Treino Tri completa 15 dias com alta adesão dos servidores
Programa prepara participantes para a 3ª Corrida do Servidor e já mostra mudanças de hábitos
Publicação:

O Treino Tri chegou à metade de seu percurso de treinos com os 30 servidores públicos selecionados para participar do projeto. A iniciativa da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), em parceria com o Wellhub, tem como objetivo preparar os participantes para a 3ª Corrida do Servidor, marcada para 19 de outubro, na modalidade de 3 km.
Quinze dias após o início, o programa registra frequência superior a 80% nos treinos presenciais e on-line e relatos de servidores que já incorporaram novas rotinas de saúde e bem-estar. O ambiente foi descrito pelos participantes como colaborativo, com 85% destacando integração e fortalecimento de vínculos no grupo. O programa apresentou o relatório de monitoramento da primeira quinzena.
O secretário de Planejamento, Governança e Gestão em exercício, Bruno Silveira, destacou o alinhamento da iniciativa com a política de gestão de pessoas: “O Treino Tri mostra como é possível integrar gestão de pessoas e políticas públicas. Em 15 dias já temos adesão, mudanças de hábitos e fortalecimento de vínculos entre os servidores, um passo importante dentro da estratégia da SPGG de promover a saúde e a integração no ambiente de trabalho”
Já a subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Ana Dal Ben, reforçou a importância do programa para qualidade de vida dos servidores: “O Treino Tri contribui para a promoção da saúde física e mental dos servidores, criando oportunidades de integração e incentivo à prática esportiva. Nosso compromisso é ampliar iniciativas como essa, que fortalecem o bem-estar e a qualidade de vida no ambiente de trabalho.”
Resultados de saúde e bem-estar
No que se refere aos efeitos percebidos, 90% relataram aumento da disposição física, 80% melhora na qualidade do sono e 85% evolução na autoestima e motivação. Além disso, 70% mencionaram aumento da produtividade, maior foco e melhor relacionamento interpessoal no trabalho.
Entre as mudanças de hábitos, 100% dos participantes afirmaram ter incluído exercícios regulares na rotina, 75% passaram a cuidar melhor da alimentação e 80% perceberam avanços no padrão de sono. Os principais desafios identificados foram a conciliação dos treinos com compromissos pessoais e profissionais (60%), dores musculares e cansaço inicial relacionados ao sedentarismo (40%) e limitações físicas ou familiares que exigiram adaptação (20%).

Avaliação
A avaliação dos parceiros também foi positiva: 95% avaliaram como excelente a parceria com a Movimentação e 90% destacaram o suporte e a variedade de recursos do Wellhub. Relatos mencionaram a diversidade de atividades oferecidas e a inclusão de práticas voltadas ao cuidado com a saúde mental. Histórias pessoais deram destaque à superação de desafios, como a recuperação da autoestima, enfrentamento de doenças e retomada de hábitos saudáveis. Palavras como motivação, disciplina, saúde, amizade e bem-estar foram as mais citadas nos depoimentos dos servidores.
A profissional de Educação Física responsável, Karen de Lima Pereira, avaliou o desempenho dos participantes: “Estamos completando 15 dias de trabalho intenso e muito significativo. Nesse curto período já observamos mudanças importantes: mais disciplina, mais energia e um espírito coletivo fortalecido. Cada desafio enfrentado tem sido transformado em aprendizado, mostrando que juntos conseguimos ir mais longe. Agora, seguimos com ainda mais motivação para os próximos dias, com a certeza de que estamos construindo não apenas uma preparação para a corrida, mas um estilo de vida mais ativo e saudável. O melhor ainda está por vir!”
O que é o Treino Tri
A iniciativa envolve 30 servidores selecionados por sorteio para participar de treinos presenciais em Porto Alegre e atividades on-line, com foco na corrida de 3 km que integra a Semana do Servidor 2025, em 19/10. Além da preparação física, o programa oferece acesso a academias credenciadas, aplicativos de nutrição e saúde mental e acompanhamento profissional.
Marcelo Bergter Ascom/SPGG