Portal SUGEP

Servidores participam de iniciativa em alusão ao Outubro Rosa

Publicação: 

Foto para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero - Foto: Laiz Flores, Ascom/SPGG

Servidores e servidoras estaduais lotados(as) no Centro Administrativo do Estado (Caff) participaram na nesta terça-feira (25/10) de uma foto coletiva em alusão ao Outubro Rosa. A ação é dedicada anualmente a chamadas de conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Os acessos aos serviços para o diagnóstico e tratamento também são enfatizados ao longo do mês.

Além da foto coletiva, uma iniciativa da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador, em outubro o centro administrativo ainda recebe iluminação especial na tonalidade rosa, assim como o Palácio Piratini.

Outubro Rosa

Movimento criado em 1990, o Outubro Rosa é lembrado por diversas instituições com o objetivo de motivar mulheres a realizarem exames preventivos, para verificar de forma precoce a existência de qualquer tumor. O câncer de mama é o câncer com maior incidência no mundo, com aproximadamente 2,1 milhões de casos novos estimados em 2018, o que representa 11,6% do total.

No Brasil, excluído o câncer de pele não melanoma, a neoplasia de mama é a mais comum em mulheres em todas as regiões.

Texto: Ascom SPGG e Secom

Edição: Secom