Portal SUGEP

Site da Subsecretaria de Gestão de Pessoas e cartilha da Matriz de Competências são lançados

Material foi apresentado durante o 32º Fórum de Gestão de Pessoas do RS

Publicação: 

 

Está disponível para acesso a partir desta quarta-feira (27), o site oficial da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). O portal foi apresentado durante a 32ª edição do Fórum de Gestão de Pessoas do RS e tem o objetivo de divulgar informações de utilidade pública sobre ações e serviços referentes a área de gestão de pessoas no governo do RS. O trabalho foi realizado, desde outubro de 2021, pela equipe da Sugep juntamente com a Divisão de Tecnologia da Informação da SPGG.

O site conta com as abas: institucional, legislação, serviços, programas, sistemas e Fórum de Gestão de Pessoas (evento mensal que aborda pautas relacionadas ao tema). Também já está previsto no portal o acesso ao Painel Estatístico, uma ferramenta de transparência que fornecerá um panorama dos dados de gestão de pessoas, como carreiras, salários e número de servidores em cada órgão.

Junto com o portal SUGEP, foi lançada a cartilha da Matriz de Competências. Idealizada para servir como uma diretriz única para os agentes públicos do Poder Executivo do RS, o documento centraliza a relação de competências comportamentais que todos os servidores devem buscar desenvolver.

A Matriz de Competências foi construída por uma frente de trabalho composta por agentes públicos das diversas secretarias da administração direta do Estado, de forma que cada um pudesse colaborar com o processo de definição e de descrição das competências, trazendo a realidade e as necessidades do órgão em que atua.

Fórum de Gestão de Pessoas

Iniciativa da SPGG, o Fórum de Gestão de Pessoas é realizado uma vez ao mês e busca o compartilhamento de informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual.

Texto: Cíntia Esther Fuchs, Sugep/SPGG