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Gestores discutem melhorias, fluxos e capacitações no Encontro da Rede-Pessoas

Publicação: 11/07/2025 às 17h45min

Cerca de 70 lideranças dos órgãos setoriais de gestão de pessoas participaram do Encontro da Rede de julho, realizado na última quinta-feira (10) pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SUGEP/SPGG). A reunião, que é realizada bimensalmente, foi conduzida de forma virtual pela coordenadora substituta da Assessoria de Gestão de Pessoas (ASGEP/SUGEP/SPGG), Renata Borba, e teve como objetivo o alinhamento dos processos realizados dentro das áreas de gestão de pessoas, favorecendo a identificação e a disseminação de inovações e de melhores práticas.  

Na abertura, a subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Ana dal Ben, destacou a importância dos encontros e apresentou a nova integrante da Célula de Multiplicadores da SUGEP, Angélica Bonatto. Logo após, a diretora do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (DMEST/SUGEP/SPGG), Claudia Dias, falou sobre PDIs Rejeitados, fornecendo explicações sobre o assunto e as metas para resolução. 

Durante o encontro, Renata Borba também divulgou o grupo exclusivo de WhatsApp LideraInsights, uma iniciativa estratégica da SUGEP/SPGG voltada ao fortalecimento da cultura de liderança no serviço público do Rio Grande do Sul. O canal, destinado a lideranças e lideranças em potencial, compartilha quinzenalmente conteúdos relevantes, úteis e inspiradores. Para participar, clique aqui. 

Na sequência, Renata Curra, integrante da Divisão Central de Gestão por Competências (DICOMP/DEGEP/SUGEP/SPGG), apresentou as inscrições abertas para a 2ª edição do programa Academia de Líderes, com prazo até 28 de julho. A formação é voltada a lideranças intermediárias (chefes de divisão e equivalentes com FG/CC-08) da Administração Direta e visa o desenvolvimento de competências em liderança e gestão pública. Com carga horária de 40 horas ao longo de quatro meses, ocorre em parceria com instituições de referência como o Centro de Liderança Pública (CLP) e a Fundação João Pinheiro. 

A diretora adjunta do Departamento Central de Gestão da Vida Funcional (DVIDA/SUGEP/SPGG), Paula Vanacor, falou sobre as Declarações de Bens e Rendas (DBRs), oferecendo orientações sobre obrigatoriedade, prazos, manutenção do sistema RHE, relatórios e documentos exigidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). 

O tema Prazo para Disposições foi abordado por Lucas Almeida, chefe da Divisão Central de Provimento e Vacância (DPROV/DVIDA/SUGEP/SPGG), que destacou o monitoramento das prorrogações previstas no Decreto nº 57.196/2023. Ele ressaltou a importância do papel dos setoriais na gestão funcional, explicou as regras excepcionais do artigo 24 e alertou para o cumprimento do § 2º do artigo 15, a fim de evitar revogações conforme o artigo 16 do Decreto. 

Já Gabriel Engel, liderança da Divisão Central de Cargos e Cotas de Estágio (DCCEE/DVIDA/SUGEP/SPGG), falou sobre a Consulta de Mandato Classista. Explicou a possibilidade de liberação de servidores para atuação em conselhos de classe, os critérios para definição de “categoria”, os limites de liberação e as orientações em caso de extrapolação, conforme o novo Parecer da PGE nº 21.122/2025, que revisa o Parecer nº 18.550/2020. 

Encerrando o encontro, Francisco de Barros, da Casa Civil e Jadson da Costa, da PROCERGS apresentaram as atualizações do Novo Doe-e, destacando as melhorias no sistema e orientações sobre como solicitar edições extraordinárias. 

 

Texto: Cíntia Esther Fuchs Reis Saraiva, SUGEP/SPGG