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Metodologia da Pesquisa de Clima e Engajamento é tema de benchmarking junto a entidades de outros Estados

Fiocruz, do Rio de Janeiro, e Secretaria de Estado de Administração e Gestão do Amazonas solicitaram informações sobre o método desenhado pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e utilizado na SPGG desde 2021

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Imagem: Canva

A Divisão Central de Cultura Organizacional e Pesquisa de Clima (DICORP), do Departamento Central de Gestão de Pessoas (DEGEP), pertencente à Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SUGEP), da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), realizou dois encontros virtuais com equipes de instituições de outros Estados que solicitaram informações sobre a metodologia da Pesquisa de Clima e Engajamento implantada desde 2021 na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do RS.

Na sexta-feira passada (14), ocorreu o benchmarking com Catharine Peres, chefe de divisão da seção de Educação Corporativa e Ambiente da Bio-Manguinhos, da Fiocruz, do Rio de Janeiro, e, na última terça (18), foi promovida reunião com Andréa Barros Bandeira de Melo, Secretária Executiva de Administração e Gestão do Amazonas e Alice Nunes Tavares Soledade, Coordenadora de Gestão.

Os agentes públicos Thayse Reinheimer, liderança da DICORP, Gleice Wattimo, liderança adjunta, e Dionifer Silveira apresentaram os artigos já publicados e o método utilizado. Além disso, as demais participantes compartilharam os desafios de suas entidades quanto à modelagem e implantação e reforçaram a importância da ferramenta cujo objetivo principal é identificar a percepção e o sentimento dos agentes públicos em relação à cultura e ao clima organizacionais.

 

Saiba mais sobre a Pesquisa de Clima e Engajamento

Utilizada na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão desde 2021, a pesquisa é um dos instrumentos da Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do Estado do RS, sendo um relevante processo que subsidia a tomada de decisão e contribui com a transparência das ações da gestão estratégica de pessoas.
Na prática, é uma ferramenta que permite a cada agente público expressar a sua opinião sobre o ambiente de trabalho, além de captar a sua energia para servir à sociedade. A participação de cada um é fundamental para ajudar a melhorar os relacionamentos, os processos, a estrutura e o todo.

Em breve, os resultados da pesquisa aplicada em novembro de 2022 e o andamento das ações de melhoria serão apresentados às lideranças de cada subsecretaria e compartilhados com os demais agentes públicos da SPGG.

Benchmarking com Catharine Peres, chefe de divisão da seção de Educação Corporativa e Ambiente da Bio-Manguinhos, da Fiocruz, do Rio de Janeiro
Reunião com Andréa Barros Bandeira de Melo, Secretária Executiva de Administração e Gestão do Amazonas e Alice Nunes Tavares Soledade, Coordenadora de Gestão