Portal SUGEP

Inova nº 44

“Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!”

Mario Sergio Cortella

Trabalho realizado na SPGG é destaque em evento sobre gestão pública em Brasília

A diretora de Gestão de Pessoas da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep), Andrea Pasquini, palestrou nesta sexta-feira (20) no encontro Prefeitos do Futuro, em Brasília. O evento, que está na quarta edição, tem o objetivo de levar exemplos e experiências inovadoras para gestores municipais.

Andrea falou, entre outros temas, sobre a experiência da mensuração de engajamento no RS, através de projeto piloto realizado na Secretaria de Planejamento Governança e Gestão e Secretaria da Cultura em 2021. Conforme Andrea, foi apresentada a experiência de aprendizado e de internalização do projeto de mapeamento da pesquisa de clima e engajamento do Estado, “que representa um importante canal de comunicação com todos nossos servidores”. “Quando propiciamos espaços de melhorias construídos em conjunto, engajamos e criamos mais sinergia para produção de resultados”, destacou.

O Prefeitos do Futuro é voltado para quem atua em gestões municipais e reuniu 35 palestrantes sobre diferentes temas relacionados à inovação em diversas áreas como saúde, educação, gestão de pessoas e gestão ágil. Mais de quatrocentas pessoas participaram do evento, entre prefeitos e secretários de municípios.

Texto: Thais D’Avila, Ascom/SPGG

Fonte: http://intranet.seplag.intra.rs.gov.br/index.php/2022/05/20/trabalho-realizado-na-spgg-e-destaque-em-evento-sobre-gestao-publica-em-brasilia/

RELATÓRIO 1° QUADRIMESTRE DE 2022

No último dia 10 de maio foi encaminhado à Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, para compilação e posterior envio ao gabinete da SPGG, o relatório do primeiro quadrimestre de 2022.

O documento contempla as metas do Departamento para o ano de 2022, bem como os resultados alcançados no período de janeiro à abril.

Confira a íntegra em anexo.

PROJETO DE DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO – Apresentação às Subsecretarias

Nos dias 24, 26, 27 e 31 de maio e no dia 03 de junho a equipe da Divisão Central de Gestão do Desempenho e do Desenvolvimento de Pessoas (DIDEP) fará a apresentação aos Subsecretários da SPGG.

O Projeto de Desempenho e do Desenvolvimento tem o objetivo de formular estratégias e implementar a gestão por competências no Estado. Proporcionará autoconhecimento, autodesenvolvimento com capacitações e benefícios não-pecuniários. Neste primeiro momento, inicia-se o piloto na SPGG para posteriormente ser implementado de forma escalonada às demais Secretarias da esfera Executiva.

Realizaremos, ainda, no mês de maio e início de junho, seis reuniões para apresentação do Projeto para as Subsecretarias. Confira o cronograma anexo.

FÓRUM DE GESTÃO DE PESSOAS

No próximo dia 25 de maio, ocorrerá de forma virtual, das 14 às 17 horas, o 33° Fórum de Gestão de pessoas do RS, organizado pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP) e coordenado pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DEGEP), ambos da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão – SPGG, com a seguinte programação:

14h: Abertura

14h5: Feedback sobre o 32º Fórum, Inova DEGEP.° 44 (Andrea Pasquini, DEGEP)

14h10: Parecer nº 19.407/22 – Orientações sobre a Lei Complementar Federal nº 191/22 – vantagens temporais (Leonardo Justino/DVIDA)

14h30: Revisão Geral Anual, Lei 15.837/22 – novas tabelas de remunerações e subsídios (Juliana Debaquer, Subsecretária Adjunta do Tesouro do Estado)

14h50: Fase 2 eSocial – Eventos não Periódicos (Silvia Mozzini, DNA/DVIDA)

15h10: Orientações para abertura do ciclo de promoções 2022 das Carreiras Transversais (Quadro-Geral, Técnicos de Nível Médio e Analistas de Projetos e Políticas Públicas), (Luis Oliveira/DIPLAN, Leonardo Justino/DVIDA e Márcia Becker/CELIC)

16h: Intervalo

16h10: Desenvolvimento das cidades através das pessoas (Alexandre Henrique Souza e Sol Brasil), idealizadores do projeto PREFEITOS DO FUTURO e MUNICÍPIOS DO FUTURO.

O link para acesso virtual ao evento será divulgado previamente por e-mail e nos grupos de wattsap.

Os materiais alusivos a todas as edições do Fórum de GP estão compilados e podem ser consultados por meio do link: https://airtable.com/shreIAJkYW5vliBRp/tblin6UMfwcnsy7k2.

