Portal SUGEP

Liderança, propósito e valor público em transições de governo é tema do Ciclo Lideranças Transformativas do RS

Publicação: 

Na terça-feira (29/11), a Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SUGEP/SPGG), por meio da Escola de Governo (EGov), promoveu mais um encontro do Ciclo Lideranças Transformativas do RS. Liderança, propósito e valor público em processos de transição de governo foi o tema do encontro, que contou com a palestra do mestre em Economia, ex-secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Fabrício Marques.  

O evento, que tem por objetivo proporcionar o engajamento das lideranças do setor público e fomentar estratégias inovadoras para o desenvolvimento de equipes, reuniu cerca de 124 pessoas na modalidade online. Segundo Marques, é possível perceber que nos últimos cinco anos a discussão sobre a importância das lideranças vem ganhando corpo principalmente no ambiente universitário e no terceiro setor, “que inclusive estão muito esperançosos que neste momento de transição de governo, os governos estaduais eleitos coloquem a agenda da liderança como agenda central na formação de times.”  

O mestre em Economia ressaltou ainda que não existem boas políticas públicas e bons governos sem boas lideranças. “Mais do que ter conhecimento técnico, o que é extremamente necessário, as grandes lideranças precisam também trabalhar o lado pessoal, cultivando os melhores sentimentos para coordenar grandes times com suas complexidades”, finalizou.  

 

Texto: Cíntia Esther Fuchs, Sugep/SPGG

Revisão: Vagner Benites, Ascom/SPGG