Portal SUGEP

Inova nº 43

“O tal do empoderamento implica em acreditar. E se acreditamos no sistema, não temos porque duvidar de cada um dos que pelo sistema foi selecionado, acreditar que a inteligência de todos supera a inteligência de dois ou três”.

Clóvis de Barros Filho, “O valor de servir”.

Evento sobre Cultura Organizacional destaca o Valor de Servir: Projeto Envolver trouxe palestra de Clóvis de Barros Filho

As ações do Projeto Envolver para 2022 e o “Valor de Servir” foram tema de evento virtual nesta quarta-feira, no canal do Youtube da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. O encontro, mediado pela subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Iracema Castelo Branco, contou com a participação, em vídeo, do governador Ranolfo Vieira Júnior e do titular da SPGG, Claudio Gastal, que estavam em viagem oficial.

O projeto Envolver – Juntos pela Evolução do RS vem atuando desde 2021, com a participação de gestores e líderes na promoção de uma nova cultura organizacional no Estado, com objetivo de melhorar a prestação de serviços públicos e na valorização e aumento da autoestima dos servidores. A Betania Tanure Associados, parceira técnica do projeto, participou do encontro com a consultora Aldina Vickberg. Segundo ela, “cultura e liderança são faces da mesma moeda e, se não estiverem alinhadas, corre-se o risco de termos um funcionamento organizacional caótico, onde com cada um fazendo o que julga necessário, mas sem alinhamento”.

O evento teve a participação (em vídeo) de servidores que realizaram atividades nas primeiras etapas do Projeto Envolver. A subsecretária Iracema pontuou que essas ações integraram todas as secretarias de estado e que a promoção de uma nova cultura organizacional é uma das diversas ações que o governo está realizando na área de gestão e desenvolvimento de pessoas.

O Valor de Servir

O palestrante especial convidado para o evento, Clóvis de Barros Filho, é professor, palestrante e escritor, tendo impactado ao longo da carreira, milhões de pessoas em vários países. Barros Filho trouxe reflexões para os servidores sobre o “Valor de Servir”. Por quase uma hora, o palestrante falou sobre as particularidades do trabalho realizado pelos servidores. “Há a necessidade de que os servidores públicos se vejam com a importância que têm para a sociedade. Eles precisam ir a campo, conhecer as pessoas e saber a extensão do bem que eles proporcionam.”

Provocado por uma pergunta, para indicar um livro que impactasse a vida das pessoas, respondeu: “Queria surpreender indicando um livro que não é de filosofia, que é um dos livros que mais gostei na minha vida”, afirmou. O livro é Equador, de Miguel Sousa Tavares.

A palestra ficará disponível no canal da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão por seis meses. Assista a íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=QIF8J01rwOc.

Saiba mais sobre o projeto Envolver em https://planejamento.rs.gov.br/projeto-envolver.

Texto: Thais D’Avila, Ascom/SPGG
Fonte: https://planejamento.rs.gov.br/evento-sobre-cultura-organizacional-destaca-o-valor-de-servir-62583b93ca037

FÓRUM DE GESTÃO DE PESSOAS

No próximo dia 27 de abril ocorrerá, de forma virtual, das 14 às 17 horas o 32° Fórum de Gestão de Pessoas do RS, organizado pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SUGEP) e coordenado pelo Departamento Central de Gestão de Pessoas (DEGEP), ambos da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão – SPGG.

As pautas e o link para acesso virtual ao evento será divulgado previamente por e-mail e nos grupos de WhatsApp.

Edição anterior:
No Fórum anterior (março/2022) foi abordado sobre o Decreto que institui a Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública do Estado do RS e também a Rede de Gestão Estratégica de Pessoas. A política, que terá coordenação central da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, por meio da subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep/SPGG), tem, entre outros objetivos, valorizar e engajar os agentes públicos e buscará viabilizar e consolidar a atuação estratégica na área com uma visão de longo prazo.
As implicações da lei federal 14.311/2022, que disciplina o afastamento de gestante não imunizada contra o coronavírus das atividades de trabalho presencial e a lei complementar 191/2022, que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao coronavírus e trata sobre a retomada do cômputo do período aquisitivo para vantagens como anuênios, triênios, quinquênios e licenças-prêmio, foram abordadas na primeira etapa do Fórum.
Na sequência, orientações sobre o ingresso de servidores em cargo de confiança e realização de perícias, sobre a Fase 2 do Projeto eSocial, relativo aos eventos não periódicos, além de informações sobre a participação da SPGG no XI Congresso CONSAD de Gestão Pública e da implantação do Office 365 também foram abordadas.

Iniciativa da SPGG, o Fórum de Gestão de Pessoas é realizado uma vez ao mês e busca o compartilhamento de informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual.

Os materiais alusivos a todas as edições do Fórum de GP estão compilados e podem ser consultados por meio do link: https://airtable.com/shreIAJkYW5vliBRp/tblin6UMfwcnsy7k2.

