Portal SUGEP

EGov promove curso sobre comunicação para altas lideranças

Com alunos de diversas secretarias, atividades seguem até o dia 12

Publicação: 

- Foto: Laiz Oliveira, Ascom/SPGG

Nesta sexta-feira (1º), teve início o curso Comunicação de Alto Impacto para Líderes Estratégicos, promovido pela Escola de Governo (EGov), departamento da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC). A primeira aula da capacitação, que é voltada para lideranças do governo estadual, ocorreu no Auditório da Procuradoria-Geral do Estado, em Porto Alegre, durante os turnos da manhã e da tarde, contemplando duas turmas e quase 100 alunos. No total, serão três encontros, sendo o primeiro presencial e os dois seguintes online, de forma síncrona.  

“Uma competência importante para o exercício da liderança é o poder de compartilhar uma visão de futuro com a equipe, e isso só é possível através da comunicação eficaz”, declarou a subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep), Ana Dal Ben. “A boa comunicação, para além de gerar propósito e engajamento, tem o potencial de multiplicar a liderança: a obstinação na direção dos objetivos deixa de ser de uma pessoa para ser do time”, completou. 

Com carga horária de 10 horas, o curso traz entre os objetivos ampliar a capacidade de desenvolver conceitos e ideais com clareza, além de focar no estabelecimento da comunicação empática. “Este foi um dos temas mais solicitados no levantamento de necessidades de capacitação que realizamos ao final de 2022, através de uma consulta às secretarias do Executivo”, lembrou a diretora da EGov, Anelize D’avila. 

Algumas das áreas compreendidas pela capacitação são comunicação não violenta, escuta eficaz, relacionamento interpessoal e gerenciamento de conflitos. A ministrante é a professora Vívian Rio Stella, da Fundação Dom Cabral. Com pós-doutorado em linguística, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a docente tem ampla experiência com educação corporativa.  

EGov   

A Escola de Governo é o departamento vinculado à Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep), da SPGG, responsável pela promoção e organização de fóruns, cursos e capacitações, voltados para servidores estaduais. As aulas podem ser presenciais, on-line ou em formato híbrido. Por meio de parcerias com outras instituições, os cursos também incluem, entre os alunos, servidores de outras esferas de governo.    

Texto: Karine Paixão, Ascom/SPGG