Programa de Voluntariado da SEMA RS é destaque no 41º Fórum de Gestão de Pessoas
Publicação:
A 41ª edição do Fórum de Gestão de Pessoas do RS ocorreu na quarta-feira (01/03), de forma online, reunindo cerca de 216 agentes públicos. Comandado pela diretora adjunta de Gestão de Pessoas do RS, Paula Caffarate, o evento contou com a palestra especial sobre o programa de Voluntariado da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), coordenado pela bióloga Clarissa Bandeira.
No Brasil, o voluntariado começou em 1998 e, no Estado do Rio Grande do Sul, em 2002. Em 2017, as unidades de conservação passaram a integrar a Legislação Estadual, e, em 2018, a Sema fez uma Portaria para iniciar os programas de voluntariado em unidades de conservação. A partir de 2020, o programa foi reformulado para atender toda a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura. “Hoje, qualquer departamento pode ter um voluntário para chamar de seu, não precisando ser especificamente para unidades de conservação ou para matérias específicas de conservação. Isso foi essencial para ampliar o programa e não limitar as atividades”, ressalta Clarissa. O intuito é, nos próximos anos, torná-lo um programa de Estado, expandindo-o para outras Secretarias.
Segundo a bióloga, o programa é uma ponte da Sema com a sociedade, que pode participar das ações da Secretaria e a Secretaria consegue incluir a sociedade dentro das suas ações. “Essa é uma das principais formas de incluir a sociedade em ações estaduais, pois os voluntários são pessoas externas que doam seu tempo e sua energia em prol de algo maior”, destaca. É possível realizar o cadastro para o Banco de Voluntários da SEMA a qualquer momento, através do site https://www.sema.rs.gov.br/voluntariado. Os cadastrados recebem avisos logo que são lançados os Editais com as oportunidades e vagas disponíveis.
Além da palestra, o evento contou com o feedback da 40ª edição do Fórum de Gestão de Pessoas e informações sobre os preparativos da Páscoa Solidária 2023; o programa de Ambientação e Integração para os novos servidores, a programação para março e os resultados do Plano Anual de Qualificação (PAQ) da Escola de Governo (EGOV); orientações para elaboração de atos de cedências, designação de substitutos e alteração de nomeados e conversão do tempo especial em comum. O 41º Fórum abrangeu, também, informações sobre os próximos passos do eSocial e a migração de regime pelo RS PREV.
A subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do RS, Iracema Castelo Branco, deixou o seu agradecimento especial às pessoas que participaram da força-tarefa para posse dos servidores do Estado, devido à Lei nº 15.935/2023 que institui o Novo Quadro Geral dos Cargos em Comissão e Funções Gratificadas do Poder Executivo. “A demanda precisou ser realizada em um curto espaço de tempo, mas com o foco, a ajuda e o esforço de todos, o objetivo foi alcançado”, destaca.
Fórum de Gestão de Pessoas
Iniciativa da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o Fórum de Gestão de Pessoas é realizado uma vez ao mês e busca o compartilhamento de informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de Gestão de Pessoas do governo estadual.
Acesse todos os materiais referentes ao 41º Fórum de Gestão de Pessoas do RS e dos demais Fóruns em: https://gestaodepessoas.rs.gov.br/forum-de-gp/
Texto: Cíntia Esther Fuchs, Sugep/SPGG
Revisão: Vagner Benites, Ascom/SPGG