Portal SUGEP

Segunda turma de servidores celebra formatura do Lidera RS em Porto Alegre

Cerimônia reuniu 49 formandos no auditório do CAFF

Publicação: 

Segunda turma do Lidera RS, servidores de 18 secretarias e 15 municípios - Foto: Matheus Cambraia

O Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre, sediou, na tarde desta quinta-feira (11/12), a cerimônia de formatura da segunda turma do Lidera RS, programa voltado à formação e ao desenvolvimento de lideranças no serviço público estadual. Ao todo, 49 servidores concluíram o percurso formativo e receberam seus certificados.

As certificações foram entregues pela subsecretária de Gestão de Pessoas (Sugep), Ana Dal Ben, e pelo diretor adjunto da Escola de Governo (EGov RS), Daniel Curcio Cardoso. Os formandos representam 18 secretarias e atuam em 15 municípios gaúchos, evidenciando o alcance transversal do programa na administração estadual.

Ao destacar a importância da iniciativa, Ana Dal Ben ressaltou o papel da liderança no serviço público. “Quando falamos em liderança, falamos de pessoas que inspiram e fazem diferença no dia a dia do cidadão. O Lidera RS prepara servidores para desafios reais, que exigem preparo técnico e sensibilidade”, afirmou. A subsecretária também ressaltou o fato de que 28% dos egressos da primeira edição da formação já ocuparem posições de liderança.

Formação executiva e perfil dos participantes

A segunda turma do Lidera RS passou por uma formação executiva de 132 horas, realizada entre abril e novembro de 2025. O percurso incluiu aulas semanais on-line, na modalidade síncrona, além de quatro encontros presenciais, realizados em Porto Alegre. A estrutura formativa foi organizada em duas trilhas, distribuídas em sete módulos.

O perfil dos formandos revela diversidade de trajetórias e experiências. Os participantes ocupam 25 cargos diferentes, sendo que 60% estão no serviço público estadual há menos de três anos, enquanto 22% possuem entre 10 e 14 anos de atuação. A maioria dos servidores tem entre 31 e 50 anos (80%), 46% possuem especialização, dois terços são mulheres, e 16% se autodeclaram pretos ou pardos.

“Liderança no serviço público é inspirar e fazer a diferença para o cidadão”, destacou Ana Dal Ben na formatura do Lidera RS - Foto: Matheus Cambraia

Mentorias

Representando o conjunto de mentores desta edição, a secretária extraordinária de Relações Institucionais, Paula Mascarenhas, destacou a mentoria como um espaço de troca, escuta e construção coletiva no serviço público. Ao relatar sua experiência, enfatizou o encontro entre servidores de diferentes áreas e trajetórias, unidos pelo compromisso com o fortalecimento do Estado.

“A mentoria valoriza o servidor público, estimula o crescimento na carreira e reforça a confiança de quem escolheu servir à sociedade. É um processo de aprendizado conjunto e de construção de caminhos dentro do Estado”, afirmou.

Rede de Egressos

Durante a cerimônia, o diretor adjunto da EGov RS, Daniel Cardoso, apresentou a Rede de Egressos do LIDERA RS, formada por servidores que concluíram o programa e voltada à manutenção da interação, da troca de experiências e do fortalecimento profissional no serviço público estadual.

A Rede conta com um grupo gestor, composto por egressos eleitos e representante vinculado à Escola de Governo, responsável por planejar e executar suas ações. “A proposta é preservar os vínculos criados no LIDERA e estimular a continuidade do aprendizado e da troca entre servidores”, destacou Daniel. Criada em abril de 2025, a Rede já realizou dois encontros temáticos, voltados ao papel do servidor público e ao desenvolvimento da marca pessoal nas relações profissionais.

Lidera RS

O Lidera RS busca formar novos líderes em potencial para atuação na Administração Pública do RS, conectando e desenvolvendo servidores que tenham perfil de liderança por meio de um percurso formativo inovador e focado no desenvolvimento de competências de gestão. Dessa forma, a partir de um processo seletivo criterioso e inclusivo, serão identificados talentos capazes de atuar como liderança inovadora, motivados para geração de valor público e para ocupar cargos estratégicos.

Entre os objetivos da formação, estão a transformação na administração pública, garantindo servidores que estejam prontos para assumir funções estratégicas e inovadoras; a formação executiva de excelência, oferecendo programas de formação que capacitem servidores com potencial de liderança, impulsionando suas carreiras e maximizando o impacto positivo na gestão pública; e a construção de uma rede de lideranças competentes, com egressos altamente capacitados, promovendo um ambiente de aprendizado contínuo e troca de experiências que eleva a qualidade da gestão pública.

Texto: ASCOM SPGG