 

 

Grupo de Trabalho dá início ao processo de modernização e de atualização de legislações sobre estruturas administrativas no Estado do RS

Realizou-se em 14 de abril de 2022 a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) que irá tratar dos processos de atualização das legislações referente às estruturas do estado do Rio Grande do Sul.

Coordenado pela Divisão de Gestão de Estruturas e Projetos (DIGEP) do Departamento Central de Gestão de Pessoas (DEGEP/SUGEP/SPGG), o GT criado por meio das Ordens de Serviço 22/2021 e 29/2021, e teve sua composição firmada por meio da Portaria 76/2022, com a participação dos seguintes órgãos: SPGG (coordenação); ASJUR/SPGG; PGE; Casa Civil; PROCERGS; SEFAZ; GRUPO DE ASSESSORAMENTO ESPECIAL (GAE); 2 pesquisadoras convidadas da UERGS. Outros órgãos podem ser convidados ao longo dos debates, conforme necessidade e sugestões.

O GT nasceu para ser um fórum de debates sobre modernização e aperfeiçoamento da legislação sobre Estruturas Administrativas do Rio Grande do Sul, visando tanto a otimização das estruturas quanto, principalmente, a melhoria da performance dos Serviços Públicos do Poder Executivo do RS.

O Objetivo maior é gerar tanto um relatório compilando os principais achados desses debates quanto, principalmente, entregar ao final do GT uma proposta para ATUALIZAÇÃO LEGAL da legislação cabível, incluindo principalmente o Decreto 53.677/2017, mas também outras derivadas (como as Instruções Normativas SPGG 04/2020 e 07/2021).
A duração prevista para os trabalhos é de no máximo de 90 dias a partir da primeira reunião.

Breve Histórico:
O GT começou a ser desenvolvido em 2020 a partir do trabalho da equipe técnica da DIGEP/DEGEP, que iniciou um trabalho de identificação de aspectos dúbios, polêmicos, problemáticos e/ou que poderiam ser alvo de atualização na legislação gaúcha sobre Estruturas Administrativas, especialmente o Decreto n.º 53.677/2017.
A partir disso foi elaborado um Relatório de Análise Preliminar (já fornecido aos integrantes do GT) para funcionar como um início para os debates, bem como uma série de questionamentos e temas norteadores (também já fornecidos aos integrantes).
O cronograma proposto, bem como a Portaria de constituição e as Ordens de Serviço seguem anexos.

Manual de Orientação do Gestor Público – 5ª edição

Recentemente a CAGE publicou a 5ª edição do seu Manual de Orientação do Gestor Público, agora em formato integralmente digital. Esse importante manual de boas práticas fornece um conteúdo útil, a fim de promover a boa governança dos recursos públicos.

Com o intuito de tornar o Manual um instrumento ainda mais eficiente em seus propósitos, a CAGE realizou, no início de 2021, uma pesquisa junto aos gestores e servidores públicos de toda a Administração Pública Estadual.

Diante das informações colhidas, foi possível estabelecer as diretrizes para o aprimoramento dessa edição, como a inclusão de novos capítulos, inserção de tópicos em capítulos já existentes, aprofundamento da abordagem, bem como avançando na indicação de fontes jurisprudenciais.

Segue abaixo o link de acesso ao manual.

https://cage.fazenda.rs.gov.br/conteudo/16694/manual-de-orientacao-do-gestor-publico—5%c2%aa-edicao

PÁSCOA SOLIDÁRIA: Material arrecadado na campanha é entregue em Porto Alegre

A Páscoa de centenas de crianças de duas instituições de Porto Alegre foi garantida: a campanha Páscoa Solidária, organizada por servidores estaduais, arrecadou 726 caixas de chocolate Bis, 400 bolinhos, 17 cadernos artesanais, bem como dezenas de cadernos, canetas, lápis de cor, entre outros materiais escolares. Na tarde de quinta-feira (14/04), 284 crianças e adolescentes do Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato, na Restinga, receberam parte das doações. A festinha da gurizada do Campo da Tuca foi na quarta-feira (20/04) pela manhã, quando os mimos chegam aos 100 integrantes da Casa Madre Giovanna.

Encerrada no último dia 11 de abril, a iniciativa contou com contribuições como a do servidor Jailson Alves da Silva, da Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), que fez os bolinhos – parte deles também fará a alegria de professoras e professores. Os cadernos confeccionados artesanalmente foram entregues pela Associação dos Funcionários e Servidores da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grandes do Sul (Asfades/Faders).

A campanha Páscoa Solidária 2022 é uma parceria entre a SPGG, Secretaria de Educação, Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Casa Civil. Também participaram: Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs), Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), IPE Prev e IPE Saúde, com apoio do Sindicato dos Servidores da Procuradoria-Geral do Estado do RS e da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).

TOQUE DE INSPIRAÇÃO

Reitera-se a sugestão para visualização da palestra “O valor de Servir” do Professor Clóvis de Barros no evento do dia 13 de abril de 2022. Início no minuto 49 da gravação. Acesse pelo link: https://youtu.be/QIF8J01rwOc