Portal SUGEP

Capacitação “Seleção por Competências com redução de vieses inconscientes” é promovida por meio do programa Fortalecer

Publicação: 

Nos dias 10 e 11/10 (terça e quarta), foi realizada a capacitação Seleção por Competências com redução de vieses inconscientes, na Sala de Inovação da Secretaria da Fazenda do RS (SEFAZ). Conduzido pelas consultoras Giszele Cristiane da Silva e Ellen Regina de Souza, da GESTO, por meio do programa Fortalecer, a capacitação contou também com a presença de Thais de Fabris Vieira, responsável pelo projeto no RS. 

Foram abordados os conceitos essenciais de seleção por competências, com enfoque na entrevista comportamental, papéis e responsabilidades do entrevistador, bem como as mais atuais fundamentações teóricas e orientações para realização de seleções inclusivas, redução de vieses inconscientes, desde a descrição da vaga com maior neutralidade até a listagem final de candidatos aderentes ao perfil da vaga. 

O objetivo do programa Fortalecer é apoiar estados e municípios para que tenham lideranças capazes e comprometidas em entregar resultados para a sociedade nos cargos mais estratégicos do governo, por meio da implementação de políticas exclusivas para lideranças do 1º ao 3º escalão, como é feito nos países integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

Participaram da capacitação servidores da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Secretaria da Educação (SEDUC), Secretaria da Saúde (SES), Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), convidados a atuarem como multiplicadores em seus órgãos de origem, bem como contribuir em futuros processos de seleção do Qualifica RS. Foram 8h de capacitação, com 29 participantes.