Portal SUGEP

Governo promove novas capacitações em dezembro sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI RS)

Nova ferramenta para gestão de processos eletrônicos foi implantada, em novembro, nos órgãos das Administrações Diretas e Indiretas

Publicação: 

O governo estadual promoverá mais duas capacitações sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI RS), ferramenta que substitui, gradualmente, o atual Sistema PROA na tramitação de processos administrativos. Os próximos treinamentos, realizados pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), estão agendados para os dias 16 e 18 de dezembro. Servidores podem se inscrever por meio do site da Escola de Governo (EGov).

A organização dos treinamentos, que tiveram início em julho, está a cargo da EGov e da Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital (STI). As aulas ocorrem de forma online e síncrona, pela plataforma Teams, das 15h às 17h. O currículo aborda a contextualização da implantação do SEI no Estado e funcionalidades do sistema.

O conteúdo é ministrado pelo arquivista Juliano Balbon, da STI; por Geraldo Afonso da Cruz, profissional de Tecnologia da Informação; e pela arquivista Mariane Wagner Albino, que atua no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS). Entre as operações práticas abordadas nas aulas estão como acessar o Sistema, criação de novos processos, consulta, assinatura e inclusão de documentos. A equipe também responderá a dúvidas dos servidores.

Inscreva-se:

– Turma de 16/12

– Turma de 18/12

Implantação

Em 3 de dezembro, a implantação do SEI RS no Estado completou um mês. Durante o período, foram cadastrados mais de 30 mil usuários, que produziram, ao todo, 5.727 processos pela nova ferramenta. Estão abrangidos 62 órgãos das Administrações Direta e Indireta.

O lançamento oficial do SEI RS ocorreu no dia 17 de novembro, em cerimônia no Palácio Piratini, quando também foi apresentado o programa RS+Digital, voltado para os municípios gaúchos.

SEI RS

A implantação do SEI RS é liderada pela SPGG, por meio da STI, com execução da Divisão de Processos Digitais, com apoio das subsecretarias de Patrimônio e de Administração, além da Procergs.

O SEI, por sua vez, é uma solução desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), adotada como referência pelo Governo Federal, e oferecida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a partir do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), para os estados e municípios.

Entre as vantagens do novo sistema estão acesso rápido e transparente a documentos e processos, comunicação com todos os poderes e esferas governamentais que adotam a ferramenta, padronização de processos, documentos e fluxos administrativos, além de acompanhamento em tempo real dos trâmites e das assinaturas.

 

Texto: Karine Paixão, Ascom/SPGG