Portal SUGEP

Palestra especial “Política de Gestão de Pessoas e seus impactos no serviço público” marca 42º Fórum de Gestão de Pessoas do RS

Evento celebrou um ano da Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do Estado

Publicação: 

Na quarta-feira (29/03), o Fórum de Gestão de Pessoas do RS chegou à edição nº 42, de forma online. Realizado pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (Sugep/SPGG), o evento foi conduzido pela diretora de Gestão de Pessoas, Andrea Pasquini, e reuniu 192 agentes públicos das áreas de gestão de pessoas do Estado. O encontro, que comemorou um ano da publicação do Decreto Estadual nº 56.436/2022, que institui a Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, contou com a palestra especial “Política de Gestão de Pessoas e seus impactos no serviço público”, ministrada por Felipe Drumond, consultor na República.org e gerente na EloGroup.

Drumond mostrou como está a administração pública brasileira, trazendo os principais desafios para “avançar na modernização da gestão de pessoas que garanta e gere melhores serviços públicos para a sociedade”. Além disso, apresentou recortes internacionais de evidências do que a Política de Gestão de Pessoas gera no serviço público e qual a sua importância. “O desenvolvimento do Estado e do País está intimamente ligado com melhores políticas nesta área de atuação”, ressalta o consultor.

 

Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

A Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas foi fundamentada na gestão estratégica de pessoas como meio para o alcance dos objetivos das políticas públicas, sob a coordenação central da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SUGEP). Com o objetivo de gerar valor público por meio das pessoas, possui seis pilares fundamentais, que são: Valorização e Engajamento, Gestão por Competências, Atração e Seleção de Pessoas, Gestão de Desempenho, Desenvolvimento e Qualidade de Vida. A PGDP abrange também a Matriz de Competências, que apresenta os comportamentos esperados dos agentes públicos.

Com uma fala alusiva ao aniversário de um ano da Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Iracema Castelo Branco trouxe o histórico de construção, que contou com benchmarkings internacionais, e destacou pontos da agenda pública, que envolve posicionamento estratégico das áreas de gestão de pessoas; qualificação das lideranças para resolução dos desafios postos pela sociedade; seleção de lideranças por competências; mudança de cultura organizacional para comportamentos de maior protagonismo e valorização e desenvolvimento dos servidores para a geração de valor público. “Realizar gestão estratégica de pessoas significa ter os agentes públicos – que são o grande patrimônio do Estado – qualificados, desenvolvidos e alinhados à estratégia do governo”, enfatiza Iracema.

 

Fórum de Gestão de Pessoas 

No Fórum, a nova subsecretária da Sugep, Ana Carolina dal Ben, foi apresentada aos servidores participantes. Ana destacou que está motivada e contente com o novo desafio, disposta a trabalhar em conjunto com todos e disse que seu compromisso é “respeitar o legado construído até aqui, dando continuidade a todos os projetos de gestão de pessoas”.

Além da palestra e da apresentação da Política, foi abordado o feedback sobre a edição nº 41 do Fórum, Páscoa Solidária e vaga do programa Movimenta RS; o Planejamento das Necessidades de Pessoal das Carreiras Transversais (PNP), que atende o pilar Atração e Seleção de Pessoas da Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; e a Instrução Normativa SPGG nº 04/2023, orientações aos órgãos da Administração Indireta e opção remuneratória para CC. Foi explicado, também, sobre o status do envio do eSocial ao ambiente nacional, os procedimentos para a entrega da Declaração de Bens e Rendas e a programação da Escola de Governo (EGOV) para o mês de abril.

Iniciativa da SPGG, o Fórum de Gestão de Pessoas é realizado uma vez ao mês e busca o compartilhamento de informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de Gestão de Pessoas do governo estadual.  

Acesse todos os materiais referentes ao 42º Fórum de Gestão de Pessoas do RS e dos demais Fóruns em: https://gestaodepessoas.rs.gov.br/forum-de-gp/ 

 

Texto: Cíntia Esther Fuchs, Sugep/SPGG 

Revisão: Vagner Benites, Ascom/SPGG