Portal SUGEP

SUGEP realiza último Encontro da Rede-Pessoas de 2023

Publicação: 

Na última terça-feira (28), a Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SUGEP), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), promoveu o último Encontro da Rede-Pessoas do ano. Na ocasião, as lideranças de gestão de pessoas do Estado reuniram-se para orientações, esclarecimentos e retrospectiva de 2023 no Lounge de Inovação da Procergs.

Na pauta, foi abordado o lembrete dos últimos dias para inscrição no Lidera RS, que encerra dia 1º/12; a divulgação da 50ª edição do Fórum de Gestão de Pessoas, que ocorre na quinta-feira (30/11); e as explicações sobre as subcomissões de promoções. Além disso, foi falado sobre a experiência da empresa terceirizada Masterplan e os retornos sobre APMs e SST, pelo Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (DMEST/SUGEP/SPGG). Também foi compartilhada a experiência checklist do abono permanência, pelo Departamento Central da Vida Funcional (DVIDA/SUGEP/SPGG); o sistema piloto Central de Atendimento aos Setoriais (CAS), pela Célula de Multiplicadores da Assessoria de Gestão de Pessoas (ASGEP/SUGEP/SPGG); os treinamentos “Rotinas de Setorial de Gestão de Pessoas” e as agendas dos Encontros da Rede em 2024.

A Subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do RS, Ana dal Ben, agradeceu a todos pela presença e engajamento nas reuniões da Rede-Pessoas e ressaltou a importância da consolidação do trabalho e da parceria entre o órgão central e os setoriais de gestão de pessoas. Já a integrante da Célula de Multiplicadores, Cristina Carvalho, ponderou que “o interesse e a motivação da grande maioria das lideranças de GP em fazer parte do grupo possibilita ainda mais a integração e a aproximação.”

Rede-Pessoas

O sistema de gestão estratégica de pessoas, chamado de Rede-Pessoas, foi estabelecido por meio da Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Decreto nº 56.436/2022). Instituída sob a coordenação central da SUGEP, a Rede-Pessoas é formada por Órgão Central, Órgãos Setoriais e Órgãos Seccionais do Estado.

Os encontros ocorrem de forma bimestral, visando alinhamento dos processos realizados dentro das áreas de gestão de pessoas, favorecendo a identificação e a disseminação de inovações e de melhores práticas.

Texto: Cíntia Esther Fuchs Reis, Sugep/SPGG