Inova nº 27
“Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo. De fato, sempre foi assim que o mundo mudou”. Margaret Mead
Natal Solidário
Quer ajudar a fazer o Natal de 439 famílias mais feliz? Secretarias e órgãos do governo estadual se reuniram para a realização de mais um Natal Solidário. Este ano, além da adoção de cartinhas de crianças para o Papai Noel, os servidos para os funcionários terceirizados que atuam no Centro Administrativo Fernando Ferrarri (CAFF).
Para que a participação dos servidores aconteça de forma segura, devido a pandemia de coronavírus, este ano a escolha das cartinhas será feita de forma virtual. Quem quiser participar deverá procurar o responsável pela ação na sua secretaria/órgão, acessando https://planejamento.rs.gov.br/natal. São 107 cartinhas escritas pelas crianças da Casa Madre Giovanna, localizada no Campo da Tuca, e 47 do Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato, da Restinga.
Já as cestas básicas serão distribuídas entre os 285 funcionários terceirizados que atuam na manutenção, vigilância, limpeza e apoio administrativo do CAFF. Para auxiliar os servidores que queiram participar, a equipe organizadora indica um mercado que se disponibilizou em fazer as entregas no CAFF, sem custo. Basta entrar em contato pelo telefone (51) 98643-5368. “Neste ano, ampliamos as parcerias, pois além de contar novamente com os voluntários da Procuradoria-Geral do Estado, que já realizam a ação há 5 anos, aderiram ao time outras cinco secretarias e órgãos. Em virtude da pandemia, não sabíamos como seria a adesão e ficamos muito felizes com a receptividade na distribuição de amor mesmo em tempos atípicos. A intenção é ampliar cada vez mais a corrente da solidariedade”, conta Andrea Pasquini, diretora de Recursos Humanos do Estado e uma das coordenadoras da ação, que no ano passado entregou presentes para 450 crianças e adolescentes.
O Natal Solidário 2020 é uma parceria entre as secretarias de Planejamento, Governança e Gestão, Trabalho e Assistência Social, Cultura, Fazenda, a Procuradoria-Geral do Estado, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados e a Superintendência dos Serviços Penitenciários. Todas as doações deverão ser entregues nos pontos focais até o dia 09 de dezembro.
Todas as orientações de participação podem ser conferidas em https://planejamento.rs.gov.br/natal
RHE Modernizado
Com o início dos trabalhos da Divisão Nuclear Analítica (DNA Pessoas) em outubro de 2020, no Departamento de Recursos Humanos – DEARH – partimos para uma nova etapa de planejamento, gestão e melhorias dos dados e informações relacionadas às pessoas do Estado, os Agentes Públicos. Nesse contexto, ganha relevância uma das principais competências da DNA Pessoas: a responsabilidade pelo sistema de Recursos Humanos do Estado (RHE), que acaba de completar 15 anos no dia primeiro de novembro de 2020.
Para buscar a governança e a gestão dos dados das pessoas, estamos promovendo, em sintonia com a SEFAZ e a PROCERGS, co-gestoras do RHE, reuniões regulares (quinzenais) da DNA Pessoas com todas as Divisões do DEARH (DIRHU, DIMOD, DIVAN, DPROV e Qualifica), a fim de que todos participem da discussão e evolução do processo, que está buscando quebrar um paradigma na administração de dados funcionais dentro do governo gaúcho.
A priori, denominamos essa nova perspectiva de “humanização dos sistemas”, entendida como uma proposta que norteie o trabalho conjunto de todas as áreas de pessoal do Estado, visando o alinhamento dos conceitos, acordos e acompanhamento das tarefas vinculadas ao Projeto Estratégico RHE Modernizado, inscrito no Acordo de Resultados do Governo. Buscamos, também dentro da mesma lógica, a ressignificação das formas de comunicação e disseminação do conhecimento quanto ao RHE, seus módulos e funcionalidades. Para complementar, investimos em estratégias que sejam facilitadoras no tratamento de dados e informações disponíveis e com potencial de gerar valor aos gestores, aos próprios servidores (ativos e inativos) e à população gaúcha, preservada a transparência e respeito a todos os agentes públicos.
O RS no Programa de Formação em Gestão de Pessoas para o Setor Público
De maio a outubro de 2020, o Rio Grande do Sul foi representado pelo Time RS PESSOAS (composto pela Subsecretária Iracema Keila Castelo Branco, pela Diretora Andrea Quadros Pasquini, pela Analista Paula Raymundo Prux e pelo Analista Diônifer Alan da Silveira) no Programa de Formação em Gestão de Pessoas, da Fundação João Pinheiro (FJP), a escola do Governo de Minas Gerais. Junto com o time do RS, outros 8 (oito) Estados participaram do curso que foi ministrado 100% à distância, mas mesmo assim permitiu a conexão em Rede com os demais participantes: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e Sergipe.
