Portal SUGEP

SUGEP realiza seminário para apresentação do planejamento 2024 à sua equipe de servidores

Publicação: 21

Foto: Cíntia Esther Fuchs Reis, SUGEP/SPGG

Na última segunda-feira (18), servidores dos departamentos, divisões e assessoria da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do RS (SUGEP), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), reuniram-se, no auditório da PGE, para apresentação do planejamento 2024 da SUGEP. O encontro foi conduzido pela Subsecretária Ana dal Ben e pela Subsecretária Adjunta Paula Caffarate.  

O planejamento foi construído em conjunto com as diretorias em quatro encontros, realizados de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024. No primeiro, foi feito o mapeamento das áreas de atuação e omissão em relação às competências da SUGEP; no segundo, foram elaboradas as Matrizes SWOT e PEST; no terceiro, foram mapeadas as ações internas (geração de capacidade institucional e organizativas) e ações externas (entrega de valor para os setoriais e servidores) e no quarto, foi feita a priorização considerando ganhos x complexidade.  

De acordo com a Subsecretária Ana dal Ben, existe uma cadeia de processos para alcançar a geração de valor público. “Primeiramente, é necessário ter qualidade e capacidade institucional, ou seja, fazer bem-feito. Além disso, é muito importante trabalhar a dimensão interna, focando na colaboração, no bom desempenho, em equipes multidisciplinares e no trabalho transversal. Através desse fluxo, o valor público é gerado, bem como a entrega de bons serviços para a Administração Pública Estadual”, ressalta. 

As ações internas e transversais abrangem a ampliação da capacidade institucional, a disseminação de conhecimento e a prestação de melhores serviços para os setoriais. Já as ações externas visam a redução do absenteísmo através da promoção e atenção à saúde, a valorização e o engajamento do servidor, a modernização e a qualificação da seleção e da contratação da força de trabalho, a criação da cultura de gestão do desempenho, o fortalecimento e o desenvolvimento das lideranças e a capacitação das equipes para terem prontidão para prestar bons serviços públicos. 

Com relação às lideranças, a SUGEP traz quatro ações conectadas: O Lidera RS, que está com o primeiro ciclo em andamento, para formar novos líderes; a Academia de Líderes, para atender aos chefes de divisão e diretores adjuntos; o programa para Altas Lideranças, visando trazer insights e boas práticas de liderança ao público-alvo; e o kit Onboarding para as Lideranças, contendo informações essenciais sobre rotinas e boas práticas de gestão para novos líderes. “O kit está em desenvolvimento para ser lançado em breve. A ideia é que, toda vez que um novo líder seja nomeado, ele receba o material de boas-vindas e o link para acesso pela EGOV RS Digital, onde serão disponibilizadas informações essenciais para que a liderança desempenhe o seu papel da melhor forma possível”, explica a Subsecretária Adjunta Paula Caffarate. 

Ao final do encontro, foi aberto espaço para perguntas e sugestões das equipes para inclusão no planejamento. 

 

Texto: Cíntia Esther Fuchs Reis, SUGEP/SPGG