Portal SUGEP

Semana do Servidor 2023 será realizada entre 16 e 27 de outubro

Publicação: 

A Semana do Servidor 2023, que marca as comemorações do Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, terá uma série de ações visando integrar e valorizar os servidores e funcionários da administração pública estadual. Entre 16 e 27 de outubro serão realizadas diversas atividades para aqueles que escolheram servir a população do Rio Grande do Sul.  

“Os servidores desempenham um papel fundamental para as políticas públicas do Estado, sendo os principais responsáveis por colocarem em prática as ações que atendem à população. Na Semana do Servidor buscamos, através das diversas atividades programadas, valorizar esses profissionais e enriquecer a jornada no serviço público”, declarou a titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans. O evento é uma iniciativa da SPGG em parceria com as secretarias da Cultura, da Educação, de Turismo e do Esporte e Lazer. 

O grande destaque deste ano é a primeira edição da Corrida do Servidor, que será realizada em conjunto com o Sistema Fecomércio – Sesc. Serão três modalidades, além de caminhada e corrida para crianças. A largada será no Rótula das Cuias, nas proximidades do Parque Harmonia, em Porto Alegre, e seguirá pela orla do Guaíba. A Corrida do Servidor, que busca promover a qualidade de vida através do esporte, é gratuita e exclusiva para os servidores do Poder Executivo do Estado.  

Na programação ainda estão previstos o Lidera RS, programa que visa desenvolver servidores com perfil de liderança, campeonatos esportivos, serviços e visitas guiadas a espaços culturais e históricos, além do já tradicional Sarau, que chega à sua quarta edição oferecendo um espaço para os servidores compartilharem habilidades artísticas.  

“A Semana do Servidor vai ao encontro da política de gestão de pessoas, que tem como o objetivo o desenvolvimento, a valorização e o engajamento dos agentes públicos. Será uma oportunidade para confraternizarmos, fortalecermos nossos laços e lembrarmos o motivo pelo qual escolhemos servir a população do nosso Estado. Todos estão convidados a participar.”, enfatizou a subsecretária de Gestão de Pessoas, Ana Dal Ben.     

Corrida do Servidor 

A primeira edição da Corrida do Servidor será realizada em 22 de outubro (domingo), a partir das 9h30, em Porto Alegre. A prova será um momento de confraternização e envolvimento dos servidores, que poderão se inscrever nas distâncias de 3km, 5km ou 10km. Também está disponível a categoria caminhada de 3km. O período de inscrições vai de 25 de setembro a 17 de outubro de forma on-line.

Como forma de ajudar os atingidos pelas recentes cheias no Rio Grande do Sul, recomenda-se a doação de um quilo de alimento não perecível no momento de retirada do kit de participação, que deve ser feita no dia do evento, entre 7h e 9h, na Rótula das Cuias. O kit será composto de sacochila, camiseta, joaninhas e número de peito com chip eletrônico, enquanto o kit da caminhada será composto por camiseta e medalha de participação. Não haverá kit para a corrida infantil, que começará às 11h, tendo em vista o caráter não competitivo.

Link para inscrição

Campeonatos esportivos  

Pelo segundo ano seguido, haverá campeonatos esportivos na Semana do Servidor, que serão realizados no Centro Estadual de Treinamento Esportivo, o Cete (rua Gonçalves Dias, 700, Menino Deus, Porto Alegre).  

Beach tennis, futsal feminino, futsal masculino, tênis e vôlei de praia misto fazem parte da programação de 2023. Este ano, a novidade são os jogos para pessoas com deficiência (PCD). Entre as modalidades estão o vôlei sentado e o slalom inclusivo, que trabalha equilíbrio, concentração e agilidade, podendo ser praticada em grupo ou individualmente por equipes formadas por times com pelo menos um atleta PCD.  

As inscrições seguem até 4 de outubro. A taxa será um quilo de alimento por atleta, a ser entregue nos dias de evento de cada modalidade.

Link para o regulamento e para inscrições.     

Sarau do Servidor  

Em 2023, será realizado pela primeira vez de forma presencial e marcará o encerramento das festividades na sexta-feira (27/10), a partir das 16h, em palco montado na área externa do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). Com o tema Sarau espetacular: servir é show, o evento abre espaço para que os servidores compartilhem habilidades artísticas.  

Link para se inscrever

Visitas Guiadas  

As visitas guiadas a alguns dos espaços públicos da Capital, como o Arquivo Público do Rio Grande do Sul, o Palácio de Justiça e o Jardim Botânico também fazem parte da programação. As inscrições para esta modalidade esgotaram-se já no primeiro dia.  

Lidera RS  

Será lançado durante a Semana do Servidor 2023 o Lidera RS, programa criado pela SPGG, por meio da Subsecretaria de Gestão de Pessoas, para identificar e desenvolver servidores com perfil, potencial e motivação para o exercício da liderança. O Lidera RS será apresentado aos servidores na segunda-feira (23/10).  

Food Trucks  

Ainda como parte da programação, será instalado um Food Park no pátio do Caff entre os dias 23 e 27 de outubro.

Texto: Vagner Benites e Karine Paixão, Ascom/SPGG
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom