Portal SUGEP

48º Fórum de GP tem palestra especial sobre “Relacionamentos Sustentáveis e Segurança Psicológica no Ambiente de Trabalho”

Publicação: 

“Relacionamentos Sustentáveis e Segurança Psicológica no Ambiente de Trabalho” foi tema da palestra do 48º Fórum de Gestão de Pessoas do Rio Grande do Sul, ministrada pela psicóloga Kellen Munhoz. O evento, realizado pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SUGEP/SPGG) na tarde da última quarta-feira (27), reuniu cerca de 210 servidores da área de gestão de pessoas na modalidade online e contou com a condução da assessora do gabinete da SUGEP, Cristina Carvalho. 

A psicóloga ressaltou que existem quatro bases da segurança psicológica: confiança, respeito mútuo, permissão para vulnerabilidade e abertura à crítica construtiva. “A confiança envolve acreditar que os membros da equipe são confiáveis e agir de forma ética e responsável. O respeito mútuo abrange reconhecer e valorizar as perspectivas, opiniões e experiências de cada pessoa com cortesia, empatia e consideração. Já a permissão para vulnerabilidade envolve criar um ambiente onde os membros da equipe se sintam à vontade para expressar suas ideias, opiniões e preocupações, sem medo de retaliação ou julgamento. Por último, a abertura à crítica construtiva diz respeito a ouvir ativamente, considerar diferentes perspectivas e oferecer sugestões para o crescimento e o aprimoramento”, explica. 

Ainda segundo Kellen Munhoz, a segurança psicológica e as relações sustentáveis “são os pilares que fortalecem o tecido humano das organizações, permitindo que os indivíduos se expressem, se conectem e cresçam juntos, impulsionando a inovação, a colaboração e o sucesso duradouro.” 

Entre as pautas abordadas no evento, foi falado sobre o feedback do 47º Fórum; informações da Semana do Servidor 2023, que ocorrerá de 16 a 27 de outubro e contará com campeonatos esportivos, visitas guiadas, sarau, oficinas, apresentações e corrida do servidor; aviso sobre a reunião de orientação sobre o Decreto Nº 57.196/23 que trata das disposições (04/10 das 14h30 às 16h) e sobre a reunião de orientação sobre aposentadoria (11/10 das 14h às 16h). 

Além disso, foi abordado sobre abono de permanência: como conferir CTC do RPPS; planejamento da Fase 4 do eSocial – Saúde e Segurança do Trabalhador; reestruturação do IPE SAÚDE – LC nº 15.970/23 e as edições enviadas no mês de setembro do Minuto QVT, que trataram dos temas cuidados com a saúde do coração, para que serve a vitamina B12, setembro amarelo pela valorização da vida e saúde e segurança no teletrabalho. 

A Escola de Governo do RS trouxe, também, a programação de cursos e oficinas do mês de outubro, entre eles, o curso Liderança Humanizada para equipes de Alta Performance, o episódio 3 da série Líderes que Transformam – Liderança Inspiradora, os cursos V e VI de Gestão de Projetos no Setor Público, o curso V para Altas Lideranças do Governo do RS: Aspectos Importantes para Gestores e Oficinas de Feedback, entre outros. Confira a programação completa em: https://escoladegoverno.rs.gov.br  

Confira os materiais apresentados no 48º Fórum de Gestão de Pessoas do RS clicando aqui. 

 

Fórum de Gestão de Pessoas    

Iniciativa da SPGG, o Fórum de Gestão de Pessoas é realizado uma vez ao mês e busca o compartilhamento de informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todas as áreas de gestão de pessoas do governo estadual.  

  

Texto: Cíntia Esther Fuchs Reis, Sugep/SPGG