Portal SUGEP

Oficina Mapa de Desenvolvimento de Equipes é realizada com as lideranças dos órgãos setoriais no Encontro da Rede-Pessoas

Publicação: 

Foto: Cíntia Esther Fuchs Reis, SUGEP/SPGG

Lideranças dos órgãos setoriais de gestão de pessoas do Estado participaram, na manhã da última quarta-feira (06), do Encontro da Rede-Pessoas para discutir assuntos referentes à área. O evento foi realizado no auditório do DAER e iniciou com a apresentação da nova subsecretária adjunta de Gestão de Pessoas do RS, Paula Caffarate, e do novo coordenador da Assessoria de Gestão de Pessoas, Luís Antônio de Oliveira. Na sequência, os trabalhos foram conduzidos pelos integrantes da Célula de Multiplicadores da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SUGEP), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) Cristina Carvalho, Débora Aquino, Elvonir Piveta e Pedro Pimenta.

A oficina Mapa de Desenvolvimento de Equipes foi destaque no encontro. Segundo a subsecretária adjunta de Gestão de Pessoas do RS, Paula Caffarate, o intuito da metodologia é engajar e guiar as lideranças nas reflexões para elaboração do Mapa de Desenvolvimento das suas equipes para subsidiar a oferta de capacitações pela nossa Escola de Governo. “Para isso, a construção do mapa será realizada pelas lideranças de todo Estado por meio da metodologia Flow, que pressupõe a identificação dos conhecimentos que a equipe já domina, ou seja, o seu Flow e aqueles que ainda precisa desenvolver”, ressalta Paula.  

Após as orientações práticas e metodológicas sobre a oficina, as lideranças receberam uma cópia da Matriz Flow e o desafio de identificar os conhecimentos que contribuem nas equipes para entregar os resultados esperados e os pontos que precisam ser aperfeiçoados. Entre março e abril de 2024, serão realizadas novas turmas da oficina com chefias de divisão, coordenadores de assessoria e diretores de departamento de todas as Secretarias e Órgãos; em abril, será feita a consolidação dos dados e apresentação do Mapa de Desenvolvimento construído e, a partir de maio, será realizado o planejamento e a contratação de soluções educacionais a serem ofertadas. 

Outro tema destaque foi o programa Partiu Futuro, compartilhada pelas integrantes do Departamento de Políticas para a Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), Bruna Rossi Koerich e Úrsula Maria C. Lied. Com a iniciativa do Gabinete do Govenador (GVG), o programa conta também com a atuação da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e Secretaria da Educação (SEDUC), nos eixos Estágios, Aprendizagem Social e Aprendiz – Escolas Técnicas. 

De acordo com Bruna, o objetivo é aproximar jovens em vulnerabilidade social ao mundo do trabalho. “O público-alvo são jovens entre 14 e 24 anos de idade, alunos do ensino médio da rede pública ou que já tenham concluído o ensino médio, que tenham sua família cadastrada no CadÚnico e que pertençam a municípios de atendimento prioritário no Programa RS Seguro – Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Santa Maria, São Leopoldo e Viamão”, explica a Analista Socióloga. Já Úrsula informou os próximos passos do programa. “Neste ano, de março a abril, o processo licitatório estará em tramitação; em abril, será feito o cadastro dos cursos no MTE e a seleção dos jovens; em maio, será iniciado o percurso teórico com elevação de competências e em junho, será dado início ao percurso prático”, afirma a Analista de Gestão Pública. 

Além disso, foi apresentada a Carta de Serviços da Escola de Governo do RS (EGOV) pela diretora Anelize D’avila, que oferta soluções educacionais disponíveis, soluções educacionais customizadas sob demanda, soluções educacionais com base no mapa de desenvolvimento, EGOV Digital, estúdio e sala de aula, consultoria EGOV e banco de docentes. Conforme Anelize, a carta apresenta “um compilado dos serviços corporativos oferecidos pela EGOV à Administração Direta e Indireta do Poder Executivo do RS, e tem o intuito de fortalecer a atuação transversal para capacitação e desenvolvimento dos servidores, visando a prestação de serviços públicos excelentes à sociedade gaúcha.” 

Também foram compartilhadas ações inovadoras da Célula de Multiplicadores pelo analista engenheiro Pedro Pimenta, como a página Área do Setorial disponível no site gestaodepessoas.rs.gov.br (exclusiva para atender as demandas dos órgãos setoriais de gestão de pessoas do Estado) e os dados levantados em relação à Central de Atendimento ao Setorial (CAS), também disponível no portal. Ainda por parte da Célula de Multiplicadores, foi apresentado o projeto Boas Práticas nas Secretarias do RS e solicitada a participação no levantamento dos pontos prioritários para o Hackathon 2024, pela assessora especial Cristina Carvalho. 

 

Rede-Pessoas 

O sistema de gestão estratégica de pessoas, chamado de Rede-Pessoas, foi estabelecido por meio da Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Decreto nº 56.436/2022). Instituída sob a coordenação central da SUGEP, a Rede-Pessoas é formada por Órgão Central, Órgãos Setoriais e Órgãos Seccionais do Estado. 

Os encontros ocorrem de forma bimestral, visando alinhamento dos processos realizados dentro das áreas de gestão de pessoas, favorecendo a identificação e a disseminação de inovações e de melhores práticas. 

Texto: Cíntia Esther Fuchs Reis, SUGEP/SPGG