Inova nº 22
“Todas as pessoas merecem carinho, atenção, respeito e cuidado. Não importa o que despertam em mim. Somos humanos. Somos tão incríveis quanto falíveis, sem obrigação de perfeição nem de atender às expectativas alheias - aliás, bom é rever as expectativas internas também. E assim, ser vivo. Perceber, respeitar e criar. Dar espaço. Deixar ser. Deixar viver. Estar pronto para ser.” Simone Maria Picoral Dal Molin.
No dia 29 de julho de 2020 ocorreu, de forma virtual, o 11º Fórum de RH no RS. Foram destaques pautas sobre os desafios da gestão de pessoas frente à pandemia, demandas de saúde para celetistas (com apresentação do fluxo para realização de exames de trabalho), pesquisa para avaliação do teletrabalho no Estado do RS e seleção de lideranças por competência. Os materiais completos estão disponíveis em\\seplagpaefs02.seplag.intra.rs.gov.br\DEPARTAMENTAL\SUGEP\DEARH\_DEARH\06-FórumRH\11° Fórum_julho 2020. As apresentações contaram com a colaboração de servidores do Tribunal de Contas do RS, do Departamento de Perícia Médica do Estado - DMEST/SEPLAG e de servidores do Departamento de Recursos Humanos do Estado – DEARH/SUGEPE/SEPLAG. O evento, que contou com a participação de cerca de 170 representantes de RHs do Estado, manteve o alto astral e sinergia entre os participantes do início ao fim e o resultado da pesquisa de satisfação feita, será pauta do próximo Fórum que ocorrerá no próximo dia 26/08/2020.
Também pauta do último Fórum, o QUALIFICA RS está recrutando candidatos para (quatro) vagas de liderança na SEPLAG. São elas: - Diretor(a) de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação; - Chefe da Divisão de Planejamento de Recursos Humanos; - Diretor(a) da Escola de Educação Infantil do CAFF; - Coordenador(a) Pedagógico(a) da Escola de Educação Infantil do CAFF. As inscrições devem ser realizadas de forma virtual por meio do site https://qualificars.rs.gov.br. O projeto que iniciou em 2019 com a seleção para cargos de Coordenadores Regionais de Educação vem se destacando e ganhando amplitude. Desde o seu início, já selecionou 37 cargos de liderança na SEPLAG e em demais Secretarias do Estado do RS. O intuito é selecionar de forma inovadora, por meio de metodologia de seleção que propicie maior aderência do perfil do candidato com os requisitos exigidos pelo cargo, e possibilita a participação no processo de todos os profissionais interessados, dentro e fora dos órgãos.
Pesquisa teletrabalho
A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPLAG - em parceria com a Fundação João Pinheiro/MG, efetuou no período de 27/07/2020 até 16/08/2020, de forma virtual, pesquisa para avaliar a adaptação dos servidores do Estado do RS em relação ao teletrabalho. A sondagem contou com a participação de 4.998 servidores que responderam questões relacionadas ao tipo de trabalho desempenhado, composição familiar e saúde, contexto anterior ao início do trabalho remoto, infraestrutura e equipamentos disponíveis, organização do tempo e produtividade, entre outros quisitos. O estudo, além de retratar à gestão aspectos relevantes em relação ao desempenho do teletrabalho no atual cenário de pandemia, servirá também como elemento de fundamentação e parametrização à normatização do teletrabalho no Estado, que está sendo desenvolvida pela SEPLAG por intermédio da Subsecretaria de Gestão de pessoas e com a coordenação do Departamento de Recursos Humanos - DEARH.
A realidade do trabalho remoto imposto de forma acelerada em razão da pandemia provocada pelo COVID 19 tende a se estabelecer definitivamente. Ocorre que com o advento da Lei Complementar n.° 15.450/2020, que alterou o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul (Lei Complementar n.° 10.098/1994) ficou permitida a possibilidade do trabalho remoto nos órgãos públicos do Estado. Desta forma, o Departamento de Recursos Humanos da SEPLAG, por intermédio dos fóruns de RH, mobilizou servidores e demais órgãos que se propusessem a contribuir com o debate e a construção da normativa. Assim, foi enviado Ofício Circular a todas as Secretarias de Estado e no dia 20 de agosto de 2020 foi publicada no Diário Oficial a portaria com os nomes dos representantes dos órgãos da Administração Direta e Indireta que irão compor o grupo responsável por fomentar as discussões para viabilizar a normatização do teletrabalho no Estado.
E para fazer jus ao nome deste canal de comunicação implementado em novembro de 2019, esta edição do “Inova” conta com novidade: a publicação do boletim passará a ser feita por meio da ferramenta Airtable. Este formato, além de agilizar a construção do documento, alcançará maior número de pessoas e facilitará a comunicação dos assuntos do Departamento. Todos os servidores receberão o link do informativo mensalmente através do e-mail funcional para acessar as notícias.
Você já se sentiu ansioso?
“Talvez você tenha se sentido ansioso ao longo de toda a sua vida. Talvez a pandemia provocada pela covid-19 tenha levado sua ansiedade a níveis sem precedentes. Ou, talvez, você não sofra desse mal, mas trabalhe com pessoas que sofrem…” Gretchen Gavett.
Alinhado com nosso atual contexto, sugerimos a leitura do artigo “Quando a ansiedade se torna insustentável” de Gretchen Gavett, disponível em: https://hbrbr.com.br/quando-a-ansiedade-se-torna-insustentavel/
Em tempos de pandemia, não pare: se proteja!
Boa semana a todos!