O programa teve como propósito “qualificar os profissionais da área de gestão de pessoas no setor público, dotando-os de visão estratégica, apresentando-lhes ferramentas de gestão de pessoas e desenvolvendo competências para atuarem na formulação e implementação de políticas e práticas na área, gerando a transformação da gestão de pessoas e do setor público brasileiro.”
Ao longo das 126 horas/aula distribuídas pelos quatro meses do curso, cinco módulos foram apresentados em uma proposta de ensino-aprendizagem em que a teoria, mais próxima da prática, era complementada com a elaboração de projetos em Canvas, com dinâmicas de design thinking e planos de ação foram pensados para serem aplicados na realidade de cada Estado.
O curso abordou temas como: a importância da gestão estratégica de pessoas no setor público, atração e seleção de pessoas, gestão do desempenho, gestão de desenvolvimento de carreiras e engajamento. Além da abordagem teórica, foram contemplados o desenvolvimento dos seguintes projetos, sendo que os dois primeiros foram aplicados no âmbito da SEPLAG/SPGG: Acolhimento Transformador de Agente Público, Gestão de Desempenho Multidimensional, Pesquisa de Engajamento e Desenvolvimento de Lideranças Transformadoras.
O programa foi oferecido pela Fundação João Pinheiro e Aliança, que é formada por Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e Republica.org. Segundo a FJP, “essas quatro organizações do terceiro setor buscam, a partir da construção de um modelo inovador de co-criação e investimento compartilhado, transformar radicalmente o Brasil, contribuindo para a superação de seus maiores desafios por meio do fortalecimento das lideranças do governo e da sociedade civil.”
Mais informações em: http://novosite.fjp.mg.gov.br/programa-de-formacao-em-gestao-de-pessoas/
Experiência do Qualifica RS é destaque em Workshop com servidores do Ceará e Pernambuco
Auxiliar os servidores dos Estados do Ceará e Pernambuco na estruturação de Unidades de Gestão Estratégica de Pessoas foi o objetivo de um workshop realizado pela Fundação Lemann e pela Aliança, formada pelo Instituto Humanize, Fundação Brava e Instituto República, na manhã de quinta-feira (19/11) e que contou com a participação da equipe do Qualifica RS.
Na ocasião, as experiências do programa de seleção de profissionais para funções estratégicas no governo estadual, coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), foram compartilhadas juntamente com as do programa Transforma Minas, de Minas Gerais. As equipes dos dois Estados atuaram em parceria na seleção do Consultor Técnico do Grupo de Trabalho Gestão Estratégica de Pessoas (GTD.GEP) do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad).
O evento, realizado de forma virtual, contou ainda com a perspectiva internacional do segmento por meio dos relatos e reflexões trazidas por Mariano Lafuente, especialista em Modernização do Estado no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e que coordena o programa de governo digital, gestão pública e transparência do BID para o Brasil.
Servidores dos dois estados nordestinos puderam conhecer a organização, metodologia, dimensionamento da equipe, estratégias para implementação e perenidade, níveis hierárquicos das vagas, dificuldades e aprendizados das experiências.
“A troca de experiências é de grande valia para otimização dos processos de seleção de lideranças por competências e, nesse sentido, o Estado de Minas Gerais tem sido um grande parceiro. Demais disso, ampliar o escopo e participar da construção e expansão em outros estados agrega grande valor público na disseminação do conhecimento, servindo de coração”, destaca a diretora de Recursos Humanos do Estado, Andrea Pasquini.
Toque de Cuidado
GESTÃO PESSOAL – Seja um bom aliado
Como os homens brancos podem ajudar seus colegas marginalizados a progredir profissionalmente.
Nos Estados Unidos e em muitas partes do mundo, estamos, finalmente, tendo conversas substanciais sobre uma questão até então intocável: o privilégio dos homens brancos. Os movimentos #MeToo e Black Lives Matter, assim como as desigualdades sistêmicas expostas pela pandemia da covid-19, forçaram as pessoas em posições de poder — isto é, homens brancos que dominam os cargos de liderança em instituições públicas e privadas — a tomar ciência de sua responsabilidade em tornar as empresas mais diversificadas, justas e inclusivas e agir de modo condizente.
O texto completo de Tsedale M. Melaku, Angie Beeman, David G. Smith e W. Brad Johnson está disponível em https://hbrbr.com.br/seja-um-bom-aliado/.