Portal SUGEP

Pesquisa de Clima aplicada na SPGG é pauta de reunião de benchmarking com IRGA

Publicação: 

Foto: Canva

A Divisão Central de Cultura Organizacional e Pesquisa de Clima (DICORP), do Departamento Central de Gestão de Pessoas (DEGEP), pertencente à Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SUGEP), da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), reuniu-se com o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) na última segunda-feira (18). O encontro, realizado de forma virtual, ocorreu para compartilhar detalhes sobre a metodologia da Pesquisa de Clima e Engajamento implantada desde 2021 na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do RS. 

Os agentes públicos Thayse Reinheimer, liderança da DICORP e Gleice Wattimo, liderança adjunta apresentaram os artigos já publicados e o método utilizado, reforçando a importância da ferramenta cujo objetivo principal é identificar a percepção e o sentimento dos agentes públicos em relação à cultura e ao clima organizacionais. Por parte do IRGA, esteve presente a técnica superior administrativo do Departamento de Recursos Humanos, Sandra Mobus. 

 

Pesquisa de Clima e Engajamento 

Utilizada na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão desde 2021, a pesquisa é um dos instrumentos da Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do Estado do RS, sendo um relevante processo que subsidia a tomada de decisão e contribui com a transparência das ações da gestão estratégica de pessoas. 

Na prática, é uma ferramenta que permite a cada agente público expressar a sua opinião sobre o ambiente de trabalho, além de captar a sua energia para servir à sociedade. A participação de cada um é fundamental para ajudar a melhorar os relacionamentos, os processos, a estrutura e o todo.