Portal SUGEP

Lideranças dos Órgãos Setoriais reúnem-se para compartilhar experiências e tratar de assuntos referentes à área de Gestão de Pessoas

Publicação: 

A Subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do RS, Ana dal Ben, conduziu o evento. Foto: Cíntia Esther Fuchs Reis, Sugep/SPGG

Na quarta-feira (12/07), a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, por meio da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SUGEP/SPGG) realizou o 2º encontro presencial do ano da Rede-Pessoas, no Lounge de Inovação da PROCERGS. Estiveram presentes 31 lideranças dos Órgãos Setoriais de Gestão de Pessoas e 1 representante do departamento responsável pela folha de pagamento do Estado (DGF) para tratar de pautas pertinentes à área. O evento foi conduzido pela Subsecretária de Gestão de Pessoas, Ana dal Ben e organizado pela equipe da Célula de Multiplicadores da SUGEP. 

Entre os assuntos abordados, falou-se sobre os acessos concedidos ao Qlik Sense e a agenda de treinamentos do sistema RHE, que terá início em agosto do presente ano; avisos sobre a solicitação de adesão às Atas de Registro de Preços do sistema de Gestão de Compras do Estado; e o compartilhamento de experiências das lideranças dos Órgãos Setoriais de Gestão de Pessoas que estiveram presentes nos eventos TOP 10 e CongregaRH. O TOP 10 visou promover a educação e o desenvolvimento de soluções criativas valorizando e investindo nas pessoas e o CongregaRH ocorreu objetivando demonstrar como a Visão Sistêmica pode motivar pessoas a se tornarem agentes de mudança e transformação. Ambos os eventos foram realizados no mês de junho, sendo o Top 10 na modalidade online e o CongregaRH, presencial. 

Além disso, foram apresentadas as etapas do fluxo de solicitação e prorrogação do processo de Cedências com Designação de FG e, logo em seguida, foi feita uma dinâmica em grupos para analisar o fluxo do processo e pensar nas melhores soluções. 

 

Rede-Pessoas 

O sistema de gestão estratégica de pessoas, chamado de Rede-Pessoas, foi estabelecido por meio da Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Decreto nº 56.436/2022). Instituída sob a coordenação central da SUGEP, a Rede-Pessoas é formada por Órgão Central, Órgãos Setoriais e Órgãos Seccionais do Estado. 

Os encontros ocorrem de forma bimestral, visando alinhamento dos processos realizados dentro das áreas de gestão de pessoas, favorecendo a identificação e a disseminação de inovações e de melhores práticas. 

  

Texto: Cíntia Esther Fuchs Reis, Sugep/SPGG