INTRAEQUIPES GABINETE DEGEP

No último dia 06 de maio, aconteceu, na sala Bueno do Caffworking (Centro Administrativo Fernando Ferrari – CAFF) a ação intraequipes do time do gabinete do Departamento Central de Gestão de Pessoas da SPGG – DEGEP.

O Intraequipes é uma das ações do projeto ENVOLVER e se caracteriza por uma atividade entre Gestores e liderados, com objetivo de fortalecer o processo de comunicação e as relações interpessoais, gerando um clima de desenvolvimento e confiança para todos.

A tarde foi considerada pelos colegas proveitosa e inspiradora e aprofundou o espírito da equipe por meio de escuta ativa entre todos.

A sinergia propiciada pelo momento culminou com a sugestão de projeto criativo para divulgação do próprio ENVOLVER RS, utilizando-se de competências teatrais, musicais e de mídias digitais que serão aplicadas em breve.

Equipe de governança do Projeto Envolver realiza reunião presencial

O Projeto Envolver – Juntos pela evolução do RS, começou em plena pandemia, no início de 2021. De lá para cá foram dezenas de reuniões em plataformas virtuais, concentradas em centenas de horas ao longo do ano. Em 2022, o projeto que prevê a mudança da cultura organizacional no Estado, deu a largada do segundo ciclo ainda com as medidas restritivas vigorando. Nesta semana, entretanto, as consultoras Aldina Vikberg e Alice Hosken da Betania Tanure Associados, parceira técnica do projeto, chegaram a Porto Alegre para reuniões com os novos secretários que assumiram em abril.

Nesta quarta-feira, a equipe de governança do projeto teve sua primeira reunião presencial no Caffworking, e o encontro marcou um balanço positivo do projeto. “Temos muito trabalho pela frente, mas vemos que a semente foi lançada e os frutos vão aparecendo”, disse a subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Iracema Castelo Branco.

A consultora Alice Hosken destacou que, embora seja um único governo, cada órgão tem suas particularidades e que conhecer a realidade de cada um contribui para o entendimento do todo. Já Aldina Vikberg pontuou que os encontros presenciais fazem muita diferença no engajamento das lideranças no projeto e que deve ser definida uma periodicidade para que isso aconteça.

O diretor de projetos da Comunitas, entidade que patrocina o Envolver, Thiago Milani, também participou da reunião e afirmou que o projeto já é um case de sucesso. “Quando se está no Governo, parar para fazer uma reflexão é muito difícil, diante de todos os problemas a serem resolvidos. O Projeto Envolver está conseguindo trazer as lideranças para pensar em mudanças de cultura que vão se refletir em todos os agentes públicos.”

A diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (Degep), Andrea Pasquini enfatizou que o projeto vem numa crescente e o analista de projetos do Degep, Dionifer Alan Silveira acrescentou que o Departamento conta também com outras ferramentas, como a Pesquisa de Clima e Engajamento, que são formas de ouvir os agentes públicos. Iracema concluiu que as lideranças têm um papel fundamental de passar a ideia de construção de uma nova cultura organizacional aos demais servidores. “As lideranças passam, os agentes públicos ficam”, destacou.

As reuniões de governança da equipe do Envolver acontecem todas as quartas-feiras. Também participaram do encontro, Caroline Assmann (Sugep), Thais D’Avila (Comunicação SPGG), Ana Teresa (Comunitas), Gleice Wattimo (Sugep), Flavia Aquina (BTA) e Debora Aquino (Sugep).
Para saber mais sobre o Projeto Envolver, acesse: planejamento.rs.gov.br/projeto-envolver
Texto: Thais D’Ávila, Ascom/SPGG
Fonte: http://intranet.seplag.intra.rs.gov.br/index.php/2022/05/11/equipe-de-governanca-do-projeto-envolver-realiza-reuniao-presencial/

TOQUE DE INSPIRAÇÃO

A inteligência emocional é capacidade de identificar os nossos sentimentos e das pessoas que nos cercam, base da auto-motivação e do controle das emoções dentro de nós e em nossos relacionamentos.
Com a crescente valorização do ambiente de trabalho e a sua real importância nas tomadas das decisões, a inteligência emocional surge como uma ciência de resultados consistentes e de grande aplicação no ambiente corporativo.
Este trabalho pretende mostrar o conceito de inteligência emocional, a aplicação deste estudo da psicologia com o enfoque nas organizações. Evidenciar as diferenças entre o quociente de inteligência (QI) e o quociente emocional (QE).

Confira a íntegra do artigo neste link: https://administradores.com.br/producao-academica/inteligencia-emocional-nas-organizacoes