Governo realiza encontro com mentores da segunda turma do Lidera RS
Publicação: 02/05/2025 às 16h39min

Na quarta-feira, 30 de abril, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, por meio da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, promoveu o encontro de Formação de Mentores da segunda edição do programa Lidera RS, realizado na Sala de Inovação da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), em Porto Alegre. A atividade, com duração de duas horas, foi promovida em duas turmas – nos turnos da manhã e da tarde e conduzida pela consultoria Lee Hecht Harrison, atuante em mais de 60 países. A parceria foi viabilizada por meio de Acordo de Cooperação com a Motriz, organização sem fins lucrativos que visa fortalecer o Poder Executivo no Brasil. O objetivo do encontro foi fornecer diretrizes e ferramentas essenciais para orientar os 47 Mentores que integram o programa, vindos de diferentes órgãos e ocupando funções de liderança como Secretários, Subsecretários, Diretores e Coordenadores.
A mentoria é um dos pilares do Lidera RS, iniciativa que busca formar novos líderes no serviço público estadual. O processo é centrado no desenvolvimento de servidores com potencial de liderança, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo, troca de experiências e atuação em rede. A proposta vai além da transferência de conhecimento: busca formar redes de relacionamento sólidas, fomentar o diálogo entre diferentes esferas da administração e contribuir para a melhoria das políticas públicas e dos serviços prestados aos cidadãos.
Durante os encontros, a LHH detalhou os fundamentos da mentoria como um processo de aprendizagem pessoal e desenvolvimento de carreira para os mentorados, ou seja, os participantes do Lidera RS. Os Mentores — líderes experientes — são convidados a compartilhar tempo, conhecimento e vivências para apoiar os mentorados na construção de suas trajetórias profissionais. Essa relação é baseada em confiança, empatia e confidencialidade, com foco exclusivo no desenvolvimento dos mentorados.
As premissas do programa destacam a importância de apoiar servidores na definição de metas profissionais, na superação de barreiras e na ampliação de horizontes. O Mentor atua como orientador e conselheiro, oferecendo repertório prático, reflexões e inspiração para que o mentorado planeje os próximos passos de sua carreira com mais segurança e propósito.
Ao investir em liderança e mentoria, o Lidera RS reforça seu compromisso com a inovação na gestão pública e a valorização de talentos no Estado do Rio Grande do Sul. A expectativa é que o programa continue gerando impactos positivos para os serviços públicos e para a sociedade gaúcha como um todo.
Sobre o Lidera RS
Lançado durante a Semana do Servidor, em outubro de 2023, o primeiro ciclo contou com 414 inscrições válidas e os 50 selecionados representaram 13 secretarias, 14 municípios e 25 cargos. Ainda, 14% das vagas foram ocupadas por pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, 4% por pessoas com deficiência e 60% por mulheres.
A segunda edição recebeu 378 inscrições válidas e os aprovados são de 18 secretarias, de 15 municípios e de 25 cargos. A maioria dos participantes é mulher (66%), 16% são pessoas autodeclaradas pretas ou pardas e 2% são pessoas com deficiência.
O programa tem como objetivo qualificar servidores com potencial de liderança, preparando-os para assumir cargos estratégicos e contribuindo para a melhoria dos serviços públicos oferecidos à população gaúcha.
Texto: SUGEP/SPGG







