão aparecendo”, disse a subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Iracema Castelo Branco.

A consultora Alice Hosken destacou que, embora seja um único governo, cada órgão tem suas particularidades e que conhecer a realidade de cada um contribui para o entendimento do todo. Já Aldina Vikberg pontuou que os encontros presenciais fazem muita diferença no engajamento das lideranças no projeto e que deve ser definida uma periodicidade para que isso aconteça.

O diretor de projetos da Comunitas, entidade que patrocina o Envolver, Thiago Milani, também participou da reunião e afirmou que o projeto já é um case de sucesso. “Quando se está no Governo, parar para fazer uma reflexão é muito difícil, diante de todos os problemas a serem resolvidos. O Projeto Envolver está conseguindo trazer as lideranças para pensar em mudanças de cultura que vão se refletir em todos os agentes públicos.”

A diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (Degep), Andrea Pasquini enfatizou que o projeto vem numa crescente e o analista de projetos do Degep, Dionifer Alan Silveira acrescentou que o Departamento conta também com outras ferramentas, como a Pesquisa de Clima e Engajamento, que são formas de ouvir os agentes públicos. Iracema concluiu que as lideranças têm um papel fundamental de passar a ideia de construção de uma nova cultura organizacional aos demais servidores. “As lideranças passam, os agentes públicos ficam”, destacou.

As reuniões de governança da equipe do Envolver acontecem todas as quartas-feiras. Também participaram do encontro, Caroline Assmann (Sugep), Thais D’Avila (Comunicação SPGG), Ana Teresa (Comunitas), Gleice Wattimo (Sugep), Flavia Aquina (BTA) e Debora Aquino (Sugep).

Para saber mais sobre o Projeto Envolver, acesse: planejamento.rs.gov.br/projeto-envolver

Texto: Thais D’Avila, Ascom/SPGG

Fotos: Lucas Motzkus, Ascom/SPGG