Portal SUGEP

Inova nº 28

“Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser aprendido, daquilo que é belo e do que é moralmente correto.” Albert Einstein.

PROJETO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE PESSOAS

No dia 19 de outubro de 2020, foi dada a largada no projeto chamado “Modelo Estruturado de Gestão de Pessoas – RS”, no âmbito da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP), da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG). O projeto está sendo conduzido pela Consultoria Falconi e tem o objetivo de “Apoiar a Aliança e o Estado do RS na implementação de um modelo estruturado de Gestão de Pessoas e de processos de Gestão de Desempenho e Desenvolvimento para os cargos de liderança, visando atender ao plano estratégico do Governo, melhorando a prestação dos serviços públicos”.

O projeto tem duração prevista de cinco meses e conta com apoio e execução de etapas pela SUGEP/SEPLAG, além de representantes da Divisão de Pessoal da SEPLAG com o acompanhamento do Gabinete da SEPLAG. Como macro entregas, estão previstos três produtos que devem seguir como ações desempenhadas pela rede estratégica de Gestão de Pessoas:

– Modelo estruturado de Gestão de Pessoas:
Caracteriza-se pela proposição e implementação de um modelo estruturado de gestão de pessoas com base no diagnóstico já realizado e no plano estratégico do governo do Estado.

– Desempenho:
Propões desenvolver modelo de desempenho para os dirigentes públicos, de forma que sejam avaliados e reconhecidos por meio de indicadores objetivos e metas;

– Desenvolvimento:
Constituem-se de programas efetivos de desenvolvimento para cargos de liderança, possibilitando acompanhamento e evolução contínua.

O produto Desempenho está sendo focado no âmbito da Secretaria de Educação (SEDUC), com acompanhamento e contribuições da SUGEP.

FÓRUM de RH

No dia 25 de novembro ocorreu a 15ª edição do Fórum de RH do Estado, que levou à pauta, entre outros, os seguintes temas solicitados em pesquisa prévia junto aos RHs:

Aposentadorias: participação de Cinara Regina Francisco, Gerente de Aposentadorias e Rúbia Cristina Serrano, Diretora de Benefícios, ambas do IPE Prev.

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD): participação de Gustavo Sudtrack, especialista em novas tecnologias e inovação aplicadas ao Direito e co-fundador do Slap.LAW e Têmis Limberger, Procuradora de Justiça MP/RS e professora PPGD Unisinos

Os materiais completos destes e dos demais temas discorridos no evento, bem como dos fóruns anteriores, estão disponíveis em https://airtable.com/shreIAJkYW5vliBRp/tblin6UMfwcnsy7k2

QUALIFICA RS DEFINE SELEÇÃO PARA TRÊS VAGAS NO EXECUTIVO

Os selecionados para as vagas de coordenação pedagógica e chefia de divisão (direção) da Escola de Educação Infantil do CAFF e também para a Gerência de Projetos Estratégicos do Tudo Fácil foram divulgados nesta quinta-feira (3/12). Os processos de escolha fizeram parte da quarta e quinta etapa do Qualifica RS, programa do governo estadual de seleção de profissionais para funções estratégicas na administração, coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

Para a função no Tudo Fácil foi escolhido o gestor João Alberto de Oliveira. Já na vaga de coordenadora pedagógica a selecionada foi a educadora Carolina Selbach Nasi. A função de chefe de divisão (diretora) da Escola do CAFF, após votação que envolveu a comunidade escolar, será desempenhada por Miriam Zambonato.

No evento online, que ocorreu pela manhã, cada selecionado relatou as suas experiências no processo seletivo. Para o secretário da SPGG, Claudio Gastal, o Qualifica tem se consolidado no RS como uma ação inovadora, tornando-se exemplo para outros estados e gestores públicos, demonstrando a preocupação do governo Eduardo Leite com o profissionalismo do setor público. “Que possamos avançar cada vez mais nesses processos. Parabéns a todos os que se envolveram na seleção e aos que também agora fazem parte da equipe do Governo”, ressaltou.

A divulgação encerra o trabalho da equipe do Qualifica RS em 2020, ano em que foram realizados processos seletivos para 10 vagas. Segundo a diretora de Recursos Humanos do Estado, Andrea Pasquini, as três seleções encerradas demandaram esforço extra da equipe do Qualifica RS por tratarem de temas específicos: gestão de projetos estratégicos e educação infantil.

Para atender ao pedido foi montado um time de parceiros entrevistadores especialistas dos setores público, privado e não governamental, que auxiliaram na montagem dos questionários e avaliações de cada candidato. No caso da vaga de chefe de divisão (direção) da Escola do CAff, foi necessário ainda cumprir regras determinadas pelo Conselho Estadual de Educação, o que contribuiu para a melhoria do processo.

Em 2021, a perspectiva é expandir o programa com novos processos.
“Em 2020 conseguimos internalizar a metodologia e gerar melhorias nos processos. Para 2021 pretendemos iniciar pelo Qualifica RS a implementação da gestão de desempenho e de desenvolvimento das lideranças selecionadas”, destaca Andrea.


Parceria

O Qualifica RS surgiu a partir de uma cooperação técnica com a Fundação Lemann, representando uma aliança de organizações do terceiro setor, formada por Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e Instituto República. No RS, em 2019, foram selecionados mais de 40 pessoas postos de liderança, em especial nas áreas da educação, gestão de pessoas e patrimonial. Desde a segunda edição, o programa é desenvolvido por uma equipe interna do governo.

Texto: Vagner Benites, Ascom/SPGG

DECRETO REGULA EXPEDIENTE NOS ÓRGÃOS DO ESTADO NA SEMANA DO NATAL E DO FIM DE ANO

Foi publicado em 02 de dezembro, pg. 5 do Diário Oficial do Estado, o Decreto 55.611/2020 que dispõe sobre o expediente nos órgãos da administração pública estadual direta, nas autarquias e nas fundações públicas, no período de 21 de dezembro de 2020 a 1° de janeiro de 2021.

Segundo o Decreto fica autorizado o expediente em regime de revezamento nos órgãos da administração pública direta e indireta, nos períodos de 21 a 25 de dezembro de 2020 e de 28 de dezembro de 2020 a 1° de janeiro de 2021.

A utilização do regime de revezamento fica condicionada, prioritariamente, ao cumprimento de metas de produtividade, fixadas previamente em plano de trabalho apresentado, por escrito, pela chefia imediata e aprovado pelo titular do órgão ou da entidade, sendo que o cumprimento das metas estipuladas deverá ocorrer até 15 de dezembro de 2020 e será objeto de avaliação individualizada.

O revezamento poderá ocorrer também por regime de compensação das horas correspondentes às ausências autorizadas por força do regime de revezamento e deverá ocorrer no período máximo de dois meses.

Segue anexo, o referido Decreto com as informações detalhadas.

TOQUE DE CUIDADO

Por que a solidariedade é importante?

A solidariedade é um valor humano universal, que está presente em todas as culturas. Trata-se de uma qualidade que está relacionada à bondade, à empatia e ao amor. Ser solidário é se sensibilizar com a dor de outro e estender a mão para ajudá-lo de alguma maneira.

O Papa João Paulo II afirmou que solidariedade não é um sentimento vago de compaixão pelos infortúnios das outras pessoas e sim uma determinação firme e perseverante de se comprometer com o bem comum. Nesse sentido, ser solidário vai além de realizar gestos esporádicos de caridade, envolve realmente abraçar as causas e se tornar parte delas.

Continue a leitura desse interessante texto, clicando aqui:

https://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/por-que-a-solidariedade-e-